NOTA DE PESAR: Município presta condolências pelo falecimento da genitora do ex-secretário de Administração de Caicó.

O prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata) vem por meio desta prestar suas condolências e solidariedade em nome de todos que fazem a prefeitura municipal de Caicó, pelo falecimento nesta terça-feira (29) da senhora Eunice Azevedo, mãe do ex-secretário de Administração do Município de Caicó, Max Azevedo, de Rui Evandro, que integra da diretora do bloco Treme Treme e também genitora de Cid e Nei.

A senhora Eunice também era irmã de Francisquinha da Casa Esperança. Que a senhora Eunice descanse em paz e que a luz de Deus a ilumine para sempre após cumprir a sua missão com dignidade neste mundo.

O Município de Caicó, através da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo realizou nesta segunda-feira (18) uma reunião ampliada, às 9 horas da manhã, no prédio da antiga prefeitura de Caicó.

A reunião teve o objetivo de avaliar o carnaval 2019 e iniciar o planejamento para o carnaval 2020. O encontro foi coordenado pelo prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata) e reuniu os representantes dos blocos, vereadores, as forças de segurança, secretários municipais, além da imprensa e outros setores da sociedade em geral envolvidos com a realização do carnaval da cidade.

Cada instituição teve o direto de fazer suas explanações sobre o carnaval 2019 e o debate foi considerado de grande proveito por todos que participaram da reunião.  Em entrevista à imprensa, o prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata) destacou que pela primeira vez, a cidade começa a se profissionalizar para organizar o carnaval de Caicó, evento que gera muitos empregos e que traz uma renda gigante para o Município.

“Nós ouvimos as críticas, o que não funcionou e o que deu certo, ouvimos os blocos e as instituições que participaram ativamente do carnaval 2019. Agradeço a todos pelo trabalho realizado e que proporcionou mais uma vez o sucesso do carnaval de Caicó”, disse o prefeito Batata.

Ele revelou que a partir de agora, o Município passa a organizar o carnaval de 2020 junto com todas as entidades parceiras e serão realizadas reuniões mensais para definir ações concretas para projetar um carnaval mais organizado e com um planejamento antecipado.

“A nossa pretensão é antecipar o lançamento do carnaval de Caicó e também procurar fazer uma mídia forte em outras regiões do Brasil, pois o carnaval de Caicó é o maior do Rio Grande do Norte e o mais seguro”, afirmou Batata. O prefeito ainda enfatizou que no mês de abril, a reunião será com a Câmara e os representantes dos blocos e posteriormente com a área de segurança.

Em sua décima primeira edição, o Mutirão Caicó contra a Dengue foi realizado neste domingo (17), sendo organizado pelo Rotary Club de Caicó Centenário e com o apoio de várias entidades e instituições de Caicó. A prefeitura de Caicó participou da ação através das secretarias de Saúde e Infraestrutura e Serviços Urbanos .

As equipes se concentraram na Casa da Amizade e saíram em arrastão pelos bairros de Caicó para retirar do relento depósitos inservíveis de garrafas plásticas, pneus e qualquer tipo de depósito que possa coletar água de chuva e com isso aumentar o número de foco de dengue.

Joaquim Gaspar (Avenida Serviços a Educação e Imagem Púbica do Rotary Club de Caicó Centenário) destacou que o mutirão foi bem participado pelas entidades parceiras do Rotary Centenário e através de um relatório que será veiculado na imprensa, Gaspar enfatiza que a experiência foi exitosa. “Esse mutirão deve servir de exemplo para outros municípios, pois é um momento propício para essa ação em virtude das chuvas caídas nas cidades e se evita a proliferação do mosquito da dengue e outras mazelas”, afirmou Joaquim Gaspar.

A presidente do Rotary Club de Caicó Centenário, Neuza Dantas, salientou que a campanha deste domingo foi um grande sucesso e citou algumas entidades, instituições e empresas presentes no mutirão da dengue, entre elas, secretaria de Saúde, secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Demolay, Top Peças, Lions Clube, Slup Sorvetes e agentes de Saúde.

O secretário do Rotary Club de Caicó Centenário, Francisco Silva (Chico da Caern) enfatizou que o mutirão da dengue é um trabalho dinâmico que o Rotary vem realizando a cada ano. “Atingimos nossa meta e foram encontrados focos de dengue em alguns setores da cidade e queremos agradecer pelo esforço de cada um que participou dessa ação voluntariamente em prol da saúde da população caicoense”, revelou Francisco Silva.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Caicó, George Victor, participou nesta sexta-feira (15) pela manhã do lançamento da 5ª FEMPTUR (Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN) e o 10 Fórum do Turismo do RN. 

O evento vai ocorrer nos dias 29 e 30 de março, das 14h às 22h, no centro de Convenções de Natal, a entrada será gratuita, e o Município de Caicó estará presente com um stand. A FEMPTUR  é aberta ao público com entrada gratuita, mediante credenciamento no local. 

A cidade de Caicó volta a participar do maior evento de Turismo do RN e o secretário George destaca que o Turismo é uma válvula de escape nesse momento de crise para fomentar e aquecer a economia do Município, uma vez que, gera emprego e renda, daí a importância de Caicó participar de um evento tão importante e grandioso, pois o mesmo ajuda e muito no desenvolvimento da interiorização do Turismo.

“Está mais que na hora de voltarmos a marcar presença, demarcar território e volta a ser protagonista no Seridó, temos uma marca forte e essa marca Caicó precisa ser valorizada e está no patamar que merece”, disse George Victor.

Entre tantos atrativos, a Feira de Municípios e Produtos Turísticos do RN traz novidades neste ano, com o Espaço de Capacitação para palestras de destinos turísticos, oficinas de fotografias, debates entre influenciadores digitais e ações a cargo do Senac-RN.

O Município de Caicó vai receber emendas de quase 1 milhão de reais colocadas através de Rogério Marinho, quando esteve na Câmara Federal no cargo de deputado federal. Essas emendas são destinadas para o orçamento 2019 e foram colocadas no final de 2018. 

As emendas estão distribuídas da seguinte forma: Com recursos provenientes do Ministério da Saúde - 400 mil reais (custeio do PAB) e 190 mil reais (aquisição de equipamentos). O Piso da Atenção Básica (PAB) consiste em um montante de recursos financeiros federais destinados à viabilização de ações de Atenção Básica à saúde e compõe o Teto Financeiro do Bloco Atenção Básica. 

Já no Ministério do Desenvolvimento Regional, Caicó vai receber a emenda de 400 mil reais para investimentos na infraestrutura urbana que deverão ser utilizados na pavimentação de diversas ruas.

Nesta terça-feira (12), o prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata), a secretária municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Janaína Uchôa, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Cristiano Manoel e representantes do Conselho Tutelar de Caicó e da Cáritas Diocesana, estiveram reunidos no auditório do Centro Administrativo, em Caicó.

A reunião discutiu sobre alguns assuntos relacionados à criança e ao adolescente no Município de Caicó, entre eles, a campanha que teve início no dia 07 de março para que as pessoas destinem parte do Imposto de Renda para o Fundo da Infância e da Adolescência.

Segundo Cristiano Manoel, cada pessoa pode destinar até 3% e com esses recursos, o Conselho desenvolve ações para a criança e adolescência no âmbito do Município. “Buscamos o apoio do prefeito Batata e a da secretária Janaína Uchôa para que eles junto conosco conscientizem a comunidade sobre a importância dessa destinação”, afirmou Cristiano Manoel.

Ele também anunciou que o repasse para o FIA (Fundo para a Infância e Adolescência) passará a ser realidade no Município de Caicó. “Nunca na história do Município de Caicó um gestor fez o repasse para o Fundo da Infância e da Adolescência. O prefeito de Caicó, Batata Araújo se comprometeu com sua equipe técnica avaliar como é feito o repasse e nos próximos dias esperamos receber essa tão esperada notícia para que as instituições possam acessar esses recursos e desenvolver suas atividades”, destacou Cristiano Manoel.

A secretária Janaína Uchôa, enfatizou que a reunião foi muito proveitosa, pois o prefeito Batata abraçou a causa e todos estão confiantes de que as políticas públicas serão intensificadas para crianças e adolescentes. “Essa destinação de recursos para o FIA é um fato histórico no Município de Caicó e iremos nos reunir com o secretário de Finanças, Francisco Oliveira para ver as parcelas que serão transferidas e posteriormente iremos transmitir boas notícias para que o Município de Caicó aplique vários projetos voltados para as crianças e adolescentes”, salientou Janaína.

O Município de Caicó convocou a 7ª Conferência Municipal de Saúde de Caicó, que se realizará no dia 30 de Abril de 2019, em Caicó, com o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”.
A 7ª Conferência Municipal de Saúde de Caicó será coordenada por um representante do Conselho Municipal de Saúde e presidida pelo Secretário Municipal de Saúde e em sua ausência ou impedimento, por um representante da Secretaria Municipal de Saúde. 

A Conferência será precedida de etapas preparatórias, previstas em regulamento próprio, que serão realizadas no período compreendido entre 12 de Março a 12 de Abril de 2019.
O Conselho Municipal de Saúde expedirá o Regimento Interno da 7ª Conferência Municipal de Saúde de Caicó. O regulamento detalhará a organização e o funcionamento da Conferência e será publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte, mediante ato formal expedido pela Prefeitura Municipal de Caicó. 

As despesas com a realização da 7ª Conferência Municipal de Saúde de Caicó/RN, serão provenientes dos recursos orçamentários consignados à Secretaria Municipal de Saúde de acordo com o Plano Municipal de Saúde, o Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).

Que neste dia tão importante para toda a humanidade, a dignidade, o respeito, o amor e o reconhecimento sejam constantes na vida de todas as mulheres. Fica até difícil definir a mulher em uma única palavra, pois ela é mãe, é esposa, é amiga, é filha, é querida... São muitas qualidades que enaltecem a mulher. Que a cada dia, a mulher conquiste mais espaço nos vários setores da sociedade e que seus direitos sejam respeitados por todos. 

Feliz Dia Internacional da Mulher! São os votos de Robson de Araújo (Batata)  - Prefeito de Caicó