\"\"

Nesta segunda-feira (24), o prefeito de Caicó, Batata Araújo, participou de audiência pública na Assembleia Legislativa, para discutir a cadeia produtiva do queijo artesanal no Rio Grande do Norte. O evento reuniu produtores, consultores, técnicos, secretários e políticos da região do semiárido. O debate foi proposto pelo deputado estadual Hermano Morais (PMDB).

No Seridó, uma das principais regiões produtoras do Estado, há 318 queijeiras. Prefeito de uma das principais cidades da região, Batata lembrou que a discussão precisa avançar. “Sabemos da boa intenção da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte em trazer esse assunto à tona, mas pedimos também mais celeridade porque os produtores precisam de segurança jurídica”, pediu o prefeito.

Batata destacou que a prefeitura de Caicó está lado a lado com os produtores nessa luta para alavancar cada vez mais a cadeia produtiva do queijo e fortalecer o poder de mercado para todo o Brasil. “Precisamos mostrar ao Brasil a qualidade dos nossos produtos, pois nós temos o melhor queijo desse país”, afirmou.

\"\"

O Município de Caicó, através do prefeito Batata Araújo, recebeu um caminhão Mercedes-Benz. O veículo faz parte de um convênio com o Governo Federal e será utilizado no projeto Feira das Mulheres Agricultoras que será implantada em breve em Caicó, baseado no programa de Agricultura Familiar. “Já recebemos barracas, balanças, duas Fiorino Fiat e agora o caminhão. Um convênio de 2013 e que apesar de apenas quatro meses de governo já estamos conseguindo chegar a sua conclusão”, disse o prefeito Batata.

A Feira das Mulheres será criada através da parceria entre p Município de Caicó, sindicatos e associações comunitárias e contará com 80 barracas padronizadas, onde serão comercializados os produtos da agricultura familiar. “É melhorando assim a vida de quem produz no campo e vai trazer seus produtos para a cidade de Caicó. O projeto estava parado e em apenas quatro meses esse governo viabiliza a chegada desses equipamentos”, afirmou Batata. O prefeito ainda confirmou que em breve será licitado outro caminhão semelhante, mas que será equipado com refrigeração para transportar as carnes do matadouro público de Caicó.

\"\"

O coordenador municipal da Defesa Civil de Caicó e secretário de Meio Ambiente, Emmanoel Sabino, participou do 1º Seminário Nacional de Avaliação dos Alertas de Desastres Naturais, no Parque Tecnológico, em São José dos Campos/SP.  O evento teve como objetivo analisar o conteúdo e a disseminação dos alertas de desastres naturais, além de discutir melhorias para o sistema de monitoramento destes fenômenos. O encontro foi primordial para entender como prevenir e alertar os munícipes sobre desastres.

Segundo Emmanoel, o seminário tratou muito dos desastres relacionados às chuvas. O evento repassou informações de como os gestores, através da Defesa Civil Nacional, poderão conseguir os recursos necessários para minimizar os impactos causados pelas chuvas.  A Defesa Civil de Caicó foi contemplada com dois pluviômetros automáticos e, a partir de agora, poderá monitorar os índices pluviométricos em determinadas áreas e detectar através dos números os locais que estarão vulneráveis as inundações e dessa forma chegar de forma mais rápida e solucionar os problemas.

“Nós saberemos quais as áreas prioritárias que iremos atuar no momento em que as chuvas acontecerem. A temporada de chuvas está passando, mas o plano de contingência serve para isso. Estaremos preparados para que se em 2018, as chuvas forem intensas, nós teremos uma equipe qualificada para atuar em um eventual desastre provocado pelas chuvas”, disse Emmanoel Sabino.  Também foi promovida uma parceria com estagiários da UFRN sobre os levantamentos das áreas de risco em Caicó.

\"\"

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, realizou o Encontro com Supervisores Pedagógicos da rede municipal de ensino, no Centro Administrativo de Caicó. Na reunião, houve o momento de acolhida e reflexão sobre o trabalho pedagógico que vem sendo desenvolvido nas unidades de ensino. A secretária de Educação, Lúcia Gregório, fez a abertura e transmitiu alguns informes e, em seguida, a equipe técnica conduziu os trabalhos. 

Foram abordados os seguintes temas: a valorização do papel do supervisor pedagógico, destacando sua importância para o crescimento da instituição escolar; o planejamento nas unidades escolar; projetos que serão desenvolvidos na rede municipal de ensino; análise dos rendimentos 2016; formação continuada para a equipe técnica e pedagógica das escolas; e discussão sobre o calendário do ano letivo 2017.

\"\"

Uma comitiva da Defesa Civil Estadual e Nacional esteve em Caicó, para supervisionar a obra da adutora emergencial que atenderá o município.  O grupo foi recepcionado pelo coordenador da Defesa Civil no Município de Caicó e secretário do Meio Ambiente, Emmanoel Sabino. Visitaram a obra Marcus Morais, assessor técnico da Defesa Civil Estadual; coronel Tarcísio Vasconcelos, coordenador-geral de Monitoramento e Operação da Defesa Civil Nacional; e Magno Costa, engenheiro da Secretaria Nacional de Defesa Civil. 

Segundo Marcus Morais, a adutora de engate rápido está entrando numa fase de testes, que serão feitos pela Caern durante quinze dias, e alguns ajustes técnicos que são necessários para o funcionamento de uma obra desse porte, com 60 quilômetros de tubulação. A previsão da finalização dessa etapa é para o dia 15 de maio. 

O coronel Tarcísio destacou que a Defesa Civil está atuando em conjunto com todos os estados, buscando saídas para a crise hídrica que atinge todo o Nordeste. O Governo Federal tem elencado esforços junto a todas as agências e órgãos setoriais diretamente envolvidos com o tema. 

Tarcísio aproveitou a ocasião para agradecer a boa receptividade e o trabalho dinâmico do coordenador municipal da Defesa Civil, Emmanoel Sabino, que vem recebendo apoio da gestão Batata Araújo para realizar um trabalho sério, digno e que vem repercutindo positivamente nos vários setores do município.

\"\"

A secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos intensificou os trabalhos de limpeza em vários setores de Caicó. Em locais públicos, algumas pessoas aproveitam para jogar o lixo e não esperam pela coleta realizada pelos carros coletores e criam pequenos lixões, o que contribui para deixar a cidade suja.

A Praça Dom José Delgado é um exemplo disso, onde são colocados vários entulhos e restos de podas, gerando a formação de um amontoado de lixo, mas a secretaria de Infraestrutura já agiu para realizar a limpeza no local.

\"Estamos fazendo a nossa parte, coletando o lixo e cobrando da nossa equipe um serviço cada vez mais eficiente. Mas algumas pessoas insistem em despejar lixo e entulhos nos terrenos e esquinas da cidade. Por isso, pedimos a colaboração de todos para manter a cidade de Caicó limpa”, disse o secretário de Infraestrutura, Abdon Maynard.

\"\"

A secretaria municipal de Saúde participa desde a segunda-feira (17) da campanha nacional de vacinação contra a gripe. A imunização vai até 26 de maio, sendo o dia de mobilização nacional em 13 de maio.

Este ano, a novidade da campanha é a inclusão dos professores da rede pública e privada no público alvo, com direito a receber a imunização gratuitamente no SUS. A contraindicação é para quem tem alergia severa a ovo.

O público alvo da campanha consta de crianças de 6 meses a menores que 5 anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias); Gestantes; Puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto); Idosos (a partir de 60 anos); Profissionais da saúde; Povos indígenas; Pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional; Portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade; Professores de escolas públicas ou privadas.

A vacina disponível na SMS Caicó protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no país: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B. Os grupos prioritários devem se vacinar todos os anos, já que a imunidade contra os vírus cai progressivamente. Além disso, o vírus da gripe passa por mutações frequentes.

\\\\\\\"\\\\\\\"

Nesta quarta-feira (19), o secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Abdon Maynard, se reuniu com equipe técnica para buscar soluções aos apagões que ocorrem repetidamente na Ilha de Sant\\\\\\\'Ana.

Foram identificadas várias falhas estruturais, em virtude da falta de manutenção que não é feita desde 2008. “Não queremos tomar medidas paliativas e sim definitivas para solucionar de vez este problema”, disse Abdon.

\"\"

Nesta quarta-feira (19) foi realizada reunião entre representantes do Município de Caicó e da Polícia Rodoviária Federal, na sede da delegacia da PRF local, com o objetivo de discutir a implantação do FETRAN (Festival Estudantil de Temática de Trânsito) na capital do Seridó.

O encontro teve a participação do chefe de gabinete, Eduardo Dantas, secretário de Planejamento e Articulação Institucional, Marcelo Coelho, secretária de Educação, Lucinha Gregório e equipe técnica, além dos instrutores da PRF que atuam com o FETRAN na Paraíba e o chefe da 3ª Delegacia de Polícia Rodoviária Federal, inspetor Marcos Freire.

Em 2017, o FETRAN será desenvolvido em 98 municípios de dezoito estados, sendo Caicó um dos municípios selecionados para a implantação do projeto no Rio Grande do Norte. Uma escola será escolhida para desenvolver o projeto durante quatro meses e o lançamento está previsto para o início de maio.

O FETRAN por intermédio de parcerias entre a PRF e secretarias municipais de Educação, visa, através de atividades pedagógicas, sensibilizar e conscientizar os educandos sobre a importância do respeito às leis de trânsito de forma a evitar acidentes e suas consequências.