CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Saúde 19/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde de Caicó realiza neste sábado (20) ações de vacinação contra gripe, Covid-19 e febre amarela

A Secretaria de Saúde de Caicó, vai realizar neste sábado (20), ações estratégicas de vacinação da população. As vacinas disponibilizadas são para imunizar contra: Febre Amarela, COVID-19 (Monovalente e Bivalente) e Influenza (Gripe).

Pelo menos 6 Unidades Básicas de Saúde, ficarão abertas das 8h ás 16h, são elas:

UBS Centro

UBS Barra Nova

UBS Paraíba

UBS Castelo Branco

UBS Boa Passagem

O Secretário Gedson Santos, está lembrando que: "o Ministério da Saúde, já liberou, através de portaria, a administração da Vacina contra Gripe, para todas as idades e grupos, a partir de 06 meses de idade. Além de um ato de prevenção consigo mesmo, a vacinação é também um gesto de colaboração com a sociedade em geral no quesito de combate e erradicação das doenças. Então, a Secretaria de Saúde, faz o convite a toda população de Caicó, que possa neste sábado, munidos de seus documentos pessoais e Cartão SUS, comparecer a Unidade de Saúde mais próxima e atualizar o seu cartão de vacinas".

#Saúde 27/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Covid-19: Caicó recebe vacinas bivalentes da Pfizer e inicia imunização até quinta (02)

As vacinas bivalentes da Pfizer, destinadas à imunização de pessoas contra a Covid-19 e suas variantes, chegaram nesta segunda-feira (27) à Caicó (RN) e de acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Gedson Santos, as equipes de imunização participam de reunião e treinamento e até quinta-feira (02), será iniciada a vacinação do público alvo preconizado pelo Ministério da Saúde.

Nesse primeiro momento, serão imunizados, idosos com idade acima de 70 anos, pessoas vivendo em instituições de longa permanência, comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhos, imunossuprimidos e outros grupos vulneráveis.

"A vacina é a única que age contra o coronavírus e as cepas, como a ômicron. Nós já estamos fazendo o apelo para que a população possa aderir a campanha. O nosso objetivo é cobrir 90% da população alvo", disse Gedson Santos.

O secretário ainda ressaltou que as pessoas só poderão tomar a vacina, se estiverem com o esquema vacinal primário, em dia, ou seja, pelo menos as duas primeiras doses monovalentes.

#Saúde 16/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde de Caicó reforça apelo para que população se vacine contra a Covid-19

O Secretário de Saúde de Caicó (RN), Gedson Santos, lançou nesta terça-feira (15), uma campanha com o objetivo de estimular as pessoas a tomarem a dose de reforço da vacina contra a COVID-19.

"Estamos acompanhando no Brasil, o aumento de casos de Covid, principalmente após o aparecimento da variante BQ.1 e estamos conclamando à população que ainda não tomou o reforço que o faça o quanto antes", adverte Gedson.

O secretário também chamou atenção para o uso de máscara: "não é obrigatório, mas é prudente usar, principalmente em lugares de grandes aglomerações", ponderou.

A campanha é intitulada ‘Prevenir é importante, reforçar é necessário‘.

#Educação 07/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CULTURA E ESPORTES Com desfile cívico nesta quarta-feira (07), foi encerrada a Semana da Pátria em Caicó Após 2 anos sem acontecer por causa da pandemia, Semana da Pátria, volta a acontecer em Caicó
#Saúde 28/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Aumento de casos de Covid obriga Hospital do Seridó a suspender visitas e regula visita de pais de recém-nascidos
#Saúde 23/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Cerca de 300 crianças foram vacinadas contra Covid em Caicó nos primeiros dias da imunização

Após abrir a vacinação para o público infantil, na última quinta-feira, 20, a Prefeitura Municipal de Caicó, através da Secretaria de Saúde, realizou neste sábado, 22, o ‘Dia D' de vacinação contra a Covid-19, para crianças em geral de 5 a 11 anos.

"Fizemos 260 vacinas no público de crianças em geral na faixa etária de 5 a 11 anos, além da quinta-feira passada, onde também vacinamos 30 crianças com comorbidades e deficiências", relata Jardênia Noronha, coordenadora da SMS.

Para Jardênia, foi um número esperado: "ainda existem pais hesitando em levar as suas crianças para serem imunizadas, mas tenho certeza que irão nos próximos dias de vacina. A vacina é segura. Fiquei muito feliz em ver profissionais de saúde, médicos e pais e mães em geral, levando seus filhos para proteger contra essa doença", declarou.

Esta semana vai seguir a vacinação de crianças e adultos, mas a SMS ainda vai divulgar locais e calendários.

#Saúde 21/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Boletim com casos de Covid-19 voltará a ser emitido diariamente em Caicó

Com o aumento do número de casos de Covid-19 em Caicó, o Boletim Epidemiológico, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, voltará a ser diário.

Desde o início de janeiro, com a baixa no número de casos diários, foi decidido que esse informativo seria semanal: "estava se tornando repetitivo, mas agora vamos retomar e informar diariamente à população, com toda a transparência que sempre tivemos", informou Jardênia Noronha, coordenadora da SMS.

A partir de segunda-feira, 24, esse boletim será diário.

#Saúde 21/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caicó avança e amplia vacinas contra Covid para crianças em geral de 5 a 8 anos neste sábado ‘Dia D'
#Saúde 20/01/2022 GABINETE DO PREFEITO Dr. Tadeu aplica vacinas em duas crianças e abre imunização infantil contra a Covid-19 em Caicó

A vacinação contra a Covid-19 em crianças começou nesta quinta-feira (20), na cidade de Caicó (RN). As duas primeiras foram imunizadas pelo prefeito Dr. Tadeu. O pontapé inicial aconteceu na Unidade Básica de Saúde "Silvino Dantas", localizada no centro.

O pequeno, Anthony Gabriel dos Santos Araújo, de 11 anos, tem doença neurológica crônica e obesidade. A outra criança foi Mariana Araújo dos Santos, de 7 anos, que tem Síndrome de Down.

"Hoje, estamos fazendo a abertura da vacinação para crianças que têm algum tipo de deficiência e comorbidades. No próximo sábado, vamos fazer um dia "D" de vacinação e se Deus quiser, vão chegar mais doses para vacinar todas as crianças", disse o prefeito.

Quando foi imunizado, Anthony Gabriel agradeceu e convocou os pais para vacinarem seus filhos.

"Primeiramente agradecer a Deus, segundo aos profissionais de saúde e VACINA SIM! Venham se vacinar. Esse é um ato de vida. A vacina é mais esperança para nós crianças".

#Prefeito 19/01/2022 GABINETE DO PREFEITO Prefeito de Caicó cancela carnaval de rua por causa da pandemia do novo coronavírus e do surto de gripe

O carnaval público de Caicó (RN), neste ano de 2022, não vai acontecer. O anúncio foi feito no início da noite desta quarta-feira (19), pelo Prefeito Dr. Tadeu, em live realizada em sua conta no Instagram.

"Tomamos a decisão de cancelar o carnaval de rua de Caicó, em virtude da situação da pandemia do novo coronavírus e da epidemia de gripe. Agora, esperamos que em 2023, possamos realizar um carnaval digno e que corresponda a expectativa dos caicoenses", declarou.

A Secretária de Saúde do Município, Evaneide Nóbrega, disse que no final do ano de 2021, houve uma redução na equipe que trabalhava no Centro Covid, por causa da baixa demanda nos atendimentos, mas, o cenário mudou. Agora, o equipamento serve também para atender as síndromes respiratórias. "Nós chegamos a ter apenas 20 atendimentos no Centro. Para se ter uma ideia do aumento, no dia 07 de janeiro, tivemos 220 atendimentos e nesta terça, dia 18, foram 550", relatou.

Nas últimas semanas, o prefeito participou de reuniões com segmentos da sociedade de Caicó, com os Ministérios Públicos Estadual, Federal e do do Trabalho, Comitê Científico do Estado, prefeitos da Associação dos Municípios do Seridó Ocidental, Femurn e Governo do Estado, com o objetivo de firmar posição sobre o evento.

Durante a Live, ele disse que não tem condições de realizar um carnaval público em Caicó, mesmo que fosse na Ilha de Sant'Ana. "Iria vir uma quantidade muito grande de pessoas para a nossa cidade".

Perguntado sobre o carnaval privado, ele lembrou que hoje, os eventos estão permitidos em todo o Rio Grande do Norte, não é só em Caicó.

"O decreto do Governo do Estado, permite a realização de eventos privados. A equipe técnica do Governo do Estado, que faz o acompanhamento epidemiológico das situações da pandemia, irão fazer um acompanhamento cerrado de toda a situação da pandemia e essa é a mesma decisão que estamos tomando, de fazer esse acompanhamento semanal e se tiver algo que coloque em risco a vida das pessoas em Caicó, a gente toma as devidas providências", afirmou.

#Saúde 18/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Vacinação contra a Covid-19 para crianças será iniciada quinta-feira, 20, em Caicó

A Secretaria de Saúde de Caicó (RN), vai iniciar a vacinação contra a Covid-19, em crianças com idade entre 05 e 11 anos, quinta-feira, 20, das 08 às 11:00 e das 13:30 as 16:00 na UBS Silvino Dantas.

A primeira dose será aplicada pelo prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, que também é médico: "vamos imunizar as crianças da zona urbana e rural e, dessa forma, proteger os meninos e meninas da nossa cidade dessa doença", afirma o gestor.

"No sábado, 22, será o ‘Dia D' da vacina para as crianças: das 08:00 as 16:00 no CER. Naquele momento, serão imunizadas às que têm deficiência permanente e alguma comorbidade", complementa Jardênia Noronha, coordenadora da Secretaria Municipal de Saúde.

Os pais devem levar seus filhos ao Centro Especializado em Reabilitação - CER III, localizado na Rua Comandante Ezequiel, na lateral do Hospital do Seridó, no horário das 08 às 16h.

As crianças só poderão ser vacinadas na presença do pai ou responsável e precisa ser apresentado o comprovante da deficiência ou comorbidade, além disso, é preciso ter cadastro no RN + Vacina.

#Saúde 16/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Caicó transforma Centro Covid em Centro de Atendimento à Síndromes Respiratórias

A partir desta segunda-feira, 17, o Centro Covid passa a ser o Centro de Atendimento à Síndromes Respiratórias.

"Além de atender pacientes com Covid, atenderá também as síndromes gripais", explica a coordenadora técnica da Secretaria de Saúde, Jardênia Noronha.

"Temos tido um aumento significativo do número de atendimentos a pessoas com gripes, então não faz mais sentido manter um Centro Covid, onde a maior parte dos atendimentos está sendo por outras causas. Agora, além de Covid, atenderemos também outras síndromes respiratórias", justifica a coordenadora.

Além da mudança no nome do centro e na natureza dos atendimentos, houve também uma ampliação no horário, que será das 7h às 19h, de segunda à sexta.

#Saúde 07/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Centro Covid de Caicó segue funcionando de segunda à sexta-feira

O Centro de Atendimento a pessoas com sintomas de Covid-19, (Centro Covid), já está funcionando sem os recursos do Governo Federal. A Secretária Municipal de Saúde, Evaneide Nóbrega, confirmou nesta quarta-feira (05), que o envio de verba do Ministério da Saúde para o funcionamento do referido centro foi encerrado.

Mas, ela disse que o prefeito Dr. Tadeu, determinou que o local não fosse fechado. Com isso, o atendimento ao público, agora, passa a ser de segunda a sexta-feira, das 07h às 17h.

As pessoas que estejam com sintomas gripais devem continuar procurando o Centro Covid, que agora funciona na Rua Renato Dantas, próximo da Rodoviária, no Centro da cidade.

#Saúde 02/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Devido ao baixo número de casos, Secretaria de Saúde de Caicó suspende divulgação diária de casos de Covid e passa a emi

A partir desta primeira semana de janeiro de 2022, o boletim epidemiológico da Covid-19 não será mais divulgado diariamente: "devido aos poucos casos registrados, praticamente não muda de um dia para o outro e, por isso, vamos divulgar semanalmente", informa Jardênia Noronha, coordenadora técnica da Secretaria de Saúde de Caicó

Desta forma, o boletim será divulgado toda segunda à tarde e seguirá o boletim da Semana Epidemiológica do Ministério da Saúde: "começa no domingo e termina no sábado", acrescenta Jardênia.

Ela diz que na segunda-feira, 10, a SMS publicará o boletim referente a semana que vai de 02 a 08 de janeiro de 2022.

"Caso haja alguma mudança no número de casos, a forma de divulgação poderá ser revista" finaliza a coordenadora da SMS.

#Saúde 06/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caicó não chegou a aplicar nenhuma dose do lote da Coronavac, que foi suspenso pela Anvisa

A população de Caicó pode ficar tranquila: não foi aplicada nenhuma dose do lote da vacina de Coronavac, que foi suspenso pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa.

A garantia foi dada pela Coordenadora da Secretaria Municipal de Saúde de Caicó, Jardênia Noronha.

"Caicó recebeu sexta-feira da semana passada, 3 de setembro, 220 doses da Coronavac, lote 20210710H. Essas doses seriam usadas na próxima quinta-feira, porém já serão devolvidas para a Regional", afirma Jardênia.

Ela garante que nenhuma dose desse lote foi administrada.

#Saúde 05/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Com diminuição de casos e redução de demanda, Centro Covid de Caicó não funcionará mais aos domingos e feriados

O Centro Covid de Caicó, que funcionava de domingo a domingo, vai ter uma mudança no seu horário de funcionamento a partir deste sábado, 4 de setembro.

Segundo nota assinada pela Coordenadora da Secretaria Municipal de Saúde, Jardênia Noronha, houve uma significativa diminuição dos casos de Covid-19 em Caicó: "que demonstra mudança no cenário da pandemia e a necessidade de organizar uma nova logística de funcionamento de alguns serviços, dentre eles o Centro de Covid", relata na nota.

Dentre as mudanças, ficou designado que o Centro Covid não funcionará aos domingos e feriados.

O funcionamento será de seguinte forma:

- de segunda à sexta, das 7h às 20h

- aos sábados, das 7h às 17h.

#Saúde 26/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Município de Caicó já vacinou 83% do público-alvo com primeira dose contra a COVID-19 e 40% com as duas doses

O município de Caicó encontra-se na ‘Fase 5' do Plano de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19. O município já está vacinando pessoas acima de 18 anos.

Nesta quarta-feira, 25, o município atingiu 83% da população, apta a receber a vacina, com a primeira dose: foram aplicadas 44.819 doses, as chamadas ‘D1'. Já a segunda dose, a ‘D2', ou dose única, foram aplicadas em 21.996 pessoas, ou seja, 40% do público-alvo.

"É preciso ressaltar que ainda tem 17% da população apta a receber a vacinação, que não se apresentou até o momento para receber a primeira dose ou dose única", observa Jardênia Noronha, coordenadora técnica da Secretaria Municipal de Saúde.

Em várias cidades do Brasil, e Caicó é uma delas, é necessário repensar estratégias que atraiam essas pessoas com vistas a obter uma cobertura vacinal significativa, que poderá mitigar a propagação da COVID-19. Isso é preocupante em decorrência do avanço da variante Delta que acaba de ser identificada no Estado", afirma Jardênia.

Com a progressão da vacinação, o município de Caicó aguarda que a Sesap RN publique normas que regulamentem a vacinação em pessoas com a faixa etária inferior a 18 anos.

#Saúde 23/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caicó receberá mais de 1800 novas doses de vacina contra Covid-19 e seguirá vacinando acima de 18 anos

Exatas 1846 doses.

Esse é o número de doses de vacinas que a Secretaria Municipal de Saúde de Caicó vai receber e administrar a partir desta terça-feira, 24, contra o vírus Covid-19.

Na terça-feira, 24/08/2021:

- 1ª Dose (D1): população geral acima de 18 anos

Na quarta-feira: 25/08/21

- 2ª Dose (D2) para:

• Quem recebeu Coronavac até 03/08

• Quem recebeu Pfizer até 09/06

• Quem recebeu Astrazenaca/Oxford até 12/06

#Saúde 18/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caicó avança contra à Covid: Vacinação para pessoas a partir de 18 anos tem início neste sábado

O prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, anunciou em entrevista ao Comando Geral da Rádio Caicó AM, na tarde desta quarta-feira (18), que o município vai divulgar nas próximas horas, os locais de vacinação contra à Covid-19, para à população geral de 18 anos acima.

A vacinação ocorrerá neste sábado, 21 de agosto, e tem início às 8 horas. O gestor chamou toda a juventude para tomar a dose do imunizante: "Todos os jovens de Caicó de 18 anos acima, estão convocados para se vacinar", declarou o prefeito.

Dr. Tadeu reconheceu o esforço das equipes de vacinação em nome da apoiadora técnica: "Quero aproveitar para congratular toda a equipe da Secretaria de Saúde, através de Jardênia Noronha, que tem feito um trabalho extraordinário pra gente avançar na vacinação", concluiu.

#Saúde 16/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caicó registra menor número casos de Covid em acompanhamento desde o ano passado
#Saúde 15/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caicó avança no combate à Covid-19: vai vacinar população geral de 22 anos acima

A Secretaria Municipal de Saúde de Caicó anuncia mais um importante passo no combate à Covid-19 e vai vacinar a população geral de 22 anos acima nesta terça-feira, 17.

"As doses recebidas no final de semana, somadas com as doses que iremos receber nesta segunda-feira, totaliza 2.646 doses pra D1, primeira dose, e vamos vacinar a população geral acima de 22 anos" afirma Jardênia Noronha, coordenadora da SMS.

Caicó terá segunda dose para quem tomou Oxford e Pfizer em maio e Coronavac em julho.

Já na quarta-feira, 18, será dia de segunda dose: "teremos D2 pra quem tomou D1 de Oxford até o dia 30/05; D1 de Pfizer no mês de maio E D1 de Coronavac até o dia 24/07", detalha Jardênia.

#Saúde 01/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caicó retoma vacinação contra Covid após o final de semana da Festa de Santana para população geral de 30 anos acima

A cidade de Caicó é uma das mais avançadas nas faixas etárias de vacinação da população em geral contra a Covid-19. Apesar do número reduzido de vacinas recebidas, a logística montada pela Secretaria Municipal de Saúde já chegou na faixa etária acima de 30 anos da população geral.

A coordenadora da Secretaria Municipal de Saúde, Jardênia Noronha, informa que o município recebeu 938 doses para D1 - Primeira Dose, que será aplicada na próxima terça-feira, 3 de agosto.

"Na terça-feira será para a população de 30 anos acima", informa Jardênia. "Queria chamar atenção para uma coisa: quem for tomar primeira dose, levem um comprovante de residência", informou a coordenadora.

A vacina vai ser aplicada entre 8h e 14h em sete locais da cidade:

Escola Estadual Padre Edmundo Kagerer ( Castelo Branco )

Círculo Operário ( Bairro Paraíba )

Prefeitura Antiga (Centro)

Maçonaria (Barra Nova)

UBS do João XXIII

CRAS (Boa Passagem)

Laboratório da SMS (Vila do Príncipe)

Na quarta-feira, 4 de agosto, serão aplicadas as segundas doses de quem tomou Coronavac e Astrazeneca/Oxford: "Oxford para quem tomou a primeira dose até o dia 14 de maio e Coronavac para quem tomou a primeira dose até o dia 9 de julho", detalha a enfermeira Jardênia.

Essas vacinas D2 serão aplicadas nos pontos costumeiros.

#Saúde 23/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caicó aplicou 2019 doses de vacina contra Covid-19 nesta sexta-feira na população de 30 anos acima

Depois de abrir a vacinação para 38 anos, e ter uma baixa procura dessa faixa etária nos pontos de vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde de Caicó convocou, inicialmente, a faixa etária acima de 36 anos e, por volta do meio-dia e meia, os acima de 30 anos.

"Vacina boa é vacina aplicada. As faixas etárias não comparecendo, precisamos agilizar para as próximas. E terminamos com todas as 2019 doses disponíveis aplicadas nesta sexta-feira", avaliou Jardênia Noronha, coordenadora da SMS.

#Educação 16/06/2021 GABINETE DO PREFEITO Comitê de Enfrentamento da Covid-19 achou prudente manter medidas restritivas e manter ensino remoto de escolas privadas
#Saúde 12/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Covid-19: Caicó vai vacinar mulheres gestantes, puérperas e lactantes neste Sábado (12)

Neste sábado (12), Dia D de Vacinação contra a Covid-19 em mulheres gestantes, puérperas (no período pós parto, até 45 dias) e às lactantes (que amamentam até 6 meses de vida, o bebê), a Secretaria de Saúde de Caicó, estará atendendo a esse público no prédio da Prefeitura Antiga, das 08h às 14h. A Sesap/RN enviou para Caicó, 228 doses da vacina da Pfizer para esta ação.

O Dia D faz parte de um esforço conjunto da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do RN (Cosems) para tentar frear o aumento de óbitos em gestantes no estado. Desde o início da pandemia, em março de 2020, já são 40 óbitos por Covid-19 em gestantes no Rio Grande do Norte.

O imunizante utilizado será o da Pfizer, recomendado pelo Ministério da Saúde, para uso nas gestantes com e sem comorbidades.

No caso das gestantes, elas devem portar o cartão de pré-natal, enquanto as puérperas e as lactantes, o documento com a data de nascimento dos bebês.

#Saúde 09/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Pessoas de até 58 anos já podem se dirigir à prefeitura antiga para tomar a primeira dose da vacina contra Covid-19

Neste inicio de tarde de quarta-feira, 9, a Secretaria de Saúde de Caicó, informa que vacinou 150 pessoas de 59 anos contra a Covid-19.

"Vamos antecipar e já podem vir até às 15h as pessoas com 58 anos", informa Jardênia Noronha, coordenadora da SMS.

#Gestão 26/05/2021 GABINETE DO PREFEITO Decreto com novas medidas para conter avanço da Covid-19 é publicado e entra em vigor nesta quinta para durar 14 dias
#Saúde 25/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Dr. Tadeu entrega projeto finalizado do Ciscom em Brasília e busca recursos para um novo Centro Covid

O prefeito de Caicó/RN, Dr. Tadeu, amanheceu nesta terça-feira (25), em Brasília/DF, para cumprir extensa agenda administrativa. Ele está acompanhado do Secretário de Tributação e Finanças, Salmo Batista.

Um dos primeiros compromissos do gestor, é uma reunião com o Ministro do Desenvolvimento Econômico, Rogério Marinho, onde será entregue o projeto finalizado do Centro Industrial de Serviços e Comércio do Seridó - CISCOM e capitalizar os recursos necessários para a sua execução.

Outra reunião será com a equipe do Conselho Curador do FGTS na Caixa Econômica Federal para tratar sobre dívida que o Município tem e que a gestão passada perdeu o prazo de pagamento. A equipe atual das finanças da Prefeitura tentou renegociar no site do Banco, mas o valor foi aumentado em 150%.

"Caicó não pode pagar pela irresponsabilidade do gestor passado. Por isso viemos ver a questão in loco com a Caixa", disse o Dr. Tadeu.

Em Brasília, o prefeito ainda tem agendas nos ministérios da Educação e da Saúde. Neste último, o Dr. Tadeu vai pedir recursos para investir no combate ao Covid-19. A expectativa é que em breve, seja aberto um novo centro que atenda a população que esteja precisando.

#Saúde 04/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Vacina contra Covid em Caicó está na Fase 1 das ‘comorbidades'

A vacinação contra o Covid-19 em Caicó/RN, segue nesta quarta-feira (05), com a ampliação do público alvo. Agora, também, estão sendo chamadas para se vacinar, as pessoas com doenças cardiovasculares com idade entre 55 e 59 anos.

Nesse caso, serão imunizados quem tem: Insuficiência cardíaca, hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias; Doença da aorta, dos grandes vasos, fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatia congênita; próteses valvares e dispositivos implantados e doença cerebrovascular.

Todos devem apresentar declaração ou prescrição médica que comprove a comorbidade, ou, ainda, o cadastro na Unidade Básica de Saúde, onde é acompanhado. Também pode ser apresentado um exame médico.

Outro público é o das pessoas com deficiência permanente cadastradas no programa de Benefício de Prestação Continuada - BPC. A faixa etária, também é de 55 a 59 anos. Nesse caso, é preciso apresentar a comprovação do cadastro no benefício.

A coordenadora de Saúde, Jardência Noronha, disse que as pessoas com Síndrome de Down (a partir de 18 anos de idade), gestantes e puérperas com comorbidades, como: hipertensão, diabetes, doença pulmonar, obesidade mórbida, doença hepática e doença renal, com idade a partir de 18 anos; Doentes renais crônicos fazendo hemodiálise (a partir de 18 anos) com os nomes na lista enviada pela Clínica do Rim e os que têm Diabetes Mellitus (qualquer tipo) com idade entre 55 e 59 anos, que ainda não se vacinaram, devem procurar os locais.

As pessoas hipertensas e com outras comorbidades não entram nesta etapa de imunização.

Outra informação confirmada por Jardência, é que, por orientação do Ministério da Saúde, os comprovantes das comorbidades precisam FICAR RETIDOS com as equipes de vacinação.

O Município montou 14 salas em todas as regiões da cidade para imunizar a população.

#Saúde 04/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Nesta terça, Caicó tem 14 salas de vacinação contra Covid-19; Diabéticos de 55 a 59 estão sendo chamados
#Saúde 03/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Retomada da vacinação contra a Covid-19 em Caicó

A Secretaria de Saúde de Caicó informou no final de semana que o município já recebeu mais 1.455 doses de vacina Astrazeneca-Oxford.

A Coordenadora de Saúde da SMS, Jardênia Noronha, confirma que as doses serão para finalizar a vacinação de idosos acima de 60 anos que ainda não tomaram, além de profissionais de saúde que não receberam a vacina ainda.

No início da noite deste domingo, 2, foi confirmado que também será iniciada a vacinação de quem tem comorbidades: "seguindo a nota técnica do Ministério da Saúde, vamos começar a imunizar o público a partir de 18 anos de pessoas portadoras de Síndrome de Down, bem como doentes renais crônicos que estejam fazendo hemodiálise e gestantes e lactantes que tenham comorbidades", afirmou a coordenadora.

Abaixo, cronograma atualizado da SMS

Segunda-Feira, 03 de maio de 2021 no Auditório do Centro Administrativo

Das 9:00 às 16:00

2ª dose para profissionais de saúde da rede pública e privada que já receberam a 1ª dose

Terça-feira, 04 de maio de 2021

Das 09:00 as 16:00 no Auditório do Centro Administrativo

1ª dose para profissionais dos serviços de saúde do SUS;

1ª dose para profissionais de Clínicas e Laboratórios privados;

Coveiros;

Docentes de instituições de ensino que supervisionam estágios em serviços de saúde

Trabalhadores de farmácias

Terça-feira, 04 de maio de 2021

Cronograma pra 1° dose da vacina contra Covid-19

Público:

60 anos ou mais

Pessoas com Síndrome de Down a partir de 18 anos

Pessoas com doença renal crônica que façam hemodiálise a partir de 18 anos

Gestantes e lactantes que tenham comorbidades acima de 18 anos

Locais:

Escola Municipal Severina Ernestina (Itans)

Salão Paroquial do bairro (Castelo Branco)

Salão da Prevocacional (Bairro Paraíba)

Salão Paroquial (Próximo a Catedral de Santana)

Prefeitura Antiga (Centro)

CRAS (Boa Passagem)

Laboratório da Secretaria municipal de Saúde (Vila do Príncipe)

Unidade Básica de Saúde (Nova Caicó)

Unidade Básica de Saúde (João XXIII)

Escola Municipal Ivanor Pereira (Soledade)

Igreja de São Francisco (Paulo VI)

Maçonaria (Bairro Barra Nova)

Unidade Básica de Saúde (Bairro Frei Damião)

#Saúde 24/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caicó receberá mais 1045 doses de vacina contra a Covid-19 e seguirá vacinando idosos de 62 anos neste domingo

Com o recebimento nesta sexta-feira, 23, de 51,4 mil doses de vacinas no Rio Grande do Norte, a cidade de Caicó vai receber, desse total, 1.045 doses, cerca de 2% do total que desembarcou no estado.

Segundo a Coordenadora da Secretaria de Saúde, Jardênia Noronha, a vacina chega neste sábado, 24, no município: "estamos esperando que chegue por volta de meio-dia deste sábado e, logo na manhã deste domingo, dia 25, estaremos vacinando os idosos de 62 anos, entre os horários de 9h e 13h no prédio da antiga prefeitura, próximo a Igreja do Rosário", informou.

"Caso haja sobra de vacina de 62 anos, na segunda-feira daremos seguimento e iniciaremos a imunização dos idosos de 61 anos", finalizou a coordenadora.

#Saúde 22/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Vacinação contra a Covid-19 segue avançando em Caicó

A Secretaria Municipal de Saúde imunizou, nos dias 20 e 21 de abril, 1.391 idosos com 62 anos ou mais de idade. As equipes de Saúde atuaram em nove salas de vacinação, instaladas nas quatro regiões da cidade.

Nesta quinta-feira (22), idosos com 75 anos ou mais e profissionais de saúde, continuam recebendo a segunda dose (D2).

"Seguimos aguardando o recebimento de novas doses, para prosseguir com o calendário de vacinação e as próximas faixas etárias", afirmou Jardênia Noronha, apoiadora técnica da Secretaria de Saúde.

Na próxima semana, as ações de vacinação continuam. Na manhã da segunda (26), idosos com 74 e 73 anos receberão a segunda dose, e a tarde, idosos com 72 e 71 anos.

Na manhã da terça (27), idosos com 70 e 69 anos receberão a segunda dose, e a tarde, idosos com 68 e 67 anos.

Na quarta (27) e quinta (28), os profissionais de saúde receberão a segunda dose, no auditório da Prefeitura de Caicó.

#Saúde 20/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Equipes da Secretaria de Saúde de Caicó vacinam normalmente contra a Covid-19 no feriado de Tiradentes

Pensando em não interromper o calendário de vacinação contra a COVID-19, fixado pela Secretaria Municipal de Saúde, que estabelece o período de 20 a 22 de abril, para imunizar a população caicoense, o prefeito Dr. Tadeu, determinou que as equipes de vacinadores, trabalharão normalmente nesta quarta-feira (21).

O prefeito revogou o ponto facultativo anunciado para sexta-feira (23). Com isso, os servidores não trabalham nesta quarta, e terão expediente normal na sexta, com exceção das equipes de vacinadores.

Os locais de vacinação, que estarão funcionando nesta quarta, dia 21 de abril, são os seguintes:

1 - Salão da Pré-vocacional;

2 - Centro Paroquial de Santo Estevão no Bairro Castelo Branco;

3 - Estratégia de Saúde da Família do Bairro Itans;

4 - Estratégia de Saúde da Família do Bairro Frei Damião;

5 - Antiga Prefeitura (Centro);

6 - Casa Paroquial de Sant'Ana (Centro);

7 - CRAS Boa Passagem;

8 - Laboratório da SMS (Bairro Vila do Príncipe);

9 - Maçonaria (Bairro Barra Nova).

#Saúde 06/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caicó recebeu 3280 doses de vacina contra o Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde de Caicó recebeu nesta segunda-feira (05), da Sesap/RN, 3.160 doses de vacinas CoronaVac para imunizar pessoas que já tomaram a primeira dose e mais 120, para quem ainda não foi vacinado.

A orientação sobre quem imunizar nas cidades é feita pela Secretaria de Estado da Saúde Pública.

Um dos públicos atendidos nesta semana é o da faixa etária com mais de 80 anos.

As equipes de saúde estarão nos bairros com o trabalho de imunização. Além disso, na quarta (07) e quinta-feira (08), das 13h30min às 16h, serão vacinados, no prédio da antiga Prefeitura, os profissionais de saúde que já tomaram a primeira dose.

No mesmo local, serão vacinados, os idosos com mais de 67 anos, que ainda não tomaram a vacina.

A apoiadora técnica da Secretaria de Saúde, Jardênia Noronha, disse que "quanto às forças armadas, demais profissionais da saúde e idosos com idade inferior a 67 anos, seguimos aguardando a chegada de mais vacinas e o direcionamento por parte da Sesap. O município não tem autorização para utilizar as segundas doses como primeira sob risco da imunização não ser eficaz".

#Saúde 03/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Em uma semana, Secretaria de Saúde de Caicó vacinou 2.902 idosos contra o novo coronavírus

A Secretaria Municipal de Saúde conseguiu imunizar entre os dias 29 de março e 01 de abril, 2.902 idosos com idades entre 67 e 74 anos. De acordo com a apoiadora técnica, Jardênia Noronha, todos os idosos dessa faixa foram imunizados. As equipes de Saúde atuaram em 10 salas de vacinação instaladas nas quatro regiões da cidade, além da zona rural, de forma itinerante.

"Foi uma semana intensa de trabalho e muito produtiva. Se algum idoso não recebeu a vacina, não precisa se preocupar, pois, nos próximos dias, vai ser imunizado", disse Jardênia.

Na próxima semana, as ações de vacinação continuam. A faixa etária a ser vacinada ainda não está clara, pois está se aguardando o envio de nota técnica da Sesap. "Estamos aguardando novas vacinas. Recebemos um comunicado dando conta de que novas doses estão chegando no final de semana. Não sabemos ainda a quantidade de doses e para qual faixa etária são destinadas, mas a Sesap vai nos passar essa informação", confirmou.

Com relação aos questionamentos sobre a quantidade de doses disponíveis em Caicó que aparecem no site RN + Vacina, ela disse que está tranquila. "Não estamos estocando vacinas. As que temos, são de 2ª dose, ou seja, foram destinadas para isso, inclusive serão aplicadas na próxima semana".

#Saúde 25/03/2021 GABINETE DO PREFEITO Feira Livre de Caicó terá mais proteção contra o coronavírus a partir deste sábado

A Prefeitura de Caicó, através da Vigilância Sanitária e Epidemiológica, continua intensificando o trabalho de combate e prevenção ao Covid-19 na Feira Livre, através de ações educativas em saúde.

"Um trabalho conjunto das secretarias de Infraestrutura, Saúde e Tributação, com apoio da Polícia Militar, possibilitará uma ampliação do espaço na Avenida Olegário Vale, para que as bancas se distanciem umas das outras, em 1,5m, tornando a área de maior circulação de pessoas com menores chances de aglomeração e assim, oferecendo uma maior segurança", explica o Coordenador de Vigilância Sanitária e Epidemiológica de Caicó, Jackson Santos.

Desde ontem (24), o local vem sendo organizado para receber os feirantes neste novo formato. Quatro barreiras sanitárias estarão montadas para a população realizar a desinfecção com álcool 70% e aferição de temperatura, além da orientação acerca da obrigatoriedade do uso correto da máscara. No interior do espaço, serão instalados lavatórios para higienização, assim como a presença de sinalização que indique o distanciamento entre o cliente e o feirante.

As medidas têm como objetivo, garantir a realização das estratégias sanitárias, alinhar o trabalho que vem sendo desenvolvido pelas forças de segurança e a logística para o cumprimento das normas e medidas do Decreto Municipal.

Serviço

Em casos de dúvida, telefone da Vigilância Sanitária para esclarecimentos: 999710510. Instagram: @vigilanciasanitariacaico.

#Saúde 15/03/2021 GABINETE DO PREFEITO Prefeito anuncia 1.800 tomografias para pacientes com indicação do exame em atendimento no Centro Covid-19

Em entrevista nesta sexta-feira (12), no programa Cidade Alerta, da 102,7 FM, o prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, anunciou que está implantando o serviço de tomografia para os pacientes que procuram o Centro Covid19.

"Na próxima semana, nós vamos credenciar uma empresa para contratar 1800 tomografias de tórax. Com isso, os pacientes que precisarem, não dependerão exclusivamente do Sistema de Regulação e do Hospital Regional. A prefeitura, através da Secretaria de Saúde, vai ofertar esse serviço", anunciou.

Outra medida, será a implantação de uma área onde os profissionais irão atuar de forma educativa quanto a fisioterapia.

"Nesse momento, é importante que todos saibam o quanto é importante a fisioterapia respiratória. A Covid-19 acometendo uma pessoa, ela abala sensivelmente os pulmões e com essa atividade é imprescindível na recuperação dos pacientes", disse o Dr. Tadeu.

#Saúde 06/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caicó: Feira Livre conta com medidas de segurança sanitária no combate ao Covid-19

A Prefeitura de Caicó continua intensificando o trabalho de combate e prevenção ao Covid-19 na Feira Livre. As medidas têm como objetivo, garantir a realização das estratégias sanitárias, alinhar o trabalho que vem sendo desenvolvido pelas forças de segurança e a logística para o cumprimento das normas e medidas do Decreto Municipal.

"As pessoas deverão entrar com máscara, passarão por uma barreira sanitária de desinfecção com álcool 70, e também, pela aferição de temperatura, para que a gente possa diminuir a taxa de transmissibilidade na realização da feira livre", explica o Coordenador de Vigilância Sanitária e Epidemiológica de Caicó, Jackson Santos.

Os pontos de comercialização devem ser montados, de modo a respeitar o distanciamento, entre uma estrutura e outra. Todos os feirantes deverão realizar os procedimentos de higienização orientados pela equipe municipal de saúde/vigilância sanitária, com intuito de prevenir a proliferação do Coronavírus.

#Gestão 02/03/2021 GABINETE DO PREFEITO Covid-19: Prefeitura de Caicó publica decreto com novas restrições

O prefeito de Caicó, Dr. Tadeu assinou o Decreto 856/2021, que determina novas medidas para evitar o contágio pelo novo coronavírus. A vigência é de 15 dias a partir de sua publicação nesta terça-feira (02).

Entre as determinações, está a que proíbe a venda de bebida alcoólica para consumo em bares, restaurantes, quiosques, lanchonetes, lojas de conveniências e similares. Esses estabelecimentos poderão vender bebida alcoólica através do serviço de entrega domiciliar ou mediante retirada, impreterivelmente até 22h.

O Decreto, também, permite o serviço de delivery de alimentos, mesmo após as 22 horas.

Com relação ao funcionamento de Igrejas, templos e afins, esses podem abrir, mas, seguindo as medidas sanitárias e não ultrapassar os 50% da capacidade de ocupação, quatro vezes por semana em cultos coletivos. Aos fiéis é recomendado o distanciamento e o uso de máscaras. No local, deve ser disponibilizado álcool a 70% em dispenser ou colaborador para higienizar as mãos das pessoas que adentram o estabelecimento religioso.

Também está determinada a suspensão das aulas presenciais das unidades das redes pública municipal e privada de ensino, incluindo instituições de ensino superior, podendo manter o ensino remoto.

As escolas e instituições de ensino fundamental das séries iniciais e do ensino infantil poderão funcionar em sistema híbrido ou por meio remoto, conforme a escolha dos pais ou responsáveis.

#Saúde 02/03/2021 GABINETE DO PREFEITO Dr. Tadeu sugere Centro de Covid fora do Hospital Regional para internação de pacientes com sintomas moderados
#Saúde 01/03/2021 GABINETE DO PREFEITO Após reunião, prefeitos do Seridó encaminham apelo ao Governo do Estado por ampliação de leitos Covid em Caicó

O prefeito de Caicó/RN, Dr. Tadeu, participou neste domingo (28), de reunião virtual com prefeitos de cidades da região Seridó, para tratar sobre ações conjuntas visando reduzir os impactos do aumento dos casos de Covid-19.

Um dos resultados foi a elaboração de ofício solicitando à governadora Fátima Bezerra o aumento dos leitos Covid em Caicó, a ampliação de serviço para atendimento de pessoas com sintomas leves da doença e o envio de mais vacinas para imunizar a população.

A preocupação do prefeito Dr. Tadeu e dos demais gestores é com o aumento dos casos e a pouca quantidade de vacinas que estão sendo disponibilizadas para imunizar a população.

"Em Caicó, a demanda tende a aumentar nas próximas semanas, haja vista o que mostram os números e, com isso, corremos o risco de não ter leitos suficientes para atender a demanda. Por isso, estamos, juntos, encaminhando um apelo ao governo do estado para tentar solucionar essas questões", disse Dr. Tadeu.

Participaram da reunião, além do Dr. Tadeu, os prefeitos, Odon Jr (Currais Novos), Samuel Souto (Ouro Branco), Serginho (Serra Negra do Norte), Fernando Bezerra (Acari), Luciano Santos (Lagoa Nova), Inácio Macedo (Tenente Laurentino Cruz), Ivanildinho (Timbaúba dos Batistas) e Joaquim de Medeirinho (Cruzeta).

#Saúde 27/02/2021 GABINETE DO PREFEITO Em entrevista, Dr. Tadeu confirma recebimento de novas doses de vacina contra a Covid-19

Em entrevista ao radialista Marcos Dantas, no programa Panorama 95, na 95 FM, nesta sexta-feira (26), o prefeito Dr. Tadeu, confirmou que a cidade de Caicó recebeu 2060 doses de vacinas contra o Covid-19, desde o início das distribuições e que hoje chegaram a mais, 970.

Até agora, foram vacinados 1490 profissionais de saúde, 50 idosos institucionalizados, 253 idosos acima de 75 anos e 221 idosos acima de 90 anos.

Com as novas doses, o grupo a ser imunizado é de idosos de 85 a 90 anos e depois os com idade entre 80 e 85 anos.

O Dr. Tadeu disse que na semana passada entregou ofício ao Secretário da Sesap, Cipriano Maia, onde apelou para "que fossem vacinados de imediato, os profissionais de saúde haja vista Caicó ter mais de 3 mil pessoas atuando na área em hospitais, pronto-socorros, universidades como a UERN e a UFRN, IU Ursap, Clínicas Particulares, consultórios odontológicos, entre outros". Sobre essa questão, o prefeito disse que recebeu um feedback da Sesap garantindo que Caicó terá uma remessa extra para vacinar os profissionais de saúde.

#Gestão 09/02/2021 GABINETE DO PREFEITO Por causa da pandemia, prefeitura de Caicó publica decreto e ponto facultativo no carnaval está suspenso

A exemplo do Governo do Rio Grande do Norte, e de cidades de todo o estado, o prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, publicou nesta tarde de segunda-feira, 8, decreto sobre o carnaval 2021.

"Na semana passada, nos reunimos com a PM, artistas locais, Casa do Empresário e ficou decidido que não vamos fechar comércio, nem bares, mas todos sabem que a pandemia está ai e precisamos ter consciência disso", afirmou o prefeito de Caicó.

Sobre feriado no carnaval, afirmou: "estão suspensos os pontos facultativos na segunda, terça e quarta de carnaval. É vida normal do ponto de vista administrativo", disse o prefeito.

Dr. Tadeu comentou o decreto do governo do estado do RN: "o decreto autoriza a Polícia Militar a fiscalizar em relação a aglomerações ou o que possa trazer riscos para a população", afirmou.

O prefeito lembrou que a Associação dos Municípios do Seridó, presidida pelo prefeito de Timbaúba dos Batistas, Ivanildindo Albuquerque, já deu ciência que todos os prefeitos vão ter essa mesma conduta: "não podemos ter aglomeração e aumentar o número de casos. Apesar de termos diminuído o número de casos e atendimentos, desde que lançamos o decreto em Caicó, o Brasil ainda tem mais de mil mortes por dia. Repito: o retrato de Manaus não pode ser repetido nos demais estados", advertiu Dr. Tadeu.

E finalizou otimista: "precisamos manter essa queda de infectados em Caicó, para quando a vacina chegar a gente possa ter a nossa vida, quem sabe a nossa Festa de Santana sendo realizada ainda este ano", afirmou o prefeito de Caicó.

#Saúde 02/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Covid-19: Secretaria de Saúde de Caicó conclui vacinação de idosos em instituições de longa permanência

A vacinação contra o novo coronavírus em idosos que estão em instituições de longa permanência em Caicó, foi concluída. Ao todo, 45 pessoas foram imunizadas.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Evaneide Nóbrega, os idosos alcançados nessa etapa de vacinação residem no Abrigo Pousada do Idoso, Residência Terapêutica, Casa da Caridade e Abrigo Dispensário Professor Pedro Gurgel.

"Estamos trabalhando com muita responsabilidade para imunizar as pessoas contra a Covid-19 dentro do cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde. Neste primeiro momento, tivemos que vacinar os idosos e graças a Deus, deu tudo certo. Vamos seguir com a vacinação dos profissionais de saúde", disse Evaneide.

Foram registrados casos em que a pessoa não aceitou ser vacinada. Um deles foi na Casa da Caridade e outro, no Abrigo Pedro Gurgel. Ambos assinaram termo de responsabilidade por causa da recusa.

"Essa situação dos idosos que se recusaram, não teve jeito. Nós insistimos muito, mas eles preferiram não se vacinar. Porém, tiveram que assinar um documento se responsabilizando diante da decisão tomada", relata.

Outra situação registrada no Pedro Gurgel, foi que mais 4 idosos não tomaram a vacina, 3 deles por já ter tido Covid-19, e outro, porque, estava com sintomas da doença.

A Secretaria de Saúde de Caicó já recebeu da Sesap, 1.540 doses das vacinas CoronaVac e Aztraneca, tendo ainda em estoque, 552.

#Saúde 02/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Após 15 dias de publicação de Decreto, Caicó teve queda de mais de 41% de novos casos de Covid-19 e diminuição de óbitos
#Saúde 21/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Médicos que atendem pacientes com Covid-19 em Caicó já estão sendo vacinados
#Saúde 21/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Servidores do Hospital Regional Telecila Freitas Fontes recebem vacina contra a COVID-19

O trabalho de vacinação de quem atua na linha de frente do enfrentamento da Covid-19 em Caicó está a todo vapor.

Sem perder tempo, a orientação do município é agilizar: "queremos finalizar essa aplicação o mais rápido possível", declara o prefeito de Caicó, Dr. Tadeu.

Médicos, como Dr. Silvio Santos, enfermeiros, técnico em enfermagem, receberam a primeira dosagem nesta quinta-feira, 21.

#Saúde 19/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Dr. Tadeu abre vacinação imunizando enfermeira, filha da primeira caicoense morta por Covid-19

Às 18h desta terça-feira (19), a enfermeira Gabriela Macedo, foi a primeira caicoense a receber a vacina contra o novo coronavírus, em ato realizado na frente do Hospital Regional Telecila Freitas Fontes.

O prefeito Dr. Tadeu, foi quem aplicou o imunizante em Gabriela, inclusive, ela foi escolhida pois sua mãe, Maria das Graças Bezerra, "Gracinha da Unicat", como era conhecida, foi a primeira pessoa que morreu com Covid-19, em Caicó, em maio de 2020.

"Nossa equipe escolheu o Hospital Regional para fazer a primeira dose da vacina, porque aqui foi e, é, o grande centro de tratamento de Covid-19, da região Seridó. Outro motivo é a profissional de saúde que também atua aqui, ela que teve sua mãe morta por causa dessa doença terrível, sendo ela a primeira vítima em Caicó, então, esse é um momento simbólico e de esperança para a população", disse.

A enfermeira, Gabriela Macedo, disse que "estava muito feliz e emocionada, pois, depois de tantas mortes, tantas perdas, agora, chegou a esperança. Minha mãe faleceu logo no início da pandemia e não teve a oportunidade de alcançar a vacina, mas, com certeza, ela está feliz por termos conseguido", relata. Ela aproveitou para pedir à população que acredite na vacina. "Imunização é sempre bem vinda. Eu digo que tomem a vacina, porque, por mais que se pegue futuramente o Covid, não vai ter chance de chegar a casos graves".

O diretor do Hospital Regional do Seridó, Caio Dantas, falou sobre esperança de dias melhores, com vitória sobre o Covid-19. "A vacina, é uma possibilidade de vencer essa guerra que estamos travando há tanto tempo. Esse é um momento que representa esperança acima de tudo. Com esse ato simbólico a gente apenas deu um primeiro passo rumo a vitória", comentou.

A partir desta quarta-feira (20), equipes da Secretaria de Saúde de Caicó, estão percorrendo as unidades de saúde e abrigos para fazer a imunização dos profissionais de saúde. Ao todo, serão aplicadas 750 doses da CoronaVac.

#Saúde 19/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Primeira caicoense a ser vacinada será enfermeira que perdeu sua mãe para Covid-19

Primeira caicoense a ser vacinada será enfermeira que perdeu sua mãe para Covid-19

A primeira caicoense a ser vacinada com a Coronavac será a enfermeira Gabriela Macedo. O ato acontecerá nesta terça (19), às 18 horas no Hospital Regional do Seridó.

Gabriela é filha Maria das Graças Bezerra, conhecida como Gracinha da Unicat, primeira vítima do Coronavírus em Caicó no dia 22 de maio de 2020.

#Saúde 05/08/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Município vai publicar novo decreto até sexta-feira com novas restrições no enfrentamento ao Covid-19

O prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata), confirmou que a prefeitura de Caicó vai publicar um novo decreto até a próxima sexta-feira (07) e que vai trazer novas restrições no combate ao Covid-19 (o novo Coronavírus).

Entre as medidas, confira algumas normas e restrições do novo decreto do município de Caicó:

.O comércio abrirá de meio dia às 17h

.A Feira livre será de quarta a domingo

.Barreiras nas entradas da cidade para fiscalização de veículos interestaduais com possibilidade de alguns não entrarem na cidade.

.Fiscalização redobrada em supermercados

.Diminuição para 100 pessoas na Ilha de Sant'Ana nos horários atuais.

.Vigilância e polícia intensificando fiscalização

.Os Bancos terão que usar medidor de temperatura para verificar a temperatura das pessoas.

.As academias diminuirão o fluxo das pessoas.

.Os restaurantes e a praça da Alimentação diminuirão a quantidade de mesas.

.Não vai poder ter filas em nenhum local do município de Caicó.

#Saúde 29/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde abre credenciamento de instituições para realização de testagem COVID-19

A Comissão Permanente de Licitação da Secretaria Municipal de Saúde do Município de Caicó/RN, designada pela Portaria nº 073/2020, torna público que realizará a contratação de Instituições Médicas, Hospitalares e Laboratoriais para realização de exames Sorologia quantitativa para COVID-19 (Detecção IgM e IgG), para o controle e enfrentamento do Coronavirus (COVID-19) no município de Caicó - RN, por INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO, com fundamento no Artigo 25, caput, da Lei nº 8.666/93.

Os interessados deverão apresentar DOCUMENTAÇÃO PARA CREDENCIAMENTO no período 21 de julho de 2020 a 20 de julho de 2021, das 07:00 às 13:00 h, na Secretaria Municipal de Saúde, Sala de Licitação, situada na Rua Homero Alves, s/n, Bairro Vila do Príncipe.

A íntegra do Edital e seus anexos estão disponíveis no site oficial do Município de Caicó: www.caico.rn.gov.br. Mais informações pelo e-mail: licitacaosms@hotmail.com.

#Saúde 23/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Caicó realiza campanha educativa na mídia no enfrentamento ao Coronavírus

A prefeitura municipal de Caicó está realizando uma campanha educativa, através de publicidade de utilidade pública, englobando as rádios, carro de som e redes sociais, procurando prestar esclarecimentos à população para que a mesma possa fazer a sua parte no combate da pandemia do novo Coronavírus.

Manter-se informado é essencial para que se evite a propagação do Covid-19, sendo a conscientização da população um passo importante para a prevenção. Neste contexto atual da pandemia, a responsabilidade não é só pessoal, mas de ordem coletiva.

Em relação aos recursos recebidos pela prefeitura para o combate ao Coronavírus, o Município de Caicó vem utilizando de forma transparente e com resultados expressivos, o que garantiu a nota máxima recebida pela terceira vez do Ministério Público do Rio Grande do Norte nos gastos públicos em relação aos investimentos de combate ao Covid-19 e outras áreas da gestão municipal.

#Administração 15/07/2020 SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO Prefeito Batata avalia reunião do Comitê de Covid-19 e destaca os avanços do Município no combate ao Coronavírus

O Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus esteve reunido na terça-feira (14), no auditório do Centro Administrativo, com a presença de vários segmentos representativos do Município de Caicó.

Em entrevista à imprensa, o prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata), destacou que na reunião foi feita uma análise do atual momento vivenciado pela pandemia na cidade e enfatizou que a prefeitura vem atuando através de suas equipes para o enfrentamento do Covid-19, com ações concretas. Batata citou a implantação do Centro de Referência de Combate ao Coronavírus, onde o atendimento é realizado de segunda a sábado, das 7h30 às 17h30, no prédio onde funcionou a Unimed, na Rua Otávio Lamartine e vem atendendo uma média de 40 pessoas por dia, contribuindo para desafogar o atendimento nas UBS em relação ao Covid-19.

"Nesse Centro, nós temos médicos, técnicos e enfermeiros e tem a medicação se o paciente assim desejar. Também afirmamos que Caicó vem cumprindo o plano de contingência elaborado e apresentado as autoridades do Rio Grande do Norte", afirmou Batata. O prefeito disse aos presentes na reunião que a validade do atual decreto municipal vai até o dia 18 de julho e confirmou uma reunião extraordinária do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, na próxima terça-feira (21), para avaliar os números dessa semana.

"Pedimos a conscientização da população em relação ao enfrentamento ao Coronavírus. Não basta decreto por decreto, restrição por restrição. Que as pessoas evitem aglomerações, continuem usando a máscara e observando o distanciamento social", ressaltou o prefeito Batata.

#Saúde 15/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde realiza 100 testes rápidos de Covid-19 em três estabelecimentos de idosos em Caicó

Em mais uma ação de enfrentamento ao Coronavírus, a prefeitura de Caicó, através da secretaria municipal de Saúde, realizou nesta terça-feira (14) cerca de 100 testes rápidos de Covid-19 em três estabelecimentos que abrigam os idosos na cidade. O detalhe é que no Abrigo Dispensário Pedro Gurgel, em Caicó, 36 idosos testaram negativo para a Covid-19.

Em entrevista à imprensa, o prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata), destacou que essa testagem rápida está sendo concluída nesta terça-feira, onde o teste também foi feito com os cuidadores e os profissionais que trabalham nas referidas instituições.

"Dos 100 testes aplicados, até o momento, todos testaram negativo, aguardando apenas o resultado de 12 testes e que deve sair até amanhã de pessoas que trabalham em uma dessas instituições. É uma notícia importante, pois são pessoas do grupo de risco", disse o prefeito Batata.

#Saúde 07/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Coronavírus: Prefeitura de Caicó abre Unidade de Referência de Sintomáticos Respiratórios

Na segunda-feira (06), o munici´pio de Caicó inaugurou uma Unidade de Refere^ncia de Sintomáticos Respirato´rios no Centro da cidade. A unidade conta com me´dicos, enfermeiras e te´cnicos de enfermagem, um profissional de apoio e um ASG com atendimentos de segunda a sexta das 7h às 17h e já está funcionando no prédio que já funcionou a UNIMED, na Rua Otávio Lamartine.

Nessa unidade serão realizados Testes ra´pidos, Atendimentos a pacientes sintoma´ticos respirato´rios, Notificac¸o~es de casos e orientac¸o~es sobre Covid-19.

De acordo a Técnica da secretaria municipal de Saúde, Redianne Medeiros, o Centro de Referência para o Enfrentamento da Covid-19 é mais um serviço que vem se somar as unidades básicas de Saúde e ao Hospital Regional do Seridó para o atendimento de pacientes com sintomas respiratórios suspeitos de Covid-19.

O Centro de Referência é do tipo 1, segundo a portaria do Ministério da Saúde e vai funcionar de segunda a sábado, no município de Caicó, sendo que de segunda a sexta, o horário será das 7 às 19 horas, com intervalo entre meio-dia e 14 horas e no sábado, o funcionamento será das 7 às 19 horas.

O intuito do Centro de Referência de Covid-19 é dar uma retaguarda e reforçar o atendimento com pacientes de sintomas respiratórios leves que já são atendidos nas UBS. A estrutura conta com uma sala de acolhimento, um consultório médico, um consultório de enfermagem, uma sala de coleta de SWAB (serão 60 testes por semana para quem se enquadra no protocolo de teste de SWAB), sala de isolamento com três poltronas para oxigênio e terapia e monitoramento do paciente e uma sala para realização de testagem rápida.

Em entrevista à imprensa, a secretária municipal de Saúde, Débora Costa, falou sobre o projeto do Centro de Referência de Covid-19.

"Quando nós pensamos no Centro de Referência foi para tentar tirar um pouco a lotação das nossas unidades de saúde para que elas voltassem a ter os atendimentos normais que a população precisa. O prefeito Batata aceitou custear o projeto com recursos do Município de Caicó e para a nossa surpresa, o Ministério da Saúde passou a custear os centros de Covid-19. Colocamos o projeto no Ministério da Saúde e em menos de uma semana, o projeto foi credenciado e o Município vai receber 60 mil reais mensais para ajudar na viabilidade do Centro e a prefeitura dará sua contrapartida, pois as despesas ultrapassam o montante que será repassado pelo Ministério", disse a secretária Débora Costa.

"Queremos agradecer a todos que estão engajados nesse projeto do Centro de Referência de Covid-19, sendo mais uma ação concreta da gestão no enfrentamento ao Coronavírus e que trará um atendimento de qualidade para a nossa população", afirmou o prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata).

#Saúde 30/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeito destaca a chegada de novos respiradores e anuncia para o dia 06 o novo serviço de saúde de combate ao Covid-19

O Município de Caicó continua atuante no enfrentamento da pandemia do COVID-19 (o novo Coronavírus) e nesta terça-feira (30), o prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata) demonstrou a sua satisfação com a chegada de 5 novos respiradores mecânicos do Governo Federal para o Hospital Regional do Seridó e na próxima semana chegarão mais 5 e com isso, a estrutura passa a contar com 40 respiradores.

De acordo com Batata, essa ação irá garantir que Caicó possa ter leitos suficientes para atender a demanda da região do Seridó e até mesmo está à disposição de outras regiões do estado, caso haja necessidade de leitos de UTI.

O prefeito Batata também fez questão de lembrar que no próximo dia 06 de julho, a prefeitura de Caicó, através da secretaria municipal de Saúde vai abrir uma Unidade de Refere^ncia de Sintomáticos Respirato´rios no centro da cidade, no prédio da antiga Unimed.

O atendimento será de segunda a sexta das 8h às 17h e sábados e domingos das 8h às 13h, com a participação de médicos, enfermeiras e técnicos da saúde. Nessa unidade serão realizados os seguintes servic¸os: Testes ra´pidos, Atendimentos a pacientes sintoma´ticos respirato´rios e Notificac¸o~es de casos e orientac¸o~es sobre Covid-19.

#Saúde 30/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeito Batata avalia reunião do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Covid-19 nesta terça-feira

Nesta terça-feira (30), o Comitê Municipal de Enfrentamento ao Covid-19 esteve reunido no auditório do Centro Administrativo e recebeu membros do Comitê Regional, através da diretora do Hospital Regional do Seridó, a Drª Maura Sobreira, além de representantes da UFRN, UERN, técnicos da secretaria municipal de Saúde e membros das Igrejas, Conselho Municipal de Saúde, academias e outros segmentos e instituições da cidade.

"Nós debatemos a situação de momento da pandemia do Coronavírus em Caicó, com o aumento de internações no Hospital Regional, o aumento de casos de Covid-19, mas os números que foram apresentados constatam que Caicó e o Seridó ainda têm a menor de mortalidade do Rio Grande do Norte", afirmou Batata. Ele enfatizou que Caicó tem 23% de taxa de mortalidade enquanto outros hospitais passam de 60%, O prefeito ressaltou ainda que há uma preocupação em relação a esse avanço do Covid-19, mas há informações de que a transmissibilidade do vírus começou a diminuir.

Em relação a reabertura das academias, o prefeito Batata anunciou que está prevista para o dia 06 de julho, com todo o monitoramento das equipes da saúde e dos técnicos. Um novo decreto deverá ser publicado até a próxima semana.

"Nos próximos dias, a gente vai se reunir com representantes de bares e restaurantes para ver os projetos que eles têm, pois vão começar a flexibilizar também e com responsabilidade, com números e dados e um bom diálogo, nós chegaremos ao consenso", disse Batata.

#Saúde 25/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Caicó vai abrir mais uma unidade de saúde para atender casos de coronavírus

O munici´pio de Caicó abrirá uma Unidade de Refere^ncia de Sintomáticos Respirato´rios no Centro da cidade no dia 01 de julho.

Nessa unidade serão realizados os seguintes servic¸os:

* Testes ra´pidos

* Atendimentos a pacientes sintoma´ticos respirato´rios

* Notificac¸o~es de casos e orientac¸o~es sobre Covid-19.

A unidade contara´ com 2 me´dicos, 2 enfermeiras e 2 te´cnicos com atendimentos de segunda a sexta das 7h às 17h e vai funcionar no Prédio que já funcionou a UNIMED.

"A iniciativa de abrir essa unidade é para que as UBS's voltem a atender a populac¸a~o em suas necessidades dia´rias com qualidade e que os pacientes sintoma´ticos possam tambe´m receber um atendimento adequado para seu caso", disse Débora Costa, Secretária de Saúde.

Para a felicidade do Prefeito Robson de Araújo (Batata) e da Secretária de Saúde Débora Costa, o município teve esse serviço credenciado pelo Ministério da Saúde, e com isso o Projeto que foi inicialmente idealizado pelo município contará agora também com o apoio do Ministério da Saúde. Com até dois meses, o Prefeito Robson de Araújo já pensa em ampliar esses serviço de 5 dias para 7 dias, para que todos os dias da semana, a população possa ter acesso a esse serviço.

#Saúde 18/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE IBOPE confirma terceira etapa da pesquisa sobre o COVID-19 em Caicó

A cidade de Caicó vai receber nos dias 21, 22 e 23 de junho, a equipe do IBOPE para a terceira etapa da pesquisa "Evolução da Prevalência da Infecção por COVID-19 no Brasil: estudo de base populacional".

A pesquisa é coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e executada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE). No Rio Grande do Norte apenas três cidades recebem os pesquisadores do IBOPE: Natal, Mossoró e Caicó. A pesquisa é realizada em três fases para conhecer a proporção de casos de coronavírus na população.

De acordo com o prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata), os entrevistadores do IBOPE estarão acompanhados com as equipes de saúde do Município de Caicó. A pesquisa não tem custos para o Município de Caicó e durante a entrevista, a equipe do IBOPE também realiza testes rápidos de COVID-19 com as pessoas selecionadas.

#Administração 11/06/2020 SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO Caicó recebe nota máxima do Ministério Público em transparência com gastos do COVID-19

A Prefeitura de Caicó atingiu a nota máxima na avaliação do Ministério Público do RN dentro do quesito transparência com os gastos do COVID-19. O Município de Caicó, através da gestão Robson de Araújo (Batata) vem desenvolvendo um trabalho dinâmico em relação ao enfrentamento da pandemia causada pelo COVID-19 (o novo Coronavírus), onde vem investindo os recursos com transparência e o trabalho de Caicó é referência atualmente no Rio Grande do Norte.

O portal da Transparência do Município de Caicó foi avaliado por um sistema criado pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), que acompanha a aplicação dos recursos de forma emergencial nas prefeituras do Estado, sendo que Caicó alcançou até o momento a nota máxima que é 400 pontos.

O detalhe é que o Portal de Transparência de Caicó atendeu todos os parâmetros avaliados pelo Sistema Confúcio. Criado pelo MPRN, o Sistema foi desenvolvido para verificar os Portais de Transparência dos Municípios, de forma automatizada e perene, acompanhando a execução orçamentária especialmente dos gastos com ações de serviço de saúde e de combate ao novo coronavírus (Covid-19). A ferramenta foi pensada e implementada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) e pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias do Patrimônio Público (Caop-Patrimônio).

O prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata) e a equipe da secretaria de Saúde também vêm prestando contas das ações com transparência do COVID-19 nas redes sociais e através de outros veículos de comunicações, incluindo as rádios e TV. "É com satisfação que recebemos essa nota máxima através do Ministério Público do RN e isso mostra que o Município está no caminho certo com as ações concretas de combate ao novo Coronavírus, onde criamos um comitê municipal de enfrentamento ao COVID-19 e mantemos um diálogo permanente com a população, mostrando a transparência através desse trabalho que é feito com muita dedicação por parte de toda a nossa equipe", disse o prefeito Batata.

#AssistênciaSocial 09/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL Serviços de Convivência fazem adaptações e realizam trabalhos na atual pandemia

Em Caicó, antes da pandemia do Coronavírus, os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV, realizavam encontros semanais com os grupos, sendo estes de crianças de 6 a 12 anos, adolescentes de 12 a 17 anos e 9 meses, grupos de idosos e grupos de mães, responsáveis e aberto a comunidade, sendo este uma vez por mês.

Com a chegada da pandemia na região e a paralisação de todas as atividades, foi pensado inicialmente em atividades remotas com a pessoa idosa, já que a grande maioria tem acesso a celulares com Wattsapp e Internet e participam de grupos de Wattsapp, tornando assim uma comunicação mais fácil. Os grupos de idosos, além dos encontros semanais nos grupos de serviços na Zona Norte e na Zona Oeste, também tinham um encontro semanal na Ilha de Sant'Ana e o tradicional forró do idoso uma vez por semana também.

Semanalmente nos grupos de Whatsapp é postada a atividade semanal, em forma de vídeo e depois eles dão o retorno postando fotos e vídeos das produções dos seus trabalhos. Os kits foram preparados e entregues de casa em casa, com todos os cuidados tomados.

Os trabalhos tiveram como objetivo a conscientização quanto a prevenção contra o coronavírus, atividades de reciclagem, atividades de terapia ocupacional, produção de vídeos do cotidiano dos idosos em tempo de pandemia e ensaio do coral, mesmo que a distância, trabalho esse realizado pelo oficineiro de música.

#Administração 08/06/2020 SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO Município de Caicó publica decreto que dispõe sobre novas medidas de contenção da pandemia do Novo Coronavírus

O Município de Caicó publicou o decreto Nº 780, de 05 de junho de 2020 que dispõe sobre novas medidas de contenção do avanço da pandemia do Novo Coronavírus, regula o funcionamento de atividades comerciais essenciais e não essencias e dá outras providências.

https://bit.ly/379Wo6K

#Saúde 05/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caicó recebeu a equipe do IBOPE para sequência da pesquisa sobre o COVID-19

A cidade de Caicó recebeu mais uma vez uma equipe do IBOPE para dar sequência a pesquisa "Evolução da Prevalência da Infecção por COVID-19 no Brasil: estudo de base populacional".

A pesquisa é coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e executada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE). No Rio Grande do Norte apenas três cidades recebem os pesquisadores do IBOPE: Natal, Mossoró e Caicó.

De acordo com o prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata), a pesquisa será realizada nos dias 04, 05 e 06 de junho e os entrevistadores do IBOPE estarão acompanhados com as equipes de saúde do Município de Caicó. "Isso faz parte de uma parceria com o Ministério da Saúde e essa pesquisa não tem custos para o Município. Durante a entrevista, a equipe do IBOPE também vai fazer testes rápidos de COVID-19", disse o prefeito Batata.

#Saúde 03/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria Municipal de Saúde emite comunicado sobre a realização da pesquisa sobre o COVID-19

A Secretaria Municipal de Saúde de Caicó/RN vem a público comunicar que está ciente da realização da pesquisa intitulada "Evolução da Prevalência da Infecção por COVID-19 no Brasil: estudo de base populacional", coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e executada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE).

A pesquisa acontecerá entre os dias quatro a seis de junho de 2020 no município.

#Saúde 23/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE BOLETIM COVID-19 | 23/Maio de 2020

A Secretaria Municipal de Saúde vem através desta informar a confirmação de DOIS novos casos positivos para COVID-19, 23/05/2020, totalizando TRINTA E UM casos confirmados no município.

Trigésimo caso: Homem de 49 anos, sem sintomas, em isolamento domiciliar, com comorbidade, residente na zona oeste diagnosticado por PCR em HRS.

Trigésimo primeiro caso: Mulher de 73 anos, sem sintomas, em isolamento domiciliar, com comorbidade, residente na zona sul, diagnosticada por PCR em HRS.

Esclarecemos que pacientes que encontram-se sem sintomas no momento, procuraram a Unidade Básica de Saúde ou a Urgência do Hospital Regional do Seridó no em momento que apresentavam alguma sintomatologia e por isso foram notificados e tiveram a indicação de coleta de exames, e apesar de não estarem com sintomas no momento da liberação do resultado positivo, permanecem em isolamento e em monitoramento pela secretaria de saúde.

Explicamos ainda que os casos suspeitos aumentam com as notificações diárias e diminuem com a saída de resultados de exames negativos e término do isolamento de 14 dias. Reafirmamos a orientação das pessoas ficarem em casa e manter o distanciamento social, além da adoção de todas as medidas de caráter preventivo como a etiqueta respiratória, uso de máscaras se precisar sair de casa e a higienização das mãos com água e sabão e/ou álcool a 70%.

Caso apresente sintomas respiratórios orientamos buscar a sua equipe de saúde da família e em caso de desconforto respiratório buscar a urgência do Hospital Regional do Seridó!

#AssistênciaSocial 21/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL Secretaria de Assistência Social desenvolve várias ações durante a pandemia do COVID-19

Em Caicó, a Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS) tem desenvolvido várias ações em seus serviços durante a Pandemia do COVID-19 (Coronavírus).

Período de execução das ações (Março - Maio):

• Articulação com a Rede Intersetorial e Socioassistencial;

• Reunião de equipe para planejamento;

• Criação e acompanhamento pela equipe técnica da Instituição de Abrigamento Provisório para População em situação de Rua;

• Elaboração de Campanhas Virtuais em em parceria com outras instituições;

• Atendimento psicossocial das Proteções Sociais Básica e Especial (PSB e PSE) pelos serviços do CRAS e CREAS;

• Acompanhamento das famílias referenciadas pelo CRAS e pelo CREAS;

• Atendimento pelo Cadastro Único em forma presencial, sendo agendamento feito por telefone e com número reduzido de fichas por dia;

• Visitas domiciliares;

• Acompanhamento online ao Grupo de Idosos do Serviço de Convivência eFortalecimento de Vínculos (SCFV), incluindo ações de prevenção ao COVID-19;

• Escuta e orientação via Teleatendimento;

• Concessão de Benefício Eventual (BE) as famílias em situação de vulnerabilidade;

• Orientação e esclarecimento sobre a prevenção ao COVID-19.

Lembrando sempre que, as ações citadas acima estão sendo realizadas seguindo as recomendações da OMS e os Decretos Governamentais e Municipais.

#Saúde 20/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Comitê Municipal avalia e discute novas ações em Caicó no enfrentamento ao COVID-19

O prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata), participou da reunião do Comitê de Enfrentamento ao COVID-19 (o novo Coronavírus), na terça-feira (19), no plenário da Câmara Municipal de Caicó, com a presença de vereadores, secretários municipais e outros representantes da sociedade caicoense.

Ao falar na abertura da reunião, o prefeito Batata destacou que o trabalho do IBOPE que esteve em Caicó realizando uma pesquisa sobre o COVID-19 e procedimentos com testes rápidos para alguns setores da população vai continuar em mais duas etapas. "Recebemos a primeira equipe e dentro de quinze dias, a outra equipe volta a Caicó e quinze dias depois será realizada mais uma rodada da pesquisa sobre o COVID em Caicó", afirmou Batata. O prefeito ainda lembrou que na terça-feira, o município de Caicó começou a fazer testes rápidos de COVID com os cuidadores de idosos do Abrigo, agentes de segurança do presídio Pereirão e educadores do CEDUC, seguindo a cartilha do Ministério da Saúde.

"O Município de Caicó comprou 1.000 testes rápidos, sendo que inicialmente recebemos 50 e depois mais 950 e vamos nos preparar para uma nova demanda. Ainda recebemos 800 testes rápidos do governo do Estado e antes 160 testes. Seguindo todos os critérios do governo federal, Ministério da Saúde e secretaria estadual de Saúde, nós começamos a testar no Município de Caicó", afirmou Batata. O prefeito enfatizou que tomou decisões no enfrentamento ao COVID-19 sempre procurando acertar e que está agindo com base em números, dados e prevenção.

#Administração 20/05/2020 SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO Prefeito Batata agradece ao governo federal a liberação de recursos para o Estado para o enfrentamento do Covid-19

O prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata) destacou nesta terça-feira (19) que o governo federal liberou recursos para o Seridó para a implantação de novos leitos para o Hospital Regional do Seridó e para a Escola de Medicina de Ciências Médicas da UFRN em Caicó.

Batata enfatiza que o governo federal analisou o Plano de Contingência de Enfrentamento ao COVID-10 elaborado na região do Seridó, sendo considerado um dos melhores do Nordeste. Os recursos serão enviados para o Governo do Estado que será responsável pela instalação das novas UTIs, sendo 28 para o Hospital Regional e 14 para a Escola Multicampi de Ciências Médicas.

O Hospital Regional do Seridó vai receber 4 milhões e 32 mil reais e a Escola Multicampi de Ciências Médicas da UFRN receberá 2 milhões e 16 mil reais.

#Administração 14/05/2020 SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO Município de Caicó publica novo decreto com novas medidas de enfrentamento ao Covid-19

O prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata), através do Decreto 769 de 14 de maio de 2020, informa sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção em todo território municipal, regulamenta a utilização do espaço público Ilha de Sant'Ana, determina a suspensão das atividades comerciais não essenciais, aplica novas recomendações as atividades desenvolvidas na Feira Livre e Açougue Público, prorroga a suspensão das atividades escolares até 31 de maio de 2020, e dá outras providências.

Pelo Decreto, fica determinada a obrigatoriedade da utilização de máscaras de proteção facial, a partir da publicação deste Decreto, em todos os espaços públicos, vias públicas, equipamentos de transporte público coletivo e estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços no âmbito do Município de Caicó, sem prejuízo das recomendações de isolamento social e daquelas expedidas pelas autoridades sanitárias. Art.

O complexo turístico Ilha de Sant'Ana passa a funcionar com as seguintes restrições:

I- o espaço passa a ser disponibilizado ao público, diariamente, incluindo-se os finais de semana e feriados, no horário compreendido entre as 04h00Min às 08h00min, e das 16h00min às 21h00min.

II- a utilização do espaço fica restrita a 120 pessoas simultaneamente. Na entrada principal do complexo, cada pessoa receberá uma ficha, para fins de controle, a qual deverá ser devolvida ao Fiscal no momento da saída, oportunizando, assim, que outro tenha acesso ao local.

III- fica proibida toda e qualquer atividade física desenvolvida em grupo, com mais de duas pessoas, no interior da Ilha de Sant'Ana.

IV- fica proibida toda e qualquer atividade física desenvolvida no ginásio poliesportivo Antenor Salvino - Nonozão, bem como nas quadras de areia existentes no complexo, onde se praticam esportes como Vôlei e Futevôlei. Parágrafo único- a disposição do Art. 1° deste Decreto aplica-se aos usuários da Ilha de Sant'Ana.

Em relação a Feira Livre, mantem-se os termos do Decreto 761, de 24 de abril de 2020, reforçando que esta poderá ocorrer de segunda a domingo, das 03h00min às 11h00min, observados os seguintes critérios de padronização de montagem e operacionalização, quanto ao atendimento ao público consumidor:

I - referente às feiras realizadas aos sábado, as "bancas" deverão ser montadas no dia anterior (sexta-feira), no período compreendido entre as 14h00min até 00h00min, com acompanhamento de uma equipe técnica do Município de Caicó que fará a indicação do espaço correto para montagem de cada "banca", sendo terminantemente proibida a modificação do espaço físico após a 00h00min, inclusive a montagem de novas "bancas";

II - aos sábados, haverá controle de entrada e saída de consumidores, permitindo-se simultaneamente até 200 (duzentas) pessoas no espaço correspondente à feira livre mediante o recebimento de fichas, estando os acessos localizados:

a) dois acessos localizados no cruzamento da Rua Olegário Vale com a Av. Dr. Carlindo Dantas;

b) um acesso localizado no cruzamento da Rua Olegário Vale com a Av. Rio Branco;

c) um acesso localizado no cruzamento da Av. Seridó com a Rua Generina Vale;

d) um acesso localizado no cruzamento da Av. Seridó com a Rua Augusto Monteiro; III - instalação de até 02 (duas) "bancas" por família, admitindo-se a presença de apenas 02 (dois) feirantes por banca, que poderão ser, permissionários, familiares, empregados ou colaboradores;

IV - espaçamento mínimo de 02 (dois) metros entre cada conjunto de 02 (duas) bancas, mantendo sempre uma distância mínima de 1,5m dos clientes;

V - proibição de consumo no local e degustação de alimentos, a fim de evitar a disseminação do vírus nos utensílios e alimentos servidos, bem como evitar aglomeração;

VI - proibição de venda e consumo de bebidas alcóolicas no interior do espaço definido para funcionamento da feira livre;

VII - vedação a instalação de bancas, barracas e similares fora da área definida pelos fiscais da prefeitura;

VIII - os feirantes deverão adotar condições de higiene e asseio, bem como realizar a limpeza e higienização das bancas, utensílios e produtos comercializados;

IX - atendimento pelos feirantes aos consumidores com distanciamento razoável e do lado interno de sua respectiva banca;

X - disponibilização pelos feirantes de produtos de higienização do tipo álcool em gel 70% para os consumidores;

XI - fica proibida a participação de feirantes na condição de gestante e/ou lactante, dos maiores de 60 anos e os acometidos de comorbidades ou doenças crônicas.

As atividades desenvolvidas no interior do Açougue Público de Caicó/RN mantém as restrições elencadas no Art. 2° do Decreto 750/2020, ratificado pelo Decreto 757/2020, dispondo que:

I - todos os comerciantes deverão realizar os procedimentos de higienização orientados pela equipe municipal de saúde/vigilância sanitária, objetivando a prevenção da proliferação do coronavírus (COVID-19);

II - haverá limitação de 02 (dois) comerciantes por box, atendendo ao público;

III - haverá limitação de 10 (dez) clientes simultaneamente no interior do Açougue Público;

IV - haverá fiscalização por parte do Município de Caicó/RN, quanto ao cumprimento das determinações elencadas no presente Decreto;

V - em relação as filas, recomenda-se a distância mínima de 02(dois) metros entre as pessoas, evitando sempre que possível o contato físico e a conversa próxima, tudo isso com o intuito de evitar a contaminação pelo coronavírus.

Mantém-se suspenso por tempo indeterminado o funcionamento de todos os restaurantes, lanchonetes, praças de alimentação, praças de food trucks, bares e similares, conforme determinou o Decreto 757/2020.

Os estabelecimentos de que trata o caput poderão funcionar exclusivamente para entrega em domicílio e como pontos de coleta.

A suspensão de que trata o caput não se aplica a bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos congêneres que funcionem no interior de hotéis, pousadas e similares, desde que os serviços sejam prestados exclusivamente a hóspedes e que sejam observadas as recomendações da autoridade sanitária de distanciamento mínimo de 1,5 m (um metro e meio) entre as mesas e de até 4 (quatro) cadeiras por mesa

Está suspenso o funcionamento de toda e qualquer atividade exercida por pessoa jurídica de direito privado, pelo prazo de 10 dias, ressalvadas as seguintes exceções, tidas como atividades essenciais:

I - serviços de supermercados;

II - farmácias;

III - padarias

IV - borracharias;

V - Lojas de aviamentos, cujo comercializem matéria prima para confecção de máscaras de proteção e demais equipamentos de proteção individual;

VI - postos de Combustíveis;

VII - lojas de peças e oficinas mecânicas;

VIII - postos de lavagem de veículos;

IX - pet shops / Farmácias veterinárias X - consultórios odontológicos;

XI - serviços de telefonia e internet;

XII - serviços bancários e casas lotéricas XIII - atividades e serviços relacionados à imprensa;

XIV - atividades de representação judicial e extrajudicial, assessoria e consultoria jurídicas exercidas pelas advocacias públicas, relacionadas à prestação regular e tempestiva dos serviços públicos;

XV - produção, distribuição, comercialização e entrega, realizadas presencialmente ou por meio do comércio eletrônico, de produtos de saúde, higiene, alimentos, bebidas não alcoólicas e de materiais de construção ou reforma;

As pessoas jurídicas de direito privado de que desenvolvem as atividades não essenciais poderão praticá-la desde que o cliente busque os bens/produtos na parte exterior da loja/espaço, ou pela modalidade delivery (entrega no domicílio do cliente) sendo vedado o ingresso do particular no interior do estabelecimento comercial.

A partir da publicação deste Decreto, está suspenso fluxo de pessoas no interior do Mercado Público de Caicó/RN, ressalvados os permissionários e seus funcionários, equipes de segurança e limpeza.

Aplica-se a disposição do Art. 7° deste Decreto aos comerciantes instalados no interior do Mercado Público, podendo o permissionário realizar a entrega do bem/produto na parte externa do Mercado, ou pela modalidade delivery.

Ao permissionário que optar pela manutenção da atividade, pela modalidade descrita no Art. 7° deste Decreto, deverão obedecer o limite máximo de 02 (dois) comerciantes por box, conforme determinam os Decretos 750/2020 e 757/2020.

Ficam suspensas as atividades escolares presenciais nas unidades da rede pública e privada de ensino, no âmbito do ensino infantil, fundamental, médio, superior, técnico e profissionalizante, até o dia 31 de maio de 2020.

Este Decreto entra em vigor a partir da sua publicação (14 de maio de 2020), revogando-se as disposições em contrário.

#Administração 06/05/2020 SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO Comitê Municipal realiza reunião e novas ações serão anunciadas em relação à pandemia do COVID-19

Nesta terça-feira (05), o Comitê Municipal de Enfrentamento ao Covid-19 (Coronavírus) esteve reunido no Centro Administrativo, com a presença dos secretários municipais, técnicos da Saúde, representantes da Câmara Municipal de Caicó, através dos vereadores Odair Diniz, Alisson Jackson, Erinaldo Lino e Lobão Filho e segmentos dos evangélicos.

Em entrevista ao repórter Roberto Medeiros, o Coordenador da Defesa Civil de Caicó, Emmanuel Sabino, disse que a reunião foi proveitosa, onde foram debatidas informações importantes, algumas mudanças no quadro ou instabilidades, além de debater as melhores opções para se trabalhar no enfrentamento do Coronavírus. A reunião também discutiu sobre a reabertura dos templos religiosos.

Já o vereador Odair Diniz, externou sua preocupação na questão de outras regiões insistirem em enviar pacientes suspeitos de COVID para Caicó, onde a cidade está em um controle bem elaborado e graças ao trabalho do comitê com a prefeitura de Caicó e demais municípios e governo do Estado. "Na parte do COVID, o Município de Caicó mais uma vez é modelo e está de parabéns. Agora, as outras regiões não se organizaram e o governo do Estado não conduziu o processo e que venha procurar o comitê de Caicó para levar os exemplos. Cada região tem que cuidar da sua população e dos seus casos de COVID", salientou Odair Diniz.

Em entrevista à imprensa, a Procuradora Geral do Município de Caicó, Rosemária Azevedo, enfatizou que na reunião, o comitê viabilizou algumas questões em relação aos decretos. Rosemária ainda conclamou o apoio da população em relação ao enfrentamento da pandemia do Coronavírus. "Vamos emitir outros decretos flexibilizando alguns setores e outros não, para que a população tome consciência de que o isolamento social não acabou, inclusive nos próximos dias vão sair vários resultados dos testes rápidos que foram feitos em pessoas que estão sendo consideradas como suspeitas de COVID em Caicó", afirmou Rosemária. A Procuradora também anunciou que o Município de Caicó vai publicar um novo decreto impondo as restrições para o funcionamento das Igrejas em Caicó.

#Administração 29/04/2020 SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus realiza reunião e define novas ações em Caicó

Na terça-feira (28), o prefeito de Caicó, Robson de Araújo ((Batata) coordenou a reunião do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Covid-19 (Coronavírus), com a presença dos secretários municipais e representantes da Câmara Municipal de Caicó, através dos vereadores Odair Diniz, Lobão Filho, Alisson Jackson e Erinaldo Lino.

Na ocasião, a técnica da secretaria municipal de Saúde, Redianne Medeiros fez uma explanação do Plano Municipal de Enfrentamento ao Covid-19 que está pronto para ser executado em Caicó no combate ao Coronavírus. Redianne também atualizou as informações sobre o trabalho que a gestão municipal vem realizando com relação as ações no enfrentamento a pandemia do Coronavírus em Caicó.

O Município vai publicar um novo decreto, onde serão emitidas informações sobre o uso da máscara em estabelecimentos comerciais e outros locais públicos da cidade e novas medidas que serão divulgadas para conter o avanço do Coronavírus na cidade.

"A reunião foi muito proveitosa e agradecemos a todos que integram o comitê municipal e que estão focados em fazer o melhor para o bem de toda a população de Caicó nesse trabalho de combate ao novo Coronavírus", destacou o prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata).

#Administração 06/04/2020 GABINETES Prefeito Batata participa de reunião do Comitê de Crise do Seridó frente ao Coronavírus em Caicó

O prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata) foi convidado pela gerente da IV URSAP, Cordélia Maria, para uma reunião do Comitê de Crise do Seridó frente à pandemia de COVID-19, que será realizada na sede da Escola Multicampi de Ciências Médicas da UFRN, nesta segunda-feira (06), a partir das 9h30.

Na reunião, haverá a apresentação/discussão do Plano Regional de Contingência para o Enfrentamento da Infecção Humana do novo Coronavírus (SARS-Cov-2) da região do Seridó.

O convite foi direcionado para os prefeitos de Caicó, Currais Novos e Presidentes da Associação dos Municípios do Seridó Oriental (AMS) e Associação dos Municípios do Seridó Ocidental (AMSO). O Secretário Adjunto da SESAP-RN, Petrônio Spinelle, participará da reunião via videoconferência.

#Administração 24/03/2020 SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO Prefeito Batata anuncia medidas na vídeoconferência do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Corona

O Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus realizou a primeira reunião na manhã de segunda-feira (23), na Escola Multicampi de Ciências Médicas da UFRN, em Caicó, com a presença do prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata), secretários municipais, representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, entidades empresariais, sendo que a reunião também contou com outras autoridades em videoconferência, com membros do Hospital Regional do Seridó, UERN e outros setores do município.

A reunião teve o objetivo de ampliar o comitê e já tomar decisões para os próximos dias em relação ao Coronavírus.

Em entrevista à imprensa, o prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata) destacou que não é hora de pânico, mas de união. "Existe um temor muito grande, principalmente das pessoas que lidam diretamente na área de saúde que querem parar os serviços e isso não pode acontecer. Os gestores estão tomando medidas duras, pois precisamos de um exército nas ruas a partir de agora, já que teremos uma campanha de vacinação contra a gripe para várias pessoas", disse o prefeito Batata.

Na entrevista, o prefeito Batata já adiantou algumas medidas e que serão confirmadas em decreto a ser publicado pelo Município. A prefeitura vai remanejar 300 mil reais da Cessão Onerosa que seriam usados para reformar praças públicas e que serão investidos na área de saúde (compra de EPIS, insumos, entre produtos que serão detalhados). A partir desta terça-feira (24), o Açougue Público de Caicó ficará fechado por 15 dias, mas os marchantes podem trabalhar por Delivery. O Município de Caicó também recomenda que os salões de beleza se organizem e façam agendamento de clientes para evitar aglomerações.

.

Batata disse que na reunião surgiu a proposta de discutir com o governo do Estado, a ideia de transformar o Hospital do Seridó para receber casos que não são ligados ao Coronavírus (internações clínicas e cirúrgicas, atendimento para gestantes e pediatria) e transformar o Hospital Regional do Seridó em um centro para atender toda a demanda somente do Coronavírus.

Batata também pediu aos proprietários de Vans que fazem a linha para Caicó que diminuam o número de pessoas por viagem e que possam fazer a higienização do veículo e das pessoas que estão chegando.

O prefeito Batata agradeceu a posição do diretor da Escola Multicampi de Ciências Médicas da UFRN, George Dantas de Azevedo, que colocou a estrutura do prédio da Faculdade de Medicina à disposição do Município para liberar leitos para cuidar das pessoas infectadas por algumas doenças.

"Nós vamos vencer essa luta, mas é preciso a união de todos. Vamos ficar em casa e aprender com tudo isso, ter mais solidariedade, olhar mais um para o outro e somar forças. Em breve, vamos fazer uma grande campanha de arrecadação de alimentos, pois vem aí uma situação social muita delicada e outras medidas serão tomadas e anunciadas no momento certo", afirmou Batata.

#Saúde 21/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeito Batata anuncia reunião do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Covid-19 nesta segunda

Em entrevista neste sábado (21) na 95 Rural FM de Caicó, o prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata), confirmou que na próxima segunda-feira (23), o Comitê vai se reunir a partir das 9 horas da manhã, na Escola Multicampi de Ciências Médicas da UFRN. Batata confirmou que a reunião será para ampliar o comitê e já tomar decisões para os próximos dias em relação ao Coronavírus.

O Comitê é composto pelo Coordenador ou responsável pela Vigilância Epidemiológica do Município, o qual presidirá o Comitê; Secretário ou Representante da Secretaria Municipal de Saúde; Secretário ou Representante da Secretaria Municipal de Educação; Secretário ou Representante da Secretaria Municipal de Assistência Social; Chefe de Gabinete ou Representante do Gabinete do Prefeito; Procurador ou Representante da Procuradoria do Município; VII - Médico Infectologista da Secretaria Municipal de Saúde; Coordenador de defesa civil. O prefeito Batata destacou que o Município pretende ampliar a participação dos segmentos na composição do Comitê e vai convidar também representantes da Sociedade Civil, Igrejas, CDL, Câmara Municipal de Caicó, Associação de Idosos, Associações Rurais, além de Universidades.

Ainda na entrevista, o prefeito Batata confirmou que o Mercado Público de Caicó passará 15 dias com as portas fechadas, a partir de segunda-feira (23).

"Nós não podemos tomar todas as decisões ao mesmo tempo, pois pode parar o país e virar um caos, Esse é um momento muito difícil que o mundo enfrenta e que nós não podemos fugir da realidade e vamos enfrentar com muita coragem, determinação e força, os problemas que vão surgindo em relação ao Coronavírus", disse o prefeito Batata.

#Saúde 20/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Município de Caicó publica decreto criando o Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus

O prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata) está informando que através do Decreto Nº 746 de 19 de março de 2020, fica criado o Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus - COVID-19, com o objetivo de estabelecer e divulgar ações de prevenção à transmissão do vírus.

O Comitê será composto pelos seguintes membros: Coordenador ou responsável pela Vigilância Epidemiológica do Município, o qual presidirá o Comitê; Secretário ou Representante da Secretaria Municipal de Saúde; Secretário ou Representante da Secretaria Municipal de Educação; Secretário ou Representante da Secretaria Municipal de Assistência Social; Chefe de Gabinete ou Representante do Gabinete do Prefeito; Procurador ou Representante da Procuradoria do Município; VII - Médico Infectologista da Secretaria Municipal de Saúde; Coordenador de defesa civil.

O prefeito Batata anunciou ainda que o Município pretende ampliar a participação dos segmentos na composição do Comitê e vai convidar também representantes da Sociedade Civil, Igrejas, CDL, Associação de Idosos, Associações Rurais, além de Universidades.

O Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus - COVID19, se reunirá diariamente e/ou conforme avaliação de necessidade, para avaliar as ações em conjunto com a Secretaria de Saúde e articular e avaliar as ações e fluxos presentes no Plano de Enfrentamento e Contingência para a doença.

O Comitê de enfrentamento será responsável ainda, por subsidiar o Gestor Municipal, para tomadas de decisões em âmbito Municipal que se fizerem e se acharem necessárias a prevenção e enfrentamento da disseminação do COVID - 19 em Caicó.

#Saúde 19/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeito Batata oficializa criação do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus (COVID-19)

O prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata) está oficializando nesta quinta-feira (19), o decreto para criar o Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus - COVID 19. O objetivo é estabelecer e divulgar ações de prevenção a transmissão do vírus.

O prefeito Batata participou de uma reunião de emergência nesta manhã, com a presença dos secretários e representantes de outros setores da gestão municipal, no gabinete da prefeitura, diante de alguns fatos que estão acontecendo e anunciou que o Município está organizando um novo decreto com base em um novo decreto do Governo do Rio Grande do Norte, onde serão tomadas medidas com relação ao Poder Público Municipal.

#Administração 19/03/2020 SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO Prefeito reúne secretários e discute Plano de Contingenciamento para o Enfrentamento ao Coronavírus

Nesta quarta-feira (18), o prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata), reuniu os secretários no Centro Administrativo e discutiu sobre o Plano de Contingenciamento Municipal para o Enfrentamento do Covid-19. O Plano está nos ajustes finais e deverá ser publicado ainda esta semana.

O Município de Caicó também prepara um novo decreto, onde será formado um comitê de crise para o enfrentamento e a prevenção ao Coronavírus, com a presença de membros das secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, Gabinete, Procuradoria e Defesa Civil.

Em entrevista à imprensa, a secretária municipal de Saúde, Débora Costa, destacou que o Município de Caicó está trabalhando ativamente em busca de soluções no tocante ao combate ao Coronavírus.

Já a técnica da secretaria municipal de Saúde, Redianne Medeiros, ressaltou que o plano de Contingência foi finalizado, onde consta os fluxos de atendimento em situações de casos suspeitos de Coronavírus, além dos fluxos de coleta de amostras. "O plano norteia um pouco do enfrentamento e do funcionamento dos fluxos dos nossos serviços de saúde vinculados a secretaria de Saúde frente a um caso suspeito ou até mesmo confirmado de Coronavírus", afirmou Redianne Medeiros.

#Saúde 17/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretária Débora Costa destaca medidas de prevenção ao Coronavírus na área de saúde em Caicó

Em Caicó, a secretária municipal de Saúde, Débora Costa, participou na segunda-feira (16) do Programa Município em Ação e destacou o atual trabalho desenvolvido na pasta da Saúde.

Ao falar sobre as medidas que a secretaria municipal de Saúde vai tomar em relação ao combate ao Coronavírus, Débora Costa, ressaltou que a equipe técnica da secretaria de Saúde está construindo o plano de contingência e vai abranger como se dará os cuidados nas Unidades Básicas de Saúde, qual o fluxo da vacinação da gripe, além do fluxo de coleta de exames para saber se a pessoa está ou não com Coronavírus. Serão agendadas capacitações para os enfermeiros e também será formado um comitê municipal de crise, além de emitir uma nota municipal de orientação das repartições públicas.

"Estamos planejando com a equipe técnica para que a gente tome essas decisões e comece a trabalhar nossa população e nossos profissionais", afirmou a secretária Débora Costa. Como diretora dos municípios de pequeno porte de todo o Brasil, a secretária Débora Costa, esteve na semana passada no Rio de Janeiro, onde participou de uma reunião na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). "Lá, foram mostradas várias ações que os municípios precisam fazer em relação ao Coronavírus, sendo o Estado o nosso principal condutor dessa política do Coronavírus", destacou Débora Costa.

#Saúde 16/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Município de Caicó suspende Forró dos Idosos e 17ª Copa Seridó de Futsal em prevenção ao Coronavírus

O prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata) confirmou que o Município decretou nesta segunda-feira (16) Estado de Atenção em Caicó e anunciou algumas medidas de prevenção ao Coronavírus.

Pelo decreto ficam suspensas pelos próximos 30 dias atividades como o Forró dos Idosos, que aglomera um grande número de pessoas idosas, além da 17ª Copa Seridó de Futsal, que reuniria 61 equipes com centenas de pessoas no ginásio Nonozão, na Ilha de Sant’Ana, com início previsto para o dia 31 de março.

O prefeito Batata ainda ressaltou que hoje a reunião que estava marcada para acontecer em Natal com o governo do Estado e prefeitos não vai mais acontecer no formato que estava programado. Batata disse que vai aguardar novas recomendações das autoridades de saúde do estado e do País em relação ao Coronavírus.

www.caico.rn.gov.br
Emitido dia 29/04/2024 às 18:13:47