Notícias | Postado em 01 de Outubro de 2018 as 20:11h | 0

A prefeitura de Caicó, através da secretaria municipal de Saúde, abriu nesta segunda-feira (1º) a programação oficial do Outubro Rosa no município. O evento aconteceu na UBS Silvino Dantas, no Centro. “A abertura hoje é para perder o medo ou preconceito. O câncer tem cura, mas depende da consciência de cada buscar o diagnóstico precoce”, disse o prefeito Marcos José de Araújo.

As Unidades Básicas de Saúde terão suas programações específicas, mas alguns eventos se destacam como o desfile “Um toque pela autoestima” no dia 19 de outubro, às 19h30, com mulheres portadores do câncer de mama. A ação acontece na Praça do Coreto, numa parceria da secretaria de Saúde, SESC Seridó e Liga de Combate ao Câncer.

No dia 20 de outubro, acontece mobilização na Ilha de Sant’Ana com ações de saúde, palestras, zumba, ginástica e café da manhã, a partir das 7h30. E no dia 24, o Centro Cultural Adjuto Dias receberá a palestra sobre câncer de mama.

“A pessoa que vá à UBS e necessite da mamografia, o procedimento será agendado em dois ou três dias, para realizar ainda dentro do mês. Nossa meta é alcançar o máximo de pacientes, mas a prevenção deve acontecer nos doze meses do ano. Em outubro, intensificamos essa assistência. Uma vez diagnosticado, o caso é encaminhado à Liga para analisar o melhor tratamento”, disse Juliana Sabino, coordenadora de promoção à saúde.

Na década de 1990, nasceu o movimento conhecido como Outubro Rosa, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

print button Imprimir discuss button Comentar
Comentários:

Nenhum comentário cadastrado…