NOTÍCIAS

22-JUL-2025

Inauguração da Sala Lilás no CREAS marca avanço na proteção às mulheres

A cerimônia de inauguração da Sala Lilás contou com a presença de importantes autoridades locais

Por Paulo Pereira 22/07/2025 #assistênciasocial

Aspecto dos participantes da inauguração da Sala Lilás no CREAS

A Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS) de Caicó anunciou, na segunda-feira (21), a abertura oficial da Sala Lilás, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). O novo espaço visa acolher de forma mais humanizada mulheres em situação de violência, oferecendo um atendimento especializado e multidisciplinar.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de importantes autoridades locais, incluindo a delegada da Delegacia de Atendimento Especializado à Mulher (DEAM), Drª Manayra Monteiro, o promotor de justiça Dr. Vicente Elísio, a advogada Kalina Leila (OAB), Júnior Santiago (Articulador da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente), a secretária da SEMTHAS de Caicó, Maria Cleide, a secretária adjunta da SEMTHAS, Betânia Medeiros, a coordenadora do CREAS, Alciony Régia Soares, representantes da Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar, Coordenação da Proteção Especial, Departamento da Mulher, vereadora Ana Aline (representando a Câmara Municipal), Conselho Tutelar, entre outros membros da sociedade civil organizada.

"A Sala Lilás representa um avanço na rede de proteção às mulheres, garantindo mais dignidade, escuta qualificada e apoio especializado", disse a delegada Manayra Monteiro. A Sala Lilás oferece um ambiente reservado, acolhedor e confidencial, equipe formada por profissionais especializados em atendimento psicológico, assistencial e jurídico, encaminhamento para serviços de proteção, saúde, legalidade e apoio social, e foco no fortalecimento da rede de enfrentamento à violência contra mulheres e familiares.

"A criação deste espaço demonstra o compromisso do município com o enfrentamento à violência de gênero. É uma ação concreta em defesa dos direitos humanos e da dignidade da mulher", destacou o promotor Dr. Vicente Elísio. O funcionamento da Sala Lilás já teve início, e as atendidas poderão ser encaminhadas diretamente por órgãos de segurança pública ou agendadas pela própria Unidade, garantindo agilidade e efetividade no atendimento.

"Quando eu cheguei na secretaria de Assistência Social, eu já pensei de imediato em planejar e colocar em prática o funcionamento da Sala Lilás. Os profissionais vão receber essas mulheres que tenham tido seus direitos violados para o acolhimento e ouvir seus depoimentos que serão sigilosos", salientou a secretária Maria Cleide.

 

Deixe seu comentário

logo
Selo Nacional compromisso com a Alfabetização Prata 2024