Notícias | Postado em 09 de Março de 2018 as 19:37h | 0

Nesta sexta-feira (09), o secretário estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Ivan Júnior, assinou a ordem de serviço para a construção de 241 cisternas de placa, nos municípios de Caicó e Jardim de Piranhas. Na solenidade realizada no auditório do Centro Pastoral Dom Wagner, o Município de Caicó foi representado pelo secretário municipal de Agricultura, Marco Pinto, o secretário do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Maurício Ernesto, e a técnica da secretaria municipal de Educação, Lindalva Oliveira Lima Santos.

A assinatura aconteceu entre a Semarh e o Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (Seapac), entidade que venceu a chamada pública para a execução do projeto, representada pelo Coordenador Estadual, o Diácono Francisco das Chagas Teixeira de Araújo.

As obras integram o primeiro lote de um convênio firmado entre o Governo do Estado e o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDS). Das 241 cisternas, 179 serão implantadas em Caicó e 62 de Jardim de Piranhas. Os trabalhos serão iniciados imediatamente pelo Seapac com ações de mobilização. No próximo dia 16, em Jardim de Piranhas, acontecerá uma reunião para cadastramento e seleção das comunidades. Em Caicó, o encontro acontecerá dia 20, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caicó, a partir das 9 horas.

As cisternas terão capacidade para captação e armazenamento de 16 mil litros de água de chuva. O objetivo dessa tecnologia social é proporcionar o acesso à água de qualidade e em quantidade suficiente para o consumo humano, permitindo que as famílias de baixa renda e residentes na zona rural tenham segurança alimentar durante o período de estiagem.