Com a proximidade da tradicional Festa de Sant'Ana, que movimenta milhares de pessoas em Caicó e atrai visitantes de todo o país, a Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS) realiza, entre os dias 07 e 11 de julho, uma campanha especial de prevenção e combate às violações de direitos humanos.
A iniciativa tem como foco a proteção de crianças e adolescentes, mulheres, pessoas idosas, pessoas com deficiência e da comunidade LGBTQIAPN+, justamente em um período de grande fluxo de pessoas, circulação de turistas e realização de eventos sociais e culturais em toda a cidade.
A campanha pretende ampliar o alcance das informações sobre os direitos assegurados por lei, orientar a população e divulgar os canais de denúncia para casos de violência ou violações.
A SEMTHAS mobilizou uma ampla programação que contempla os grupos atendidos pelos serviços da assistência social, mas também leva informação para locais estratégicos durante o pré-festejo: Rede hoteleira, restaurantes, bares, pontos turísticos, trânsito urbano, escolas, unidades básicas de saúde e comunidades dos distritos.
Além da atuação nas zonas urbana e rural, o trabalho contará com a participação ativa de profissionais da rede de proteção social e dos direitos humanos, com abordagens educativas, distribuição de materiais informativos e escuta qualificada.
A ação acontece em articulação com diversos órgãos e movimentos que atuam na defesa dos direitos em Caicó e no estado:
- Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM)
?
- Patrulha Maria da Penha?
- Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM)?
- Conselho Tutelar?
- Movimento Orgulho LGBTQIA+ do Seridó (MORN)?
- Secretaria Estadual das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH)
"A Festa de Sant'Ana é um momento importante para reafirmar o compromisso coletivo com o cuidado e a proteção, especialmente dos grupos mais vulneráveis. Estamos reforçando que Caicó é uma cidade que acolhe, respeita e protege. E isso também passa pela informação, pela denúncia e pelo fortalecimento da rede de apoio", destaca Maria Cleide, secretária da SEMTHAS.