CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Agricultura 28/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Caicó: Com assinatura da ordem de serviço obra de construção do Mercado da Carne é iniciada

O prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, assinou nesta segunda-feira (28), a ordem de serviço da obra do Mercado da Carne, que será erguido no lugar do açougue público, localizado na Avenida Seridó, no centro da cidade.

A obra, que será executada pela empresa WB Empreendimentos, Serviços e Comércio Eireli ME, vai custar cerca de 1 milhão e 800 mil reais e deve ficar pronta em 1 ano. Os recursos são oriundos de emenda parlamentar do deputado federal João Maia.

"O prédio do açougue tinha inúmeros problemas, tanto na estrutura física, como na estrutura elétrica. Quando pensamos na reforma, os engenheiros avaliaram que seria impossível. Na verdade, seria necessária a demolição do prédio e construção de um novo. É o que vamos fazer. Conseguimos os recursos com articulação do nosso vice-prefeito Toinho Santiago e aceite de João Maia que destinou a emenda. Agora, a empresa já está trabalhando com todas as licenças necessárias", disse.

O prefeito ainda anunciou que vai trabalhar junto com sua equipe para que a outra obra que vai ser complementar à do Mercado da Carne, que é a Alameda Gastronômica, fique pronta de forma concomitante.

Os recursos já estão garantidos e serão repassados como emenda impositiva. Por isso, vai começar em breve.

#Agricultura 27/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Ordem de serviço da obra do Mercado da Carne de Caicó será assinada nesta segunda (28)

A ordem de serviço da obra do Mercado da Carne de Caicó será assinada na manhã desta segunda-feira (28), a partir das 09h30min pelo prefeito Dr. Tadeu. O evento acontece em frente ao Açougue Público, localizado no centro da cidade e contará com a presença do deputado federal, João Maia, que direcionou emenda parlamentar de R$ 1,9 Mi para a obra.

A empresa responsável será a WB Empreendimentos, Serviços e Comércio Eireli ME.

"O espaço que é almejado há tempos pela população dará mais dignidade para aqueles que comercializam os produtos, a exemplo da carne de sol que é reconhecida nacionalmente pelo seu sabor inigualável", disse o prefeito Dr. Tadeu.

Outra informação importante foi repassada pelo prefeito. Enquanto a obra está sendo executada, os marchantes, durante a semana, utilizarão a tenda da agricultura familiar, na Avenida Olegário Vale. No sábado, dia de feira em Caicó, eles ficarão em bancas na extensão da Avenida Seridó.

#Agricultura 21/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Perfuração de poços transforma realidade de moradores de comunidades rurais de Caicó

A perfuração de poços artesianos vem transformando a realidade de várias pessoas nas comunidades rurais de Caicó. Neste domingo (20), o prefeito Dr. Tadeu, ao lado do presidente da Câmara, Ivanildo do Hospital, do empresário Jobson e Juninho, estiveram nos sítios Caridade, Riachão e Inês Velha, que já contam com água de boa qualidade.

Para seu Joca de Eloi, morador do sítio Caridade a melhoria chegou em boa hora, uma vez que ele andava uma longa distância em busca da água para manter atividades básicas de subsistência.

"Antes esperávamos vários dias o carro pipa passar para termos o abastecimento garantido ou eu tinha que andar várias léguas para pegar a água numa cacimba. Hoje eu poço contar com água de boa qualidade aqui pertinho da minha casa e fazer o queijo que complementa a minha renda", destacou.

O prefeito Dr. Tadeu explicou que a ação foi viabilizada graças a uma parceria com a Funasa, com recursos do deputado federal João Maia, que está junto na luta para transformar e melhorar a vida do caicoense. Além de melhorar a qualidade de vida, a chegada dos poços nas comunidades representa a perspectiva de mais investimentos e o fim de um período sombrio de dificuldades. Além disso, contribui também para o fortalecimento da agricultura familiar e de outros produtos que chegam nas mesas das famílias caicoenses", disse.

#Agricultura 25/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO 50ª Exposição Agropecuária do Seridó começa nesta sexta em Caicó

A cidade de Caicó (RN) sedia nos próximos dias 26, 27 e 28 de maio, a 50ª Exposição Agropecuária do Seridó.

O evento acontece no Parque de Exposições Monsenhor Walfredo Gurgel e vai ter cerca de 3 mil animais, entre bovinos, caprinos e ovinos, expostos, com um volume de negócios estimado em R$ 6 milhões.

Dentro da programação, acontecerá o Leilão Seridó Terra do Leite, que é organizado e promovido pela EM Leilões e conta com animais de alto valor genético da Emparn.

Além do leilão, a programação inclui exposição de animais, julgamento de raças, torneio leiteiro, visitação de estandes, apresentações culturais e shows.

A Prefeitura de Caicó está à frente do evento juntamente com a Secretaria Estadual de Agricultura e associações de criadores.

O Prefeito, Dr. Tadeu, comentou que está trabalhando com a Secretaria Municipal de Agricultura, para entregar uma das maiores exposições dos últimos anos.

"Nós teremos aqui em nossa cidade, uma das maiores exposições agropecuárias. Estamos completando 50 anos de sua realização e não poderíamos deixar de fazer uma comemoração a altura. Teremos, animais, negócios sendo feitos, leilões, nossa comida regional, além dos shows de nomes importantes da música. Então, traga sua família e vamos participar da grande exposição agropecuária de Caicó", disse o prefeito Dr. Tadeu.

PROGRAMAÇÃO

QUINTA (25)

7h - Entrada dos animais

SEXTA (26)

7h - Torneio Leiteiro

17h - Exposição de Estandes

18h - Abertura oficial

20h - Show Michele Andrade | Brasas do Forró | Hugo e Heitor

SÁBADO (27)

7h - Torneio Leiteiro

8h - Início do julgamento de caprinos e ovinos

19h - Leilão Seridó Terra do Leite

20h - Show Waldonys | Rodolfo Lopes | Placillio Diniz

22h - Show com Geraldão e banda

DOMINGO (DIA 29)

8h - Continuação de julgamento e classificação de caprinos e ovinos

12h - Término do evento

#Festa 18/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Exposição Agropecuária do Seridó completa 50 anos e Prefeito de Caicó anuncia programação com premiação de 70 mil reais

O prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, anunciou nesta terça-feira (18), a realização da 50ª Expo Seridó - Exposição Agropecuária do Seridó, de 25 a 28 de maio de 2023.

O evento acontece tradicionalmente no Parque de Exposição Monsenhor Walfredo Gurgel, em Caicó, e neste ano, terá 70 mil reais em prêmios para Ovinos, Caprinos, Pista de Julgamento e Torneio Leiteiro, com emenda ainda destinada pelo deputado estadual Vivaldo Costa.

"A Prefeitura de Caicó fechou parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Associação Canguru e RN FOODS Distribuidora de Alimentos, e isso resultou num evento que vai reunir, além da parte de negócios no setor agropecuário, uma programação de entretenimento com excelentes nomes da nossa música", declarou o prefeito de Caicó.

A referida programação musical, consta:

Sexta: 26 de maio

- Michele Andrade

- Brasas do Forró

- Hugo e Heitor

Sábado: 27 de maio

- Waldonys

- Rodolfo Lopes

- Placillio Diniz

#Agricultura 19/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Secretaria de Agricultura de Caicó abre novas inscrições para o projeto Agro Sertão

A Secretaria de Agricultura de Caicó (RN), está com inscrições abertas para o 2º Ciclo do Projeto Agro Sertão que é uma iniciativa do Instituto Riachuelo que visa fortalecer a cadeia produtiva do algodão no Rio Grande do Norte, com ações que vão desde o campo, por meio do incentivo do cultivo agroecológico, até a indústria têxtil e o artesanato local.

A Embrapa Algodão é parceira do projeto, com a missão de capacitar agricultores e técnicos para a construção de um sistema de produção agroecológico no território do Seridó, RN.

Os interessados em participar devem procurar, no período de 24 a 28 de outubro, das 07h às 13h, a sede da Secretaria de Agricultura, localizada ao lado da Emater, na zona leste de Caicó.

O projeto ainda tem a realização da Embrapa Algodão, Sebrae com total adesão da Prefeitura Municipal de Caicó.

#Agricultura 19/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Curral da Prefeitura é violado e 17 animais que foram apreendidos em via pública são soltos de forma criminosa
#Agricultura 14/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Ministro Rogério Marinho anuncia chegada de máquinas para a zona urbana e rural
#Agricultura 13/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Prefeitura inicia corte de terra de agricultores que aderiram ao projeto do plantio de algodão do Instituto Riachuelo
#Agricultura 23/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Ministro Rogério Marinho garantiu a Dr. Tadeu que até dezembro entrega retroescavadeira hidráulica para Prefeitura
#Agricultura 14/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Secretário de Agricultura de Caicó fala na Rádio Rural de Caicó sobre abastecimento, estradas e Feira do Gado

O secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Lucas Dutra, concedeu entrevista a radialista Suerda Medeiros, na Rádio Rural 102.7 FM, na manhã desta segunda-feira (13). O titular da pasta respondeu sobre ações da secretaria.

Lucas Dutra elencou as dificuldades encontradas no início do ano, momento em que assumiu o cargo e se deparou com um cenário desolador: "a frota de veículos estava completamente sucateada, mas a gestão tem feito o possível pra contornar a situação", afirmou. Mesmo diante dos empecilhos, o corte de terra pôde ser realizado a tempo do período chuvoso no sertão.

O secretário também destacou a ensilagem, processo de corte da forragem: "o processo de ensilagem é de extrema importância para os produtores, pois essa é a forma mais correta e barata de armazenar comida para os animais pra época mais seca", disse.

Com relação ao abastecimento de água para as comunidades rurais, Lucas garantiu que o fornecimento está sendo distribuído pelo setor responsável da pasta com o auxílio do 1º Batalhão de Engenharia e Construção, através da Operação Carro-Pipa: "a baixa incidência de chuvas na região diminui a reserva de água nas comunidades e estamos trabalhando para atender toda a demanda", falou.

Já no tocante a recuperação de estradas pela zona rural, o secretário não escondeu que o maior desafio é o maquinário escasso: "no momento, duas frentes seguem sendo revitalizadas: nas adjacências do Samanaú até o sítio Batentes e a interligação da Nova Olinda com a Barra da Espingarda pela lateral do açude Itans", relatou.

Por fim, Lucas Dutra falou sobre a abertura da Feira do Gado no Parque de Exposições Agropecuárias Monsenhor Walfredo Gurgel: "Foram 40 dias ininterruptos de trabalho para que pudéssemos consolidar a transferência da tradicional feira, que tem tendência de crescimento em virtude destas novas instalações", concluiu.

#Empreendedorismo 12/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Prefeito de Caicó inaugura 1ª Feira do Gado no Parque de Exposições, numa parceria com o governo do RN

O prefeito de Caicó (RN), Dr. Tadeu, deu o pontapé inicial na nova Feira do Gado, realizada no Parque de Exposições Monsenhor Walfredo Gurgel, na zona leste da cidade. Com isso, a feira foi retirada das ruas do centro, onde ocorreu por décadas, prejudicando comerciantes e moradores do setor.

No primeiro dia da feira no novo local, mais de 24 currais foram movimentados com animais para serem negociados. Para o prefeito, isso é começar com o pé direito. "A geração de negócios será boa o suficiente para os criadores de Caicó e da região. Vamos movimentar essa feira e torná-la ainda maior. Eu estou muito feliz e por poder viabilizar esse projeto que era sonhado desde 2013. Passaram as gestões e não fizeram o projeto acontecer e nós fizemos", disse.

Em sua fala, na solenidade de abertura, o prefeito destacou ainda a parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Agricultura, na pessoa de Guilherme Saldanha, titular da pasta, que esteve no evento. "Foram muitas as reuniões, vencemos toda a parte burocrática e agora estamos concretizando. O governo da professora Fátima Bezerra cedeu a administração do parque para a Prefeitura e com isso foi possível agir e preparar tudo para trazer a feira para esse espaço", afirmou o prefeito.

O prefeito fez questão de dizer que a luta para viabilizar a Feira do Gado, no novo espaço, foi coletiva. Ele agradeceu a sua equipe na prefeitura, do apoio do poder legislativo e do próprio Guilherme Saldanha, que abraçou a ideia.

O secretário estadual de agricultura, Guilherme Saldanha, disse que "foi uma alegria encontrar no prefeito Dr. Tadeu, o parceiro para viabilizar o projeto. Era inadmissível que uma feira, que já acontecia há décadas, prejudicando as pessoas, continuasse como era. O parque tem uma estrutura fantástica e precisava ser aproveitado. Essa feira não será só de Caicó. Será da região", destacou o secretário.

#Gestão 10/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Produtores e população de Caicó agora terão Parque de Exposição para comercializar animais

O prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, juntamente com o secretário de Agricultura, Lucas Dutra, estiveram no Parque de Exposições Agropecuárias Monsenhor Walfredo Gurgel, na manhã desta sexta-feira (10), acompanhando a limpeza e as melhorias nos currais e galpões do local que sediará a tradicional feira do gado a partir deste sábado (11).

O espaço onde os animais eram comercializados foi transferido do cruzamento da Rua Marinheiro Manoel Inácio com Avenida Seridó para o Parque de Exposições, localizado às margens da BR-427, zona leste da cidade.

De acordo com o prefeito Dr. Tadeu, era necessário que a referida feira fosse transferida para um lugar mais amplo e estruturado, de modo a não obstruir as ruas centrais da cidade, no momento de sua realização.

"Essa é uma ação que vai beneficiar a população e os produtores que agora terão um espaço adequado para a comercialização dos animais", disse o gestor. O referido Parque teve sua administração cedida para a Prefeitura Municipal de Caicó pelo Governo do Estado.

Para o secretário de Agricultura, Lucas Dutra, a tendência da tradicional feira é crescer, em virtude das novas instalações: "Um anseio de bastante tempo para os pecuaristas da região e apreciadores da atividade do campo", acrescentou o titular da pasta.

#Gestão 02/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Em decreto, prefeito de Caicó transfere feira do gado para o Parque de Exposições Monsenhor Walfredo Gurgel

Foi publicado na tarde desta quinta-feira (02), o Decreto 899/2020, que transfere a tradicional feira do gado da Rua Marinheiro Manoel Inácio e Avenida Seridó, em Caicó (RN) para o Parque de Exposições Agropecuárias Monsenhor Walfredo Gurgel, localizado às margens da BR-427, zona leste da cidade.

O prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, que assinou o decreto, destaca que era necessário que a referida feira fosse transferida para um lugar mais amplo e estruturado, de modo a não obstruir as ruas centrais da cidade, quando da sua realização.

O referido Parque teve sua administração cedida para a Prefeitura Municipal de Caicó pelo Governo do Estado.

#Empreendedorismo 29/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Queijeiros artesanais de Caicó podem receber assistência técnica gratuita por 2 anos
#Agricultura 24/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Prefeitura leva água de boa qualidade para comunidades rurais com perfuração de 5 poços

As ações em favor das famílias que moram na zona rural de Caicó, avançam cada vez mais na gestão do prefeito Dr. Tadeu. Neste domingo (23), ele esteve junto com o seu secretário de agricultura, Lucas Dutra, acompanhando de perto a perfuração de um poço artesiano que vai garantir água de boa qualidade para os moradores da comunidade Ourives.

Uma máquina perfuratriz da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, do Governo do Estado, parceiro da Prefeitura, está sendo utilizada na ação. Ainda serão beneficiadas as comunidades rurais: Inês Velha, Riachão, Pedra Sino e Miguel.

O deputado estadual Vivaldo Costa (PSDB), articulou junto a SEMARH, a liberação do maquinário que está sendo usado.

O morador do Sítio Ourives, Joaci José de Araújo, disse que o poço vai beneficiar muitas famílias que ali residem. "A escassez de água é grande, mas, com esse poço, vai ser uma benção. Temos vários moradores nessa comunidade e todos precisam de água".

O prefeito Dr. Tadeu comentou que "ações como essa, são para fortalecer a agricultura familiar, o homem do campo. Nós temos comunidades rurais aqui em Caicó, que estão em crise de abastecimento de água. Nós vivemos no semiárido e no período de estiagem, esse problema fica ainda mais grave, então, vamos dando passos no sentido de mudar essa realidade".

O vereador Júlio César (MDB), também acompanhou a perfuração do poço na comunidade Ourives.

#Agricultura 19/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Prefeitura começou processos de ensilagem para beneficiar pequenos agricultores

As ações da gestão do Dr. Tadeu não param, também, na zona rural. Nesta segunda-feira (17), teve início o processo de ensilagem para beneficiar cerca de 20 pequenos produtores.

O Secretário de Agricultura de Caicó, Lucas Dutra, disse que o processo está ocorrendo graças a uma parceria firmada junto a EMATER/RN, que cedeu uma máquina que é usada para processar a plantação de sorgo. O equipamento fica com o Município pelo período de 2 meses.

"O processo de ensilagem é de extrema importância para os produtores, pois essa é a forma mais correta e barata para armazenar comida para os animais, e fornecer na época seca", disse ele.

O sorgo e o milho serão cortados e depois levados para um galpão ou um silo. Depois é colocado sobre uma lona e com um trator, é compactado e conservado por meio de um processo de fermentação anaeróbica.

O Secretário Lucas Dutra, disse ainda que os interessados devem procurar a pasta da agricultura e fazer um cadastro e receber as instruções necessárias.

#Agricultura 15/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Definida data para a inauguração do novo local da feira do gado de Caicó

O prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, deu um passo importante para solucionar definitivamente o problema gerado pela ‘feira do gado' que acontece há anos no centro da cidade. Ela será transferida da Rua Pedro Velho para o Parque de Exposições Monsenhor Walfredo Gurgel, na zona leste.

Nesta quarta-feira (14), o Secretário Estadual de Agricultura, Guilherme Saldanha, fez visita ao Parque acompanhado do vice-prefeito Toinho Santiago (PL), representando o Dr. Tadeu que está em Natal, do Secretário Lucas Dutra, além dos vereadores, Thales Rangel (PDT), Júlio Filho (MDB) e Lobão Filho (MDB). De lá, eles saíram com a data para a inauguração do novo local da feira, que será em 15 de maio.

Na próxima semana, será assinado o termo de sessão da estrutura que pertence ao Governo do Estado para uso por parte da Prefeitura Municipal de Caicó. Também será iniciada a limpeza e as melhorias nos currais e galpões do local.

O vice-prefeito, Toinho Santiago, disse que "essa é uma ação que vai beneficiar a população e os produtores que agora terão um espaço adequado para a comercialização dos animais. O prefeito Dr. Tadeu está no caminho certo, colocando a nossa cidade nos trilhos, no rumo do desenvolvimento".

O Secretário Guilherme Saldanha, comentou que acho um absurdo a forma como há mais de 50 anos, a referida feira é realizada em Caicó. "Hoje, a cidade cresceu e existem legislações de bons tratos aos animais e é inconcebível, o Governo do Estado, ter um espaço como esses que é o Parque de Exposições Monsenhor Walfredo Gurgel e a gente não utilizar para esse fim. Agora, com o entendimento da prefeitura municipal e do Governo do Estado, saímos daqui com uma data de inauguração da feira do gado nesse espaço".

#Agricultura 30/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Corte de terra na Zona Rural de Caicó está quase 100% finalizado

"Corte de terra na Zona Rural de Caicó está quase 100% finalizado", anuncia prefeito Dr. Tadeu

Com as chuvas caídas na região do Seridó, os agricultores da zona rural de Caicó vislumbram um bom ano de inverno e colheita.

Para isto, o corte de terra em tempo hábil é um dos fatores mais importantes.

"A Secretaria de Agricultura tem feito um excelente trabalho em favor do homem e da mulher da zona rural. Estamos com o corte de terra quase concluído. Que Deus e Sant'Ana mandem muito inverno pra colheita!", celebra o prefeito de Caicó, Dr. Tadeu.

A seguir, as comunidade e sítios já contemplados com o corte de terra:

Sítio Inácio

Sitio Montanhas

Sítio Miguel

Sítio Recanto da Inês

Sítio Inês Velha

Sítio Riachão

Sítio Pau D'Arco

Sitio Agudo

Sitio Caridade

Sitio Domingas

Sitio Recanto

Sitio Estremas

Laginhas

Palma

Sitio Barra da Onça

Sitio Juá

Sitio Prejos

Sitio Mulunguzinho

Sitio Ourives

Sitio Maravilha

Sitio Gavião

Sitio Pedra Lavrada

Sitio Arane

Sitio Maxixe

Assentamento Lagoa do Meio

Comunidade Bujari

Comunidade Barbosa

Rua do Fogo

Comunidade Açudinho

Comunidade Barra da Espingarda

Sitio Retiro

Sitio Concórdia

Sitio Umbuzeiro

Comunidade Nova Olinda

Sitio Batentes

Comunidade Samanaú

Sitio Seridozinho

Sitio Sobradinho

Comunidade Lagoa Seca

Sitio Beleza

Sitio Piato

Sitio Melancias

Itans

Riacho da Serra

Sitio Solidão

Sitio Cachoeirinha

Pedra do Sino

Carnaubinha

Sitio Sacramento

Riacho da Roça

Sitio Isabel

Sitio Amparo

Sitio Saquinho

Sitio Carrapateira

Comunidade Bom Jesus

Comunidade Santa Cruz

Morada Nova

Furna da Onça

Riacho

Sitio Forquilha

Sitio Riacho da Roça

Sitio Vajota

Sitio Santa Clara

Sitio Caiçara

Sitio Rabicho

Rancho da Alegria

Sabugi

Manhoso

Caboclos

Mundo Novo

Sítio Diamante

#Agricultura 18/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Dr. Tadeu recebe em Caicó secretário de Recursos Hídricos do RN e garante perfuração de poços na zona rural

O prefeito Dr. Tadeu, recebeu em seu gabinete nesta quinta-feira (17), o Secretário dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente do Governo do Estado, João Maria Cavalcanti.

"Nós tínhamos feito um apelo a Governadora Fatima Bezerra, para que perfurasse e instalasse 5 poços em comunidades rurais de Caicó, e agora, o Secretário João Maria veio nos trazer a notícia de que seremos atendidos", disse Dr. Tadeu.

O Secretário de Agricultura de Caicó, Lucas Dutra, também participou da reunião.

Além da garantia dos poços, João Maria Cavalcanti, ainda sugeriu a possibilidade de beneficiar a cidade com dessalinizadores (equipamentos utilizados na retirada do excesso de sal e outros minerais da água tornando-a potável).

#Agricultura 26/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Secretário de Agricultura confirma que cadastramento para corte de terra foi prorrogado até o dia 29

Produtores rurais caicoenses teriam até esta quarta-feira, 27, para se cadastrar no corte de terra: "resolvemos estender o calendário até sexta-feira próxima, dia 29 de janeiro, último dia útil do mês, para oportunizar alguém que possa não ter tido tempo de vir se cadastrar", informou o secretário de Agricultura de Caicó, Lucas Dutra.

O cadastramento é para agricultores da zona rural de Caicó solicitarem corte de terra em suas propriedades, com máquinas da prefeitura, de modo gratuito.

Segundo o secretário, esse cadastro tanto está sendo feito na secretaria quanto através do Sindicato dos Trabalhadores Rurais: "algumas pessoas por não serem associadas, vão direto à secretaria", informou.

A secretaria de agricultura de Caicó funciona de segunda à sexta, das 7h às 12h, na BR 427, no Parque de Exposição.

O prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, reafirmou que sua gestão tem um olhar muito especial para a classe trabalhadora rural: "a atividade agrícola caicoense dá uma grande contribuição ao setor produtivo e é nossa obrigação dar esse suporte", declarou.

#Gestão 31/12/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Prefeito Batata assina convênio para aquisição de trator para atender às demandas da secretaria de Agricultura

No último dia do ano (31 de dezembro de 2020) e da gestão, o prefeito Robson de Araújo (Batata), assinou mais um convênio para o município de Caicó, através da SUDENE, no valor de 150 mil reais, para aquisição de um trator que irá atender às demandas da Secretaria Municipal de Agricultura.

"Aproveito e desejo a todos um feliz ano novo. Que 2021 possa ser melhor para todos e que a humanidade possa vencer essa terrível doença que já levou tantas vidas", destacou Batata nas redes sociais.

#Agricultura 05/08/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Secretaria de Agricultura intensifica trabalho de recuperação de estradas na zona rural

A Prefeitura Municipal de Caicó continua o trabalho de recuperação de estradas na zona rural. Em mais uma etapa de trabalho, a secretaria municipal de Agricultura já realizou ações na Serra do Pinga (Laginhas), Serra Saco do Martinho (Laginhas), estrada Louro Morais (Palma), Bastinho Morais (Palma), estrada Baixa Verde, estrada Barbosa até Retiro (Palma), estrada Barra da Espingarda até Retiro, estrada Manhoso, Umari e estrada do Açudinho.

De acordo com o secretário adjunto de Agricultura do Município de Caicó, Marcelo Souza, o trabalho continua em alguns setores da Palma e seguirá para a comunidade Bom Jesus e a região do Sabugi e depois contemplará outras comunidades em Laginhas e as demais regiões do município, sendo que o trabalho está sendo feito com qualidade e repercutindo positivamente nas comunidades rurais.

As máquinas estão recuperando os pontos mais críticos das estradas para evitar que fiquem totalmente intrafegáveis devido ao inverno. "As ações de melhorias nas estradas rurais continuam de forma intensa e a gestão municipal está trabalhando para proporcionar melhores condições de trafegabilidade com segurança, além de facilitar a escoação de produtos agrícolas", afirmou o prefeito de Caico, Robson de Araújo (Batata).

#Agricultura 10/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Município de Caicó inicia primeira execução do Programa de Aquisição de Alimentos - Compra Direta

O município de Caicó, através da secretaria municipal de Agricultura e em parceria com a EMATER-RN (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), iniciou na terça-feira (dia 09), a primeira execução do Programa de Aquisição de Alimentos(PAA) - Compra Direta com doação simultânea. Foram adquiridos uma grande variedade de alimentos, entre eles: Batata Doce: 60 kg, Biscoito sequilho:1,04 kg, Cocada/convencional:10 kg, Coentro:6 kg, Coco verde:53,7 kg, Feijão verde:27,1kg, Limão Comum:63,6 kg, Melancia:144 kg, Milho verde:80,4 kg, Umbu:20,5 kg.

Nessa primeira etapa, os alimentos foram distribuídos para as Aldeias, Abrigo e APAE.

O PAA - Compra Direta incentiva a produção da agricultura familiar, garantindo a comercialização da produção dos agricultores e agricultoras familiares a um preço justo, sem atravessadores, e doando a entidades de rede de ensino e socioassistencial, como creches, escolas, hospitais, instituições de apoio ao idoso, entre outras.

#Agricultura 11/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Prefeitura de Caicó faz parceria e melhora acesso da RN 118

A prefeitura municipal de Caicó, através da secretaria municipal de Agricultura e equipes da secretaria de Agricultura da prefeitura de São João do Sabugi, estão realizando o trabalho de roço nas laterais da RN 118 que liga Caicó a São João do Sabugi. A parceria foi sugerida pelo prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata) a gestão do Município de São João do Sabugi.

De acordo com José Alencar, secretário municipal de Agricultura de Caicó, a ação possibilita um melhor acesso na RN entre Caicó e São João, onde com a chegada do inverno, a estrada foi tomada pelo mato que invadiu a RN 118, sendo que o roço é feito com uma roçadeira mecânica, deixando a estrada ampla e com boa visibilidade.

#Agricultura 15/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Prefeitura de Caicó emite informativo de correção no horario de funcionamento da Feira Livre

A Prefeitura Municipal de Caicó em concomitância com o decreto estabelecido pelo Estado do RN em virtude da Pandemia que assola não só o nosso país, mas o mundo, determina que:

- A Feira será isolada, tendo entrada e saída dos visitantes por dois acessos (um na Rua Seridó e outro na Rua Olegário Vale)

- Irá ser aberta ao público das 5 às 11h.

- Só serão permitidos feirantes de Caicó.

- Cada feirante só será permitido usar 2 bancas.

- Serão distribuídas até 200 fichas simultaneamente, para mantermos o quantitativo de pessoas circulando

- Haverá fiscais da Agricultura, Infraestrutura, Meio Ambiente, Defesa Civil, tanto para fiscalizar a organização das bancas como no controle das medidas estabelecidas.

- Ainda contaremos com a parceria da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros para fazer valer as regras de não aglomeração ou desvio de conduta tanto por partes dos visitantes, quanto dos feirantes.

- Disponibilizaremos ainda a álcool a 70% para limpeza das mãos dos visitantes na entrada e saída.

- Não poderá ser vendida bebida alcoólica na área da Feira, bem como é vetado o consumo pelos feirantes.

Orientações para os Feirantes

- Fazer uso de máscara e luvas.

- Utilizar-se de álcool a 70% (gel ou líquido) para limpeza das mãos constantemente.

- Permanecer na banca, no máximo 2 pessoas.

- Manter-se sempre por trás da mesa no atendimento ao cliente, mantendo uma distância de 1,5 m.

- Se possível, o próprio feirante colocar os produtos na sacola.

OBS: Qualquer questão não esclarecida neste informativo, poderão ser resolvidas pelos fiscais durante a feira.

#Agricultura 07/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Feira Livre de Caicó continuará seguindo as medidas estabelecidas no Decreto Nº 750

O prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata), informou nesta terça-feira (07) que a Feira Livre Semanal do Município de Caicó continuará seguindo as normas estabelecidas no Decreto Nº 750 de 27 de março de 2020, onde foram adotadas as medidas imprescindíveis à reabertura da Feira Livre.

O Município de Caicó também informa que a feira específica do peixe, que é tradição na Semana da Santa, será realizada na Rua Olegário (entre a Av. Seridó e Rio Branco), para fazer facilitar a limpeza e os feirantes devem respeitar as medidas estabelecidas no referido decreto.

A feira livre semanal, no âmbito do Município de Caicó, ficou condicionada à adoção das seguintes medidas:

- Todos os feirantes deverão realizar os procedimentos de higienização orientados pela equipe municipal de saúde/vigilância sanitária, objetivando a prevenção da proliferação do coronavírus (COVID-19);

- A participação na feira livre, inclusive aos sábados e domingos, a partir da data de publicação deste Decreto, está restrita aos comerciantes da cidade de Caicó/RN (zona urbana e zona rural), sendo terminantemente proibida a participação de pessoas residentes em municípios adjacentes.

- As bancas/barracas/pontos de comercialização, deverão ser armados de modo a distanciar em 02(dois) metros, no mínimo, os feirantes um do outro.

- As bancas/barracas/pontos de comercialização poderão manter uma distância inferior aos 02(dois) metros entre uma estrutura e outra, entretanto, entre os feirantes, a distância não pode ser desrespeitada.

- Durante a feira livre, haverá fiscalização por parte do Município de Caicó/RN, no intuito de verificar se as recomendações contidas neste Decreto estão sendo fielmente cumpridas, sendo as desconformidades punidas no primeiro momento com notificação, e em caso de reincidência, com a impossibilidade de participação.

- Em relação aos horários de funcionamento da feira livre, este seguirá sua normalidade, entretanto, considerando necessidade de adoção de medidas preventivas a fim de minimizar os efeitos da pandemia causada pelo coronavírus.

#Agricultura 04/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Município vai implantar pias móveis na feira livre neste sábado e espaço terá uma nova organização

O Município de Caicó está informando que que neste sábado (04), na feira livre ao lado do açougue público de Caicó, a prefeitura vai implantar pias móveis com água e sabão para a higienização das pessoas, sendo mais uma ação de prevenção ao enfrentamento do Coronavírus.

O secretário municipal de Agricultura, Júlio César também comunica que haverá uma melhor organização em relação ao trânsito e a circulação de pessoas na feira.

Pela Av. Carlindo Dantas, o acesso será fechado e não haverá circulação das pessoas. Já pela Av. Seridó, as pessoas entrarão pelo lado do açougue com saída pelo lado do shopping Ciola. O acesso para os feirantes está sendo pela Av. Serido.

Haverá fiscalização com equipes das secretarias de Agricultura e Infraestrutura e com o controle estabelecido entrarão na feira 250 pessoas por vez. Essas normas foram decididas entre os técnicos da secretaria municipal de Saúde, secretaria de Agricultura e Infraestrutura.

O prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata) espera que os feirantes continuem cumprindo as medidas estabelecidas em recente decreto, onde foram divulgadas as medidas imprescindíveis à reabertura da Feira Livre e também em relação à manutenção dos serviços prestados no Açougue Público Municipal.

#Agricultura 01/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Em videoconferência Batata discute mudança da feira de animais para o Parque de Exposições

O prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata), participou de uma videoconferência nesta manhã sobre a questão do funcionamento da Feira de Animais no Parque de Exposições Monsenhor Walfredo Gurgel. Participaram da videoconferência, o presidente da Asserc, Dênio Alves (Administrador da Associação dos Criadores do Seridó), o secretário estadual da Agricultura, Guilherme Saldanha e Renato Dias representando o IDIARN.

"Chegamos ao entendimento de que chegou a hora de Caicó ter a sua feira de gado dentro do Parque de Exposições, onde o IDIARN vai fazer uma campanha educativa entre cinco a seis meses para exigir a documentação do criador. Vamos tirar a feira de gado das ruas e colocar num lugar adequado e com isso possibilitaria feiras quinzenais, mensais, não só para o animal de grande porte, mas também para o pequeno", argumentou Batata.

O prefeito destacou que é uma maneira de fortalecer o agronegócio na região do Seridó e anunciou que vai fazer uma vistoria neste final de semana com membros da diretoria da Asserc para ver a estrutura do Parque de Exposições e já providenciar as adequações para a futura feira de gado naquele local e mostrar aos criadores que essa mudança vai acontecer em relação a feira realizada nas ruas e eles terão tempo para se organizar.

Será feita uma parceria entre o Governo do Estado, a prefeitura de Caicó e a Asserc para viabilizar essa mudança.

"É uma medida louvável, pois vai dar mais segurança ao animal e ao criador e o espaço será ocupado, pois só é usado uma vez no ano com a realização da exposição agropecuária do Seridó. Também se configura numa medida preventiva para evitar aglomeração de pessoas nas ruas em virtude da pandemia do Coronavírus", afirmou Batata.

#Agricultura 11/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Secretaria de Agricultura participa de curso relacionado ao Serviço de Inspeção higiênico-sanitária

Uma equipe da secretaria municipal de Agricultura do Município de Caicó está participando do Curso de Atualização em Inspeção Higiênico-Sanitária e Tecnológica para Médicos Veterinários dos Serviços Estaduais e Municipais, de 09 a 13 de março, no auditório do Sebrae, em Fortaleza, sendo uma ação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio do Departamento de Suporte e Normas (DSN) e do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) da Secretaria de Defesa Agropecuária.

O objetivo do curso é proporcionar aos médicos veterinários inspetores oficiais, que atuam no Serviço de Inspeção (SI) de Estados, Municípios e Consórcios Públicos, a atualização necessária sobre inspeção ante e post mortem das principais espécies de abate (aves, bovinos e suínos), verificação oficial dos programas de autocontrole (BPF, PPHO e APPCC) visando à equivalência ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA).

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Júlio César, o Município de Caicó aderiu ao consórcio do SIM para a implantação do Serviço Municipal de Inspeção junto com os Municípios de Serra Negra do Norte, Timbaúba dos Batistas, Jucurutu, São João do Sabugi, Jardim de Piranhas, São José do Seridó e Ipueira.

Inclusive, o prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata), já sancionou a Lei de Nº 5.215 de 10 de outubro de 2019, que "dispõe sobre a criação do Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de origem animal e vegetal - SIM e os procedimentos de fiscalização sanitária do Município de Caicó. Esta lei institui o Serviço de Inspeção Municipal-SIM no Município de Caicó, que tem finalidade desenvolver ações de atenção à Sanidade Agropecuária através da inspeção e fiscalização dos produtos de origem animal e vegetal, seus derivados, subprodutos e resíduos de valor econômico, e dá outras providências.

#Agricultura 10/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Prefeitura de Caicó realiza topografia para pavimentação de Rua no Distrito Palma. A prefeitura municipal de Caicó realizou trabalho de medição e topografia para pavimentação da Rua Francisco Assis de Medeiros, no Distrito Palma. Segundo o prefeito de Caicó, Robson Araújo (Batata), essa pavimentação é um anseio antigo dos moradores da Palma e espera que em breve os mesmos estejam transitando pela rua pavimentada.

O Município de Caicó tem vários projetos em andamento para realizar o maior programa de calçamento da cidade e também contemplando a zona rural.

“Vamos contemplar os diversos bairros da cidade Caicó com a pavimentação adequada, contribuindo para melhorar as ruas. Além de dar uma nova imagem para o município, essas obras levam mais infraestrutura, desenvolvimento e qualidade de vida para a população”, disse o prefeito Batata.
#Limpeza 10/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Secretaria de Agricultura realiza limpeza e desobstrução de bueiros no Distrito Palma A prefeitura de Caicó continua realizando um trabalho intenso com várias ações na zona rural. Por meio da Secretaria Municipal de Agricultura foi realizada na manhã desta quinta-feira, (09), a limpeza e desobstrução de bueiros que ficam na saída do Distrito Palma. Muito lixo já foi retirado pela equipe da referida secretaria.

Com a chegada do inverno e a intensidade das chuvas, algumas ações da prefeitura buscam minimizar os transtornos causados à população. O detalhe é que são vários tipos de materiais encontrados nos bueiros, como resíduos de construção, sacolas plásticas, embalagens de todos os tipos e outros recicláveis.

O secretário municipal de Agricultura, Júlio César, destaca os cuidados por parte de todo cidadão, no sentido de não jogar lixo nos locais públicos, a fim de contribuir para a prevenção de enchentes e inundações, entre outros transtornos que podem ser ocasionados pelo entupimento dos bueiros.
#Agricultura 09/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Prefeito Batata destaca a conclusão de mais uma passagem molhada na zona rural A prefeitura municipal de Caicó, através da Secretaria Municipal de Agricultura, concluiu nesta quinta-feira (09), o trabalho de construção da passagem molhada na comunidade Cachoeirinha, mais conhecida por Tubiba, que fica no Distrito da Palma. A obra foi construída com recursos próprios.

A obra era uma reivindicação de várias famílias daquela comunidade, pois as pessoas daquela área enfrentavam problemas de deslocamento, principalmente no período das chuvas.

“Estamos trabalhando para melhorar a vida no campo e a obra dessa passagem molhada facilita o transporte dos moradores, o escoamento da produção agrícola, além de favorecer o desenvolvimento econômico e social daquela região da Palma”, disse o prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata).
#Agricultura 30/12/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Secretaria de Agricultura recupera açudes na zona rural em pleno domingo. O Município de Caicó continua desenvolvendo várias ações na zona rural, através da secretaria municipal de Agricultura. Neste domingo (29), com a presença do prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata), a equipe da Agricultura está atuando na recuperação do açude na comunidade Nova Olinda, na zona rural de Caicó.

"Nós já recuperamos vários açudes (médios e grandes), além de barreiros. Esse trabalho na Nova Olinda é de reforço na parede do açude, pois se Deus quiser vai chover muito e com esse serviço, o açude estará pronto para o inverno que vai chegar”, disse Batata.

O prefeito destaca que a gestão está em sintonia com os anseios da zona rural e a através da secretaria de Agricultura, a prefeitura vai promovendo ações que buscam melhorar a vida do homem do campo e levando investimentos e obras para o desenvolvimento das comunidades rurais.
#Agricultura 17/12/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Município de Caicó agiliza a implantação da Feira da Mulher A prefeitura municipal de Caicó, através da gestão Robson de Araújo (Batata) está agilizando a implantação do projeto da Feira da Mulher no Município de Caicó. Para a concretização do projeto, a prefeitura de Caicó já entregou 82 balanças e 83 coletes, as barracas e três veículos para o transporte dos produtos, além de outros equipamentos.

Em mais uma etapa, os locais onde serão fixadas as barracas foram demarcados na feira livre de Caicó e a Associação de Mulheres da Feira da Diversidade Rural do Seridó vai discutir com os participantes da feira, como ficará distribuída a estrutura dos feirantes nos seus respectivos pontos de comercialização.

A Feira da Mulher é um projeto do PROINF (Programa de Apoio a Projetos de Infraestrutura e Serviços em Territórios Rurais) que se arrasta desde 2013, mas através da gestão Batata, o Município de Caicó tomou algumas atitudes que faltavam para o projeto começar a funcionar.

De acordo com o prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata), a cidade de Caicó vai ganhar uma feira padronizada e que vai incentivar a agricultura familiar e valorizar os produtos do campo que serão comercializados de uma forma adequada e fomentando a economia local.
#Agricultura 05/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Prefeito Batata assina termo de aditivo do projeto de construção de cisternas na zona rural de Caicó Na segunda-feira (04), o prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata), esteve reunido com o superintendente da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), em Natal, Pablo Antônio Fernando Tatim dos Santos e assinou um termo de aditivo com relação ao Projeto de construção de cisternas na zona rural de Caicó.

“A prefeitura conseguiu com a FUNASA um convênio de quase três milhões. Mais de 130 cisternas estão prontas, cada uma com capacidade para 16 mil litros de água. É a maior obra da prefeitura de todos os tempos nessa área, com a construção de quase 400 cisternas em todas as regiões do município”, disse o prefeito Batata.

Esse projeto também é fruto de viagens do prefeito Batata para Brasília, onde lutou pela liberação desses recursos e a obra vai avançar até a conclusão de todas as cisternas.
#Agricultura 04/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Secretaria de Agricultura continua com o cronograma de recuperação de estradas na zona rural A secretaria municipal de Agricultura prossegue com o cronograma de recuperação de estradas na zona rural do município de Caicó.

O secretário municipal de Agricultura, Júlio César, anunciou outras comunidades em que foi concluída a recuperação de estradas, sendo elas, Morada Nova, Salgadinho, Barro Branco, Inharé, Carrapateira, Riacho dos Grossos, Grossos e Bom Jesus. As máquinas já começaram a atuar na recuperação das estradas na região da Furna da Onça e seguirão com o cronograma em outras comunidades rurais.

“As ações de melhorias nas estradas rurais continuam de forma intensa e a nossa gestão municipal está trabalhando para proporcionar melhores condições de trafegabilidade com segurança, principalmente, do transporte escolar, de quem lida com a escoação de produtos agrícolas e da população em geral”, afirmou o prefeito de Caico, Robson de Araújo (Batata).
#Agricultura 29/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Secretaria de Agricultura conclui recuperação de estradas na região de Laginhas A secretaria municipal de Agricultura concluiu o trabalho de recuperação de estradas na região do distrito de Laginhas. As máquinas recuperaram os pontos mais críticos das estradas, evitando que fiquem totalmente intrafegáveis.

De acordo com informações do secretário municipal de Agricultura, Júlio César, o trabalho recuperação das vias vicinais foi feito com bastante qualidade, o que deixou as estradas com boas condições de trafegabilidade nos diversos setores rurais de Laginhas. Júlio destaca que as equipes da Agricultura seguirão para realizar a recuperação de estradas na região do Sabugi.

"A equipe da secretaria de Agricultura vem recuperando dezenas de quilômetros de estradas em vários setores da zona rural e vamos continuar com esse trabalho. A nossa gestão tem o compromisso com a população de recuperar as estradas, garantindo a tranquilidade e a satisfação dos usuários que precisam diariamente se locomover utilizando as estradas rurais, contribuindo também para a trafegabilidade e facilitar o escoamento da produção rural do município”, disse o prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata).
#Agricultura 21/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Padre Alcivan Tadeus destaca o sucesso da Cavalgada do Rosário e parceria com a prefeitura de Caicó Neste domingo (20), a Cavalgada de Nossa Senhora do Rosário reuniu vários cavaleiros e amazonas, marcando com sucesso mais um evento social da Festa do Rosário de Caicó.

A prefeitura de Caicó foi parceira do evento e através da secretaria municipal de Agricultura ofereceu o café da manhã e água aos cavaleiros e amazonas. A concentração para a cavalgada ocorreu no Parque de Exposições Monsenhor Walfredo Gurgel, na zona leste da cidade. O percurso teve início na BR 427, percorreu algumas ruas da cidade e terminou na Praça do Rosário, onde os cavaleiros e amazonas receberam a bênção do Padre Alcivan Tadeus.

"As cavalgadas são tradicionais nas festas dos padroeiros e esse ano, a Cavalgada do Rosário aconteceu com uma grande participação dos cavaleiros e amazonas”, disse o Padre Alcivan, destacando que a parceria da prefeitura de Caicó na realização da Festa do Rosário é pertinente e incentiva a participação dos turistas e a geração de emprego e renda.
#Agricultura 10/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Secretaria de Agricultura intensifica trabalho de recuperação de estradas na região de Laginhas A Prefeitura de Caicó, através da secretaria municipal de Agricultura vem intensificando o trabalho de recuperação de estradas na zona rural. As máquinas estão recuperando os pontos mais críticos das estradas, evitando que fiquem totalmente intrafegáveis. De acordo com informações do secretário municipal de Agricultura, Júlio César, nesta semana, o trabalho está sendo executado nas comunidades da região do Distrito de Laginhas.

O prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata), esteve nesta quinta-feira (10), visitando as comunidades rurais na região de Laginhas e acompanhou de perto o trabalho que está sendo feito para recuperar as estradas vicinais naquele setor rural.

“A equipe da secretaria de Agricultura vem recuperando dezenas de quilômetros de estradas em todas as regiões da zona rural. Não é um trabalho fácil, pois a prefeitura tem poucos equipamentos que quebram constantemente e ainda tem que atender a demanda para recuperar as ruas na cidade que foram estragadas e destruídas pelas chuvas do inverno. A nossa equipe já passou pelas regiões do Sabugi, Palma e Barra da Espingarda e vamos contemplar outras localidades por toda zona rural”, disse o prefeito Batata.
#Agricultura 13/08/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Prefeito Batata anuncia o início de mais uma etapa do programa de construção de cisternas na zona rural A prefeitura de Caicó continua com o cronograma de obras em vários setores da cidade e na zona rural. Nesta terça-feira (13), o prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata), esteve no Distrito de Laginhas, onde anunciou que Laginhas e algumas comunidades rurais daquela região foram beneficiadas com o programa de construção de cisternas em um convênio da FUNASA (Fundação Nacional de Saúde) com a prefeitura de Caicó.

“Os trabalhos foram retomados hoje em mais uma etapa e com muito esforço nós conseguimos incluir os distritos de Palma e Laginhas nesse programa de construção de cisternas, onde serão construídas aproximadamente 400 cisternas em todas as regiões da zona rural, com investimentos de três milhões de reais”, destacou o prefeito Batata.

A obra gerou grande satisfação entre a comunidade de Laginhas. “Agradecemos o empenho do prefeito Batata em prol do desenvolvimento de Laginhas e essa obra das cisternas foi um grande benefício para nós”, disse a senhora Rosicleide Dantas de Queiroz. Já a senhora Nina Almeida, afirmou que a cisterna vai ajudar bastante no armazenamento de água para as famílias, principalmente no período da estiagem, onde as comunidades rurais sofrem com os efeitos da seca.
#Agricultura 05/08/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Prefeitura de Caicó consegue liberação de quase 1 milhão para continuação de obras de cisternas na zona rural A prefeitura municipal de Caicó conseguiu a liberação de 810 mil reais para as obras de construção de cisternas na zona rural. Essa é a segunda parcela do convênio 0329/15 - referente aos sistemas de captação e armazenamento de água de chuvas em áreas rurais - Cisternas.

O prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata) destaca que a obra contempla quase 400 cisternas e beneficiará em torno de quatrocentas famílias em mais de 100 sítios em todas as regiões da zona rural.

Esse projeto foi iniciado pelo sítio Bom Jesus, sendo um convênio da prefeitura de Caicó com a FUNASA, no valor de quase três milhões de reais, e prevê a construção de cisternas em 112 comunidades rurais do município. Cada cisterna tem capacidade para armazenar 16 mil litros de água.

“Esse projeto também é fruto de nossas viagens para Brasília, onde lutamos pela liberação desses recursos e obra avança com essa boa notícia que recebemos hoje. Todas as regiões do Município de Caicó serão beneficiadas com a construção de cisternas. Valeu a pena esperar, planejar e agora avançamos com a execução de obras na cidade e na zona rural para melhorar a vida do nosso povo”, disse o prefeito Batata.
#Agricultura 31/07/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Município convoca feirantes para discutir a nova estruturação, organização e funcionamento da Feira Livre de Caicó O Município de Caicó, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Urbanos e Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Associação de Mulheres da Feira da Diversidade do Seridó (AMFEDS) vai realizar uma reunião ampliada com os feirantes no dia 06 de agosto de 2019, às 14 horas, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Caicó.

A reunião tem o objetivo de discutir a nova estruturação, organização e funcionamento da Feira Livre de Caicó.
#Agricultura 21/07/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Parceria Paróquia e prefeitura de Caicó: Cavalgada de Sant’Ana reúne milhares de cavaleiros e amazonas Neste domingo (21) foi realizada a 18ª Cavalgada de Sant’Ana, evento que já virou tradição durante a festa da padroeira de Caicó. O secretário municipal de Agricultura, Júlio César, destacou que mais uma vez, a prefeitura de Caicó foi parceira do evento e ofereceu o café da manhã para todos os cavaleiros e amazonas e também disponibilizou água durante o percurso para os vaqueiros e na chegada dos animais no pátio da Catedral

A concentração para a cavalgada ocorreu a partir das 7 horas da manhã, no Parque de Exposições Monsenhor Walfredo Gurgel, na zona leste da cidade. Os organizadores destacaram que a cavalgada aumenta o número de participantes a cada ano, sendo considerada a maior do Brasil.

O percurso teve início na BR 427, percorreu algumas ruas da cidade e terminou na Catedral de Sant’Ana, onde os cavaleiros e amazonas receberam a bênção e em seguida foi realizado o Leilão de Sant’Ana. O detalhe é que a Cavalgada foi encerrada com chuva, o que alegrou ainda mais o sertanejo e muitos consideraram como um sinal de Deus em relação ao inverno do próximo ano.

Em entrevista à imprensa, o Padre Alcivan Tadeus, enfatizou que a Cavalgada de Sant’Ana reuniu mais de mil e quinhentos cavaleiros e amazonas e pelo que foi constatado, o evento teve êxito total, sendo considerado um dos momentos mais belos da Festa de Sant’Ana de Caicó, integrando as famílias da zona rural e da cidade.
#Agricultura 13/05/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Gestão Batata promove a recuperação de açudes e intensifica trabalhos na zona rural A gestão Batata vem atuando na zona rural com várias ações e levando o desenvolvimento e uma melhor qualidade de vida para o homem do campo. Atualmente, a equipe da secretaria municipal de Agricultura vem promovendo a recuperação de açudes em vários setores nas comunidades rurais.

Segundo o secretário adjunto da Agricultura, José Alencar, a prefeitura já recuperou quatro açudes e o trabalho vai continuar atendendo aos pleitos dos agricultores. “Nós estávamos com três açudes com riscos, sendo um na Nova Olinda (propriedade do senhor Reginaldo), outro na comunidade Concórdia (Chico Gavião), o terceiro também na Concórdia (senhora Naita) e o quarto açude na Comunidade Ourives (propriedade de Zé Leôncio)”, afirmou José Alencar.

Ele enfatizou que essa ação gerou uma grande satisfação para os proprietários e que habitam nas referidas comunidades e que todos agradeceram ao empenho dos servidores da secretaria de Agricultura na execução da obra e ao pleito atendido pelo prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata).
#Agricultura 13/05/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Prefeitura de Caicó proporciona construção de cisternas em várias comunidades rurais Os investimentos da gestão Batata na zona rural também contemplam a construção de cisternas. Já foram construídas várias cisternas e no total serão mais de 300 em todas as regiões do Município de Caicó, através de um convênio com a FUNASA e com a contrapartida da prefeitura.

Cada cisterna tem capacidade para até 16 mil litros de água. Provenientes de chuvas ou abastecimento por caminhão-pipa, e, cheias, as cisternas garantem água para consumo humano a uma família de cinco pessoas durante aproximadamente cinco meses. A construção de cisternas na zona rural tem grande importância hídrica, pois possibilita uma melhor qualidade de vida para famílias que convivem com a escassez de água, fazendo com que haja o acesso, o gerenciamento e a valorização da água.

“A zona rural merece todo esse trabalho e nós vamos anunciar em breve outras importantes ações, o que vai gerar o desenvolvimento para melhorar a vida dos moradores das comunidades rurais”, disse o prefeito Batata.
#Agricultura 13/05/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Prefeitura de Caicó realiza corte de terra em todas as regiões da zona rural Em relação ao corte de terra, a secretaria municipal de Agricultura já realizou 1.200 horas para o plantio em todas as regiões do Município de Caicó, beneficiando em torno de 800 pessoas. O secretário municipal de Agricultura, Júlio César, salientou que o corte de terra contribui para que os agricultores familiares possam realizar os plantios de suas lavouras com mais rapidez, sendo mais um compromisso mantido pela gestão Batata.

“Com o apoio do prefeito Batata, estamos somando várias conquistas para a zona rural e a gestão municipal tem buscado parcerias com a finalidade de proporcionar o desenvolvimento em favor das famílias do campo”, ressaltou o secretário Júlio César.
www.caico.rn.gov.br
Emitido dia 29/04/2024 às 12:22:09