Notícias | Postado em 23 de Dezembro de 2013 as 08:39h | 0

Uma vez na semana a cada quinze dias as Unidades Básicas da cidade de Caicó terão expediente noturno. A idéia partiu dos enfermeiros lotados no Município, que elaboraram um projeto o qual mostra a importância do atendimento à população durante a noite. A proposição foi conversada em reunião com o Secretário Municipal, Galvão Freire, que se mostrou favorável ao projeto.

“As Unidades vão estar abertas à noite uma vez na semana a cada quinze dias, então é importante que a população procure os postos de saúde dos bairros para saber que dia será esse. É uma forma de atender a uma solicitação da própria comunidade e garantir o atendimento a uma demanda existente e reprimida”, explicou Josilene Maria, coordenadora de promoção a Saúde da SMS.

Os atendimentos serão somente de enfermagem e os profissionais farão o envio de um relatório mensal à Secretaria de Saúde relatando as atividades, atendimentos e serviços que foram oferecidos no período noturno.

“No dia que o atendimento for noturno, os enfermeiros estarão durante o dia nos postos, reunidos para fazer o planejamento das atividades. É preciso esclarecer a população que, nesse caso, mesmo sem a presença dos profissionais da enfermagem, as unidades básicas estarão abertas para os caicoenses”, esclarece a coordenadora.

Para a enfermeira do Bairro Walfredo Guergel, Cinara Fonseca, “todos os enfermeiros estarão sim em suas respectivas unidades, porém o que foi acordado com o apoio de nosso atual secretário de saúde foi a organização de um cronograma entre os enfermeiros. Nesse caso, possivelmente estarão um dia na semana se ausentando para organização, estudos e avaliação de nossas atividades semanais. Assim, este dia não necessariamente estará coincidindo com o atendimento noturno”, justifica ela.

O projeto inicial aconteceu no Bairro Boa Passagem no início de Abril e a equipe técnica da secretaria já mostra os resultados, principalmente no atendimento ao homem. “Foram mais de 30 atendimentos, o que mostra a necessidade da população nesse horário noturno. Os homens, por exemplo, foram os que mais procuraram, já que a maioria trabalha durante o dia e, geralmente, não tem tempo para procurar os postos de saúde da cidade”, destacou Josilene.

print button Imprimir discuss button Comentar
Comentários:

Nenhum comentário cadastrado…


  • Nenhuma imagem cadastrada...