Notícias | Postado em 23 de Dezembro de 2013 as 08:40h | 0

A Secretaria Municipal de Saúde de Caicó firmou convênio com a empresa paulista Reciclanip para a destinação de pneus velhos recolhidos da zona urbana da cidade. Firmaram o convênio também as cidades de Timbaúba dos Batista e Serra Negra do Norte, com o apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura de Caicó, que cede a mão de obra para ajudar no transporte do material.

“Aconteceu na manhã desta quinta-feira (11/04) o transporte de vários pneus velhos os quais foram recolhidos das cidades parceiras. A empresa trabalha com reciclagem de pneus e outros materiais, mas, sobretudo, no nosso caso são os pneus. Ela vem buscar em Caicó, já que os demais municípios deixam o material aqui na cidade”, disse Galvão Freire, Secretário Municipal de Saúde.

Esse material é recolhido em Caicó das borracharias e de pontos específicos, nos quais os pneus estão acumulados, por um caminhão da Repecal, parceira do município. Ele é guardado em um armazém localizado na zona oeste da cidade de Caicó, onde funcionava o curtume Santa Clara. O custo é rateado entre os municípios, ficando com Caicó o pagamento do aluguel do prédio.

Em São Paulo, a Reciclanip utiliza os pneus recolhidos no Seridó nas siderúrgicas, na fabricação de artefatos, na adição à massa asfáltica e como combustível alternativo em fornos de cimento.

“Já temos no armazém uma estimativa de 10 mil pneus, ou mais, e cada carreta leva milhares desse material. Aproximadamente, teremos umas quatro ou cinco viagens que a Reciclanip deve fazer. Em seguida, vamos entrar em um ritmo mais aceitável de recolhimento e, assim, a empresa virá a Caicó de 15 em 15 dias”, explicou o secretário.

Para Freire, “é extremamente importante a retirada desses pneus, uma vez que evita várias doenças para a população caicoense e das cidades parceiras. “É uma questão de Saúde Pública, de ação social, já podemos evitar, por exemplo, a proliferação do mosquito da dengue na nossa cidade”, finalizou.