\"\"

Em entrevista à imprensa nesta sexta-feira (26), o prefeito de Caicó, Batata Araújo, destacou que o momento é difícil, mas que o possível está sendo feito em relação à crise hídrica no município.  Batata confirmou que, mesmo que a água da adutora emergencial já esteja abastecendo a cidade de Caicó, o estado de colapso continua decretado, pois a operação Vertente que trará água nos carros-pipa para abastecer os bairros e comunidades, a partir da próxima semana, só será desativada quando o abastecimento estiver normalizado.

“Estamos enfrentando um momento muito delicado, mas a prefeitura faz a sua parte e está trabalhando diariamente com as secretarias do Meio Ambiente, Defesa Civil, Infraestrutura, Agricultura e todas as secretarias envolvidas nesta causa da água”, disse Batata.  O prefeito anunciou que há uma mobilização para trazer água da barragem Carnaúba, em São João do Sabugi para Caicó e a prefeitura se antecipou para fazer a topografia e agilizar a elaboração do projeto. O reservatório fica a dezenove quilômetros de Caicó e tem água suficiente para abastecer a cidade durante dez meses, pois recebeu um bom volume de água.

 Em Caicó, os bairros contemplados até o momento com a instalação das caixas d’água são os seguintes: Walfredo Gurgel, Novo Horizonte, João Paulo II, Paulo VI, Paraíba, Recreio, Salviano Santos, Nova Caicó, Samanaú, Alto da Boa Vista, Boa Passagem, Adjunto Dias, João Paulo II e Barra Nova. Ainda serão colocadas caixas em outros bairros e a prefeitura ainda tem para receber 28 desses recipientes. “Pedimos apenas que as pessoas possam ajudar os que não conseguem, como idosos, grávidas e deficientes físicos. Nesse momento temos que nos unir”, afirmou Batata.

\"\"

No sábado (27), o Município de Caicó realiza mais uma edição do projeto Saúde na Feira. Uma iniciativa da secretaria municipal de Saúde, que leva a todos os participantes serviços essenciais. Com a presença do prefeito Batata Araújo, do vice-prefeito Marcos do Manhoso, vereadores e secretários, a ação será iniciada às seis horas, no estacionamento do restaurante Ponto Certo, ao lado do açougue público.

A população da zona rural e da cidade terá acesso a vários atendimentos, como teste de glicemia, verificação de pressão arterial, teste rápido (HIV, sífilis e hepatite), distribuição de preservativo masculino e feminino, avaliação do IMC (índice de massa corporal) e orientação nutricional, distribuição de hipoclorito, consulta médica, ações de saúde bucal e classificação sanguínea.

Nesta edição, o prefeito Batata Araújo anuncia mais uma novidade para dinamizar o trabalho da secretaria de Saúde. O chefe do Poder Executivo entregará três Pick-Ups Fiat Toro zero quilômetro, que serão usadas principalmente para atendimento na zona rural. “No início do ano, a prefeitura perdeu três carros que foram incendiados naquela onda de ataques. Fizemos licitação e agora vamos entregar esses novos veículos”, disse Batata.

\"\"

Nesta quinta-feira (25), a equipe de Coordenação Municipal de Esportes da Prefeitura de Caicó participou de um encontro no ginásio do Nonozão com membros equipe do SESC RN, onde foi discutido o Dia do Desafio 2017. Também esteve na reunião o diretor de cerimonial e eventos da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Alex Soares, a secretária adjunta de Educação, Veracilda Vale, além do Núcleo de Comunicação do Município.

Carol Vieira, gerente de Cultura e Lazer do SESC/RN, confirmou que a sexta edição do Dia do Desafio será realizada no dia 31 de maio, onde a cidade de Caicó já é pioneira no evento. “A Prefeitura de Caicó este ano é a realizadora do evento e o SESC/RN é parceiro. A gente conta com todos para participarem de alguma atividade física neste dia 31 e dando o retorno dos resultados para a unidade do SESC Seridó”, disse Carol Vieira, ressaltando que Caicó vai competir com uma cidade da Guatemala.

O projeto está em sua 23ª edição no Brasil e, no Rio Grande do Norte, no sexto ano. Realizado pelo Sistema Fecomércio, por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc RN), o Dia do Desafio recebe o suporte das prefeituras municipais. O Dia do Desafio 2017 acontece nos três turnos do dia em vários locais dos municípios participantes da competição, e contará com diversas atividades físicas. Dentro da programação, são promovidas aulas de dança, alongamento, ginástica laboral, torneios esportivos, gincanas, aulas de zumba e muitas outras atividades, ministradas por educadores físicos do Sesc e das prefeituras.

\"\"

Uma equipe do Município de Caicó, chefiada pelo prefeito Batata Araújo, está participando do encontro regional promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) para orientação aos gestores de prefeituras e câmara municipais. Integram o grupo a Controladora Geral, Tânia Dantas, secretário de Finanças, Marcos Airton, e o contador Necesio Medeiros.

Iniciado em 2015, em parceria com a Federação dos Municípios do RN (Femurn) e Federação das Câmaras Municipais do RN (Fecam), o projeto de encontros regionais, também chamado de ‘Escola Itinerante’, tem como principal objetivo prevenir a ocorrência de desvios e irregularidades, principalmente aqueles ocasionados pela falta de informação adequada.

São discutidos temas como planejamento e orçamento municipal, Lei de Acesso à Informação e Portal da Transparência, funcionamento do sistema SIAI, execução da despesa pública, entre outros. O evento, que abrange uma área composta por 33 municípios, está sendo realizado no Centro Pastoral Dom Wagner, em Caicó.

\"\"

Uma reunião nesta quarta-feira (24) tratou da retomada do projeto do Centro Tecnológico Têxtil do Seridó. A reunião contou com a presença do secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico do RN, Otomar Lopes Júnior, do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Caicó, Diego Vale, do chefe de Gabinete, Eduardo Dantas, técnicos da secretaria de Planejamento e Procuradoria do Município.

A construção do CT Têxtil será viabilizada a partir de emenda destinada pelo deputado Rogério Marinho. O projeto consiste em um laboratório tecnológico que atenderá bonelarias, confecções, bordados, entre outros. A discussão sobre a obra e a governança corporativa do CT Têxtil será feita entre Município, SEDEC-RN, IFRN, FIERN (SENAI) e SEBRAE.

Também estiveram presentes na reunião o gerente do SEBRAE em Caicó, Pedro Medeiros, o diretor do SENAI, Francinaldo Santos, o do IFRN Campus de Caicó, o diretor geral, Alexandro Diógenes, o diretor administrativo, Samir Júnior, e o coordenador de curso Design de Moda, Edson Bottini.

“O Seridó tem uma vocação têxtil, prova disso é o sucesso do Pró-Sertão. E muitas facções estão partindo para fabricar marca própria. O Centro Tecnológico chegará para impulsionar nossa indústria têxtil”, destacou Diego Vale, secretário de Desenvolvimento de Caicó.

NOTA DE ESCLARECIMENTOem 23 de Maio de 2017

\\\"\\\"

A Secretaria Municipal de Saúde de Caicó desconhece qualquer situação que envolva munícipe ou qualquer paciente da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), que vive em situação de cárcere privado, conforme foi noticiado nos meios de comunicação na data do dia 22 de maio de 2017.

As equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), ligadas à Secretaria de Saúde, são responsáveis por identificar estas demandas e encaminhá-las ao serviço responsável ou realizar a intervenção necessária.

Solicitamos por oportuno que, caso qualquer cidadão tenha conhecimento de situações de vulnerabilidade ou violência, que denuncie aos órgãos responsáveis como os serviços de saúde, assistência social, polícia e até mesmo o ministério público.

Contatos:

CAPS III

Rua Marinheiro Manoel Inácio, s/n, Centro

Fone: 84 3421 3013

CAPS ad

Rua José Paulo Filgueira, 30A, Centro

Fone: 84 3421 3835

Secretária Municipal de Saúde

Fone: 84 3417 3630

Stephane Aparecida Fernandes

Coordenadora das Ações Integradas em Saúde

\"\"

A cidade de Caicó passa por dificuldades no abastecimento de água, inclusive com os problemas registrados na adutora emergencial, além da pouca água existente no açude Itans e a escassez no sistema Coremas/Mãe D’água, que também abastecia a cidade de Caicó via adutora Manoel Torres. Segundo o prefeito Batata Araújo, ele está desde a madrugada de hoje (23) em Natal mantendo contados em vários órgãos do Governo do Estado, na luta para o abastecimento de água no município.

“Já conseguimos ativar a reserva do Itans e que, a partir de hoje, a CAERN decrete o colapso. Também já estão a caminho de Caicó caixas de água para serem espalhadas nos bairros. Além disso, técnicos da Companhia de Águas e Esgotos também já estão na adutora em Jucurutu, para que seja dado um posicionamento de quando o equipamento voltará a abastecer Caicó normalmente. Não estamos parados”, disse Batata.

Quando a Caern decreta o estado de colapso, o órgão passa a não cobrar a conta de água da população e a cidade vai começar a receber a operação Vertente, que utiliza caminhões-pipa para abastecer a cidade até que a adutora emergencial volte a funcionar. De acordo com Batata, o açude Itans passa a abastecer 30% dos bairros de Caicó, mas essa água será suficiente para abastecer somente durante uma semana.

\"\"

No domingo (21), na quadra de esportes do SESC Seridó, das 8h às 16h, a secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, através da Coordenação de Cultura realizou a audição para selecionar 40 atores que irão participar do Auto de Sant’Ana. O espetáculo acontece dias 28 e 29 de julho, no anfiteatro do Complexo Turístico Ilha de Sant’Ana.

Os ensaios começam nesta terça-feira (23) e os atores vão conhecer o espetáculo, o texto e a produção artística que é feita através de Jonas Linhares e Maguila Torquato. O Auto de Sant’Ana conta com o texto de Cláudia Magalhães e música de Danilo Guanais. O diretor executivo do Auto de Sant’Ana, André Vicente, destacou que participaram 60 pessoas da audição.

“Atores novos e tarimbados estarão juntos num grande evento que vai acontecer durante a festa de Sant’Ana, onde o nosso prefeito Batata Araújo teve uma sensibilidade de lançar esforços para a gente ter um espetáculo de alto padrão e trazer uma cultura elegante, onde a família pode se agregar, sentar e se emocionar na festa da padroeira do Seridó”, disse.