Notícias | Postado em 30 de Abril de 2018 as 09:35h | 0

\"\"

No último sábado (28), no estacionamento do restaurante Ponto Certo, na feira livre de Caicó, o Cerest (Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador) encerrou as atividades da Campanha Abril Verde em parceria com a secretaria municipal de Saúde e a Residência Multiprofissional da Escola Multicampi de Ciências Médicas da UFRN.

Foram realizados procedimentos de prevenção a acidentes de trabalho direcionados para o trabalhador e a população em geral. “A gente fez algumas orientações sobre agrotóxico, câncer de pele, testes rápidos (sífilis e HIV), aferição de pressão e medição da glicemia”, disse Taylla Dias, coordenadora regional do Cerest.  

Ela destacou que o papel do Cerest é atender todos os trabalhadores informais ou formais. Os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador promovem ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância. Cabe aos Cerest promover a integração da rede de serviços de saúde do SUS, assim como suas vigilâncias e gestão, na incorporação da Saúde do Trabalhador em sua atuação rotineira.

Suas atribuições incluem apoiar investigações de maior complexidade, assessorar a realização de convênios de cooperação técnica, subsidiar a formulação de políticas públicas, fortalecer a articulação entre a atenção básica, de média e alta complexidade para identificar e atender acidentes e agravos relacionados ao trabalho, em especial, mas não exclusivamente, aqueles contidos na Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho ou de notificação compulsória.

print button Imprimir discuss button Comentar
Comentários:

Nenhum comentário cadastrado…