NOTÍCIAS

31-JAN-2024

"Carnaval de Caicó é viabilizado com planejamento, trabalho e parcerias", afirma prefeito Dr. Tadeu

#Festa POR SIDNEY SILVA 31 DE JANEIRO DE 2024

Carnaval de Caicó vive momento novo a cada ano

Há muito tempo se dizia que faltava planejamento para o grandioso carnaval de rua de Caicó. Desde que assumiu a prefeitura da cidade, o prefeito Dr. Tadeu tem reunido os entes que fazem a festa momesca para dar um novo, e moderno, direcionamento ao evento.

Em 2021 e 2022, a pandemia não permitiu a realização do carnaval, mas desde 2023, a festa foi retomada com um novo formato: "Caicó tinha o desejo de consolidar o carnaval de rua no formato que está posto agora: valorizando os artistas locais, regionais e nacionais de forma planejada, organizada e gratuita", afirma o prefeito Dr. Tadeu.

Os recursos para viabilizar o carnaval, vem de fontes diversas: "de emendas dos vereadores, advindos de recursos do município, e que dão suporte fundamental para as despesas dos blocos de rua", explica o prefeito, acrescentando que neste 2024, ainda tem R$ 200 mil de emendas do ex-deputado Vivaldo Costa: "Blocos do Magão, Treme-Treme, Canguru e Furiosa recebem, cada um, R$ 50 mil desta emenda deixadas aprovadas no orçamento pelo deputado Vivaldo".

Para o pagamento de Raí Saia Rodada, que sai no Frevo do Meio Dia, o município de Caicó contou com a governadora Fátima Bezerra: "ela está apoiando os blocos de rua através da Lei Câmara Cascudo. E estão para serem concretizados os apoios dos deputados Francisco do PT e Adjuto Dias", informa Dr. Tadeu.

O comércio, indústria e serviços de Caicó tem reconhecidos pelo prefeito de Caicó um papel fundamental para o sucesso do carnaval: "o suporte dado pelos empreendedores caicoenses é de suma importância para que o carnaval aconteça com sucesso".

A organização que compete à prefeitura, conta com atuação de todo o secretariado e servidores: "além dos nossos secretários de Turismo Mara Costa e George Victor, todos os demais secretários e colaboradores trabalham sem trégua para organizar a cidade e a nossa expectativa é botar em prática mais uma vez o que o caicoense faz com maestria que é receber bem, hospedar bem, com a melhor estrutura, a cidade mais uma vez decorada pelos arquitetos Emanoel e Eduardo, sinalizada, organizada para acolher os foliões caicoenses e milhares que vem se juntar a nós", finaliza o prefeito Dr. Tadeu.

Breve história do Carnaval de Caicó

O carnaval de Caicó se constrói desde o final do século IX, com o ‘mela-mela'. Os blocos do Lixo, no final dos anos 30, e início dos anos 40, passando pelos bailes carnavalescos dos anos 50, os famosos blocos, como Irmãos Metralhas, Bafo da Onça, Garotos da Rural, entre outros. Sem esquecer nomes importantes nesta construção do carnaval, como Wady Rocha, com os carnavais da antiga Palhoça, e João Bosco, que criou o tradicional Baile Preto e Branco no Coríntians, além das saudosas escolas de samba que reinaram nas ruas.

Os anos 80 e 90, marcaram a ida definitiva do carnaval de Caicó para as ruas, com o Ala Ursa do Poço de Sant'Ana - conhecido como o Bloco do Magão - que deu proporções gigantescas à folia democrática.

Os anos 2000, trouxeram o Treme-Treme, O Canguru, Camburão da Alegria, A Furiosa, Troça da Serpente, Flor de Mandacaru, Psifolia, Bloquinho Pula Pula, entre tantos outros.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Festa Há 1 dia(s)

Festa de Sant'Ana 2024: Paróquia divulga programação do Pavilhão Cultural

A Paróquia de Sant'Ana divulgou nesta sexta-feira (26), a programação cultural para a ed [...]

#Festa Há 1 dia(s)

Simone Mendes, Leo Santana, Henry Freitas, Raí, Zezo e Luan estão entre as atrações da Festa de Sant'Ana de Caicó

A Prefeitura de Caicó divulgou nesta sexta-feira (26) a programação de shows que acontec [...]

#Festa Há 1 dia(s)

Padre Fábio de Melo fará show na Festa de Sant'Ana 2024 em Caicó (RN)

O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (26), pelo prefeito Dr. Tadeu, na Rádio 1 [...]

#Obra Há 2 dia(s)

FUNCERN realiza EIA/RIMA para viabilizar licença ambiental do terreno do CISCOM

A Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte - [...]

#obras Há 3 dia(s)

Mais três ruas de Caicó estão sendo asfaltadas; Prefeito acompanhou início das obras

Mais três ruas da cidade de Caicó estão sendo asfaltadas desde a quarta-feira, dia 24 de [...]

#Obra Há 14 dia(s)

Assinada ordem de serviço para obra da 1ª Sub-Célula do aterro sanitário; Caicó será primeira beneficiada

Foi assinada na tarde de sexta-feira (12), a ordem de serviço para o início da obra da 1 [...]

#Festa Há 25 dia(s)

Caicó: Programação da Festa de Sant'Ana 2024 será divulgada no dia 26 de abril; Prefeitura reforça parceria com Paróquia

O Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Prefeitura de Caicó (RN), [...]

#DefesaCivil Há 26 dia(s)

Prefeito de Caicó reuniu Defesa Civil e secretarias para prevenir problemas provocados pelas chuvas

O prefeito de Caicó (RN), Dr. Tadeu, reuniu na manhã desta segunda-feira (01), os repres [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito