A proposta integrou conteúdos curriculares já trabalhados em sala de aula

O trabalho foi apresentado à comunidade durante o Dia da Família, por meio de uma exposição no mural da escola
O professor de Ciências José Vinicius desenvolveu um projeto pedagógico voltado ao conhecimento e à valorização da biodiversidade no entorno da Escola Municipal Severino Paulinho de Sousa, localizada na comunidade rural Barra da Espingarda, em Caicó.
A iniciativa envolveu alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, que atuaram como protagonistas no inventário, registro e organização de informações sobre animais, plantas e fungos da região.
A proposta integrou conteúdos curriculares já trabalhados em sala de aula, como reinos biológicos, taxonomia e classificação das espécies, aliando teoria, tecnologia e ciência cidadã. Os estudantes foram apresentados à plataforma iNaturalist, por meio da qual puderam explorar mapas, pesquisar registros da região e compreender o processo colaborativo de identificação das espécies.
O projeto também contou com aulas de campo e expedições no entorno da escola, durante as quais os alunos realizaram registros fotográficos das espécies locais. Todo o material coletado foi organizado em um catálogo científico-pedagógico, posteriormente entregue à unidade escolar.
Como culminância, o trabalho foi apresentado à comunidade durante o Dia da Família, por meio de uma exposição no mural da escola, fortalecendo os vínculos entre escola, estudantes e território. Com ampla adesão e elevado engajamento, a iniciativa destacou-se como uma experiência significativa de educação ambiental, mesmo no período final do ano letivo, reforçando o papel da escola municipal da zona rural na formação cidadã e científica dos alunos.