No próximo dia 21 de julho, será inaugurada a Sala Lilás, um espaço de escuta qualificada, acolhimento e proteção para mulheres vítimas de violência, que funcionará no CREAS Sandra Fernandes, em Caicó/RN. A iniciativa é da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS), por meio da Coordenação dos Direitos da Mulher, que articula a ação junto à rede de proteção no município como parte da estratégia de enfrentamento à violência de gênero durante a Festa de Sant'Ana.
Durante os festejos, a Sala Lilás funcionará em regime de plantão, com profissionais prontas para o atendimento emergencial e acolhedor. A Sala Lilás tem como público prioritário as mulheres em situação de violência, com atenção especial para crianças, adolescentes, mulheres idosas, mulheres com deficiência e pessoas LGBTQIAPN+. O espaço foi pensado para acolher a diversidade de experiências e vulnerabilidades, garantindo um atendimento interseccional, sigiloso e humanizado.
A equipe será formada por profissionais da SEMTHAS, com apoio institucional da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), Patrulha Maria da Penha, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público, Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH) e da Câmara Municipal de Vereadores de Caicó.
Mais do que um espaço físico, a Sala Lilás representa uma ação concreta de acolhimento, cuidado e garantia de direitos, oferecendo orientação jurídica, atendimento psicossocial e encaminhamentos necessários para quem mais precisa.
Sob o lema "Não é Não. Da Catedral à Ilha de Sant'Ana, toda mulher merece respeito.", a ação reafirma o compromisso da gestão municipal com a segurança, dignidade e liberdade das mulheres.
A inauguração da Sala Lilás é um marco na luta contra a violência de gênero em Caicó e mais um passo na construção de uma cidade mais justa, inclusiva e acolhedora para todas e todos.