\"\"

O prefeito de Caicó, Batata Araújo, assinou nesta quarta-feira (10) contrato com a Caixa Econômica Federal no valor de 1,3 milhões de reais, para realização de obras de pavimentação em diversas ruas do município. Ao todo, os investimentos contemplam a execução de 25 mil metros de pavimentação, calçadas com acessibilidade e rampas, além de identificação de ruas e sinalizações viária.

Batata avaliou a conquista de forma positiva. Segundo ele, a política da prefeitura é contemplar os moradores da cidade com pavimentação adequada, melhorando as ruas. “Nosso objetivo é garantir os recursos externos que possibilitam a execução e continuação de grandes obras para a cidade”, ressaltou o prefeito.

De acordo com a Caixa Econômica, parte dos recursos é federal através de emendas dos deputados Rogério Marinho (800 mil reais) e Beto Rosado (500 mil reais) com contrapartida da gestão municipal. Nos próximos dias será publicada a realização de processo de licitação para as obras. “Já determinamos a abertura de duas licitações que serão publicas nos próximos dias e faremos 25 mil metros quadrados de calçamento”, contou o prefeito.

\\\"\\\"

O GGI-M (Gestão de Gabinete Integrada do Município) esteve reunido nesta terça-feira (09), no auditório do Centro Administrativo, com a presença de secretários municipais e representantes dos órgãos que representam a segurança pública.

De acordo com o secretário de Planejamento e coordenador do GGI, Marcelo Coelho, o objetivo foi discutir o planejamento para a segurança no carnaval 2018 em Caicó.

“Na primeira reunião do ano do GGI, o Município repassou para os parceiros da segurança, a dimensão do carnaval deste ano e a partir de agora, eles irão iniciar o planejamento de suas ações para o período momesco. Todos estão comprometidos em realizar um trabalho com qualidade e certamente Caicó manterá o seu padrão com uma festa com muita segurança”, disse Marcelo Coelho.

A próxima reunião do GGI-M será no dia 23 de janeiro, onde cada instituição vai apresentar o plano de segurança para o carnaval de Caicó.

\"\"

O prefeito de Caicó, Batata Araújo, sancionou a lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de atendimento preferencial nos estabelecimentos públicos e privados às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), bem como obriga os estabelecimentos públicos e privados no Município de Caicó a inserirem nas placas de atendimento prioritário o símbolo mundial e dá outras providências.

A lei destaca os estabelecimentos privados: supermercados, bancos, farmácias, bares, restaurantes, lojas em geral e similares. A preferência no atendimento se estenderá também a pessoas acompanhantes do autista. Para obtenção do atendimento prioritário, deverá ser apresentado atestado médico simples da condição de autista.

Os infratores desta lei estarão sujeitos às penalidades, incluindo advertência e multa. O valor da multa será estabelecido segundo critérios de responsabilidade do Poder Executivo Municipal.

\\\"\\\"

 

O Open Ilha Verão de Futevôlei será realizado nos dias 13 e 14 de janeiro, na quadra de areia da Ilha de Sant\\\'Ana. Participarão competidores nas categorias iniciantes e veteranos.

Os interessados devem confirmar duplas até quinta-feira (11), com Ricardinho ou Poposa. O valor da taxa será 20 reais por duplas e haverá premiação até o terceiro colocado, troféus e brindes.

Só poderão participar da competição os atletas do município de Caicó. O evento tem o apoio da Prefeitura Municipal de Caicó, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, LCD e outros parceiros.

\"\"

A secretaria municipal de Educação, Cultura e Esportes empossou, nesta sexta-feira (05), os novos diretores e vice-diretores das escolas municipais de Caicó.  O evento foi realizado no auditório do Centro Administrativo, a partir das 9 horas, com a presença dos educadores e representantes do Conselho Municipal de Educação, 10ª DIRED, Sindicato dos Servidores Municipais, Conselho Municipal do Fundeb, técnicos administrativos e pedagógicos, funcionários da SEMECE e autoridades convidadas.

Os novos gestores irão exercer a função de gestor escolar durante o período de 2018-2019. Ao falar na abertura da solenidade, a secretária municipal de Educação, Lucinha Gregório, destacou que a posse dos novos gestores marcará o início de uma nova etapa na educação do município. “Os novos gestores nos ajudarão a conduzir a educação nas unidades escolares ao qual foram eleitos. É uma missão desafiadora, mas acredito e confio na capacidade e na competência de vocês”, disse Lucinha.

Ela confirmou que a secretaria de Educação pretende trabalhar em parceria com os gestores escolares. “Conclamo que todos estejam afinados e dispostos a desenvolver um trabalho em regime de cooperação, para que seja feito um serviço educacional de qualidade para a sociedade, as crianças e jovens”, afirmou.

Confira abaixo a relação dos novos diretores e vice-diretores das escolas municipais. É importante destacar que só tem vice-diretor, as escolas que constam acima de 200 alunos.

ESCOLA MUNICIPAL IRMÃ ASSUNTA

Diretor – Márcio Medeiros

Vice-diretora – Erifrance Rufino da Costa

ESCOLA MUNICIPAL MARIA FERNANDES DA SILVA

Diretor – Givanildo Guilherme dos Santos

Vice-diretor- Geraldo Raimundo da Silva

ESCOLA MUNICIPAL SEVERINA BRITO DA SILVA

Diretor- Damião Gomes de Araújo

Vice-diretor- Nivanildo dos Santos Silva

ESCOLA SEVERINA ERNESTINA ABIGAIL

Diretora- Maria Madalena Granges Frazão

ESCOLA MUNICIPAL AUTA DE SOUZA

Diretora – Eliane Morais

Vice-diretor- Marcílio de Araújo

ESCOLA MUNICIPAL SEVERINO PAULINO DE SOUZA

Diretora – Francineide Azevedo Cunha

ESCOLA MUNICIPAL FREI DAMIÃO

Diretora- Rita de Cássia dos Santos

ESCOLA MUNICIPAL IVANOR PEREIRA

Diretora- Joaquina Paulino de Souza

Vice-diretor- Sídney Souza de Medeiros

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR RAIMUNDO GUERRA

Diretora- Francisca Irís Lopes Monteiro da Silva Lopes

Vice –diretora – Francisca Edite dos Santos

ESCOLA MUNICIPAL MATEUS VIANA

Diretora- Ana Maria de Assis

Vice-diretora- Maria do Socorro Costa Duarte

ESCOLA MUNICIPAL WALFREDO GURGEL

Diretora – Elis Angela Pereira de Araújo

Vice – diretora – Marciene Alvares Mariz

ESCOLA MUNICIPAL CORONEL PAULINO BARCELOS

Diretora – Maria do Céu de Sousa

Vice-diretora – Marta Maria de Oliveira

ESCOLA MUNICIPAL MARIA  BERNADETE MARQUES DE SOUZA GINANE

Diretor- Heleno Ferreira de Araújo

Vice-diretora- Saionara Medeiros de Araújo

ESCOLA MUNICIPAL OLÍVIA PEREIRA RODRIGUES

DIRETORA-Deusa Maria dos Santos

Vice-diretor- Alberani Araújo de Medeiros

ESCOLA MUNICIPAL MARIA LEONOR CAVALCANTI

Diretora- Maria da Conceição de Araújo

ESCOLA MUNICIPAL HERMANN GMEINER

Diretora – Maria Íris de Araújo

Vice – diretora – Ana Maria dos Santos

ESCOLA MUNICIPAL INAH DE MEDEIROS DANTAS

Diretora – Valdilene Duarte Dantas

Vice-diretora – Jaqueline Fernandes de Oliveira

ESCOLA MUNICIPAL PRESIDENTE KENNEDY

Diretor – Marciano soares

Vice-diretora – Ana Santana Araújo Batista

\"\"

A coordenação municipal de Esportes, através do coordenador Ubiratan Costa, juntamente com a Liga Caicoense de Desportos, presidida por Francisco de Assis Santos, está convidando os presidentes de blocos carnavalescos para participarem de uma reunião na quarta-feira(10), às 19h, no Ginásio Nonozão

O encontro na Ilha de Sant’Ana vai discutir a realização do Torneio de Blocos Carnavalescos de Caicó 2018. O evento, que já é uma tradição na cidade, reúne várias equipes na categoria de futsal.

\"\"

A prefeitura municipal de Caicó, através da secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos, iniciou um trabalho de cobertura da área do lixão, para evitar queimadas que prejudicam os moradores da zona rural e da cidade de São Fernando. O trabalho também vai proporcionar um espaço mais adequado para receber diariamente as mais de 100 toneladas de resíduos sólidos.

\"Ainda estamos nos serviços de limpeza e regularização, colocação de aterro para abafamento de focos e prevenção de possíveis pontos críticos. Vamos continuar os trabalhos por mais uns quinze dias. Estamos empenhados em cumprir metas determinadas pelos órgãos fiscalizadores, no que se refere ao tratamento do lixão da cidade”, disse o secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos, José Antonino.

\"\"

O prefeito de Caicó, Batata Araújo, decretou luto oficial de três dias pelo falecimento da ex-secretária municipal de Educação, professora Francisca Figueiredo. O Munícipio se solidariza com a família e amigos da educadora, neste momento de profunda tristeza e dor. Que Deus conforte seus corações e dê forças para transformar toda dor desta perda irreparável em fé e esperança.

Francisca Figueiredo nasceu em 04 de outubro de 1937, em Santa Luzia/PB, filha mais velha dentre os oito irmãos do casal Cazuza Cadete e Maria Justina Alves de Medeiros Cadete.

Francisca Figueiredo teve toda uma vida dedicada a educação na cidade de Caicó. Formada em Pedagogia pela UFRN, foi professora da rede estadual de ensino, na Escola Normal de Caicó, diretora da Escola Vilagran Cabrita e da Escola Profissional do bairro Paraíba, professora do Curso de Pedagogia da UFRN do CERES, chefe do 10º NURE (hoje DIRED) e secretária municipal de Educação. Ela foi um exemplo de dedicação ao trabalho e amor à Educação.

\"\"

O prefeito de Caicó, Batata Araújo, sancionou a lei que proíbe no âmbito do município utilizar-se de queimadas para a limpeza de terrenos, para a incineração de resíduos nas vias públicas e no interior de imóveis, públicos ou particulares.  É vedado também, efetuar queimadas, em qualquer local, de materiais que contenham substâncias tóxicas, e que possibilite risco à saúde. 

Os proprietários dos terrenos ou o indivíduo que atear fogo no passeio público ou nas vias públicas e/ou for flagrado queimando produtos tóxicos, e que desrespeitar os preceitos impostos por esta Lei, incorrerá em penalidades que será fixada nesta Lei. Será responsável e considerado autor do ato de infração a presente Lei, aquele indivíduo, que por quaisquer motivos for identificado realizando queimadas, incorrendo em multas de até um salário mínimo vigente, respeitando as especificidades de cada caso.

Todo o ato infracional deverá ser identificado mediante lavratura de auto de infração, e poderá ser acionado em conformidade com a Lei Federal nº 9.605. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente ficará responsável pela fiscalização e aplicação das penalidades e multas previstas nesta Lei.

O Poder Executivo Municipal poderá firmar termo de cooperação técnica com o Grupamento do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, e a Defesa Civil do Município, para contribuir na fiscalização, bem como, no atendimento de ocorrências infracionais. Os recursos financeiros arrecadados com as multas previstas por esta Lei serão considerados como ingressos ordinários livres em conta bancária do município e serão destinados em sua totalidade ao Fundo Municipal de Meio Ambiente para as suas finalidades legais.

Qualquer munícipe poderá denunciar por meio do telefone disponível ao atendimento pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente ou pelo telefone 193 do Corpo de Bombeiros, qualquer infração cometida e que vai de encontro às normas impostas por esta Lei.

\"\"

A prefeitura de Caicó, através da secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos, realizou um trabalho de limpeza nesta sexta-feira (29) em um terreno que fica às margens do rio Barra Nova, próximo ao mosteiro Nossa Senhora de Guadalupe. No local, alguns populares insistem em jogar lixo e vários entulhos, o que acaba formando um lixão a céu aberto. Ao longo do dia, algumas pessoas voltaram a jogar vários resíduos no lugar onde a equipe de Infraestrutura deixou totalmente limpo.

Embora seja previsto como crime ambiental, a presença dos lixões urbanos em locais inadequados é uma constante em várias localidades. Com isso, as pessoas que vêm contribuindo para a criação dos referidos lixões acabam ocasionando danos ao meio ambiente (contaminação do solo e de lençóis freáticos), e colocando em risco a vida e a saúde da população, tendo em vista provocarem a proliferação de vetores de doenças (moscas, mosquitos, baratas, ratos).