Uma reunião articulada pelo prefeito Dr. Tadeu, com a governadora Fátima Bezerra, realizada na terça-feira (17), teve o objetivo de encontrar uma solução para o problema gerado pelo lixão de Caicó (RN).
Em entrevista ao programa Cidade Alerta, na 102,7 FM, nesta quarta-feira (18), o Dr. Tadeu disse que uma medida encaminhada no encontro, foi a solicitação dos projetos relacionados ao Aterro Sanitário do Seridó, que estejam na Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, para que sejam entregues à coordenação do Consórcio, formado por prefeitos da região. O objetivo é agilizar a implementação do aterro por conta própria.
"O Consórcio do Seridó, especialmente na gestão do ex-prefeito Luciano Santos (de Lagoa Nova), com o engajamento dos demais gestores, "andou" com os trâmites burocráticos, por exemplo, o licenciamento ambiental, na cobrança junto ao Governo do Estado, pelo projeto básico de engenharia e ainda sobre a desapropriação do terreno. Nesse caso, a Semarh era quem tinha que fazer a desapropriação, mas, como o Consórcio tinha recursos em caixa e a secretaria apresentava dificuldade na gestão passada, conseguiu comprar o terreno e fez a desapropriação", relatou.
Sobre o projeto básico de engenharia, o prefeito disse que recebeu a informação do governo do estado, de que até o final do ano, seria entregue. "Por causa disso, a gente apelou para a sensibilidade da governadora Fátima, para que a Semarh, entregue o projeto ao consórcio para ser finalizado".
Outro fruto da reunião, foi o agendamento de um encontro na próxima terça-feira (31), com o Superintendente da Funasa no Rio Grande do Norte, Pablo Antônio Tatim. Estarão presentes, o prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, a prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida, além dos presidentes dos dois consórcios.
"Nossa proposta à Funasa, é que o governo do estado apresente um plano de trabalho em que a execução, primeiro seja a do aterro sanitário do Seridó e depois o do Oeste, isso porque, aqui está mais adiantado, faltando apenas o projeto básico", disse o Dr. Tadeu.
Enquanto o aterro sanitário do Seridó não se tornar uma realidade, o prefeito Dr. Tadeu, pensou em uma estratégia e encaminhou ao Governo do Estado, o pedido para que o IDEMA com seus técnicos encontrem outro lugar para o despejo do lixo produzido em Caicó. "A governadora nos garantiu o apoio técnico. Nós já montamos um grupo de trabalho para acompanhar essa situação. Ao mesmo tempo, uma equipe de técnicos e topógrafos irá buscar nas imediações da cidade, locais adequados para que entreguemos várias possibilidades aos técnicos do Governo do Estado e eles digam qual é a melhor", anunciou.
Por fim, o prefeito Dr. Tadeu disse na entrevista que se as possibilidades tentadas junto aos órgãos governamentais não forem viabilizadas, o presidente do Consórcio, Sérgio Fernandes, junto com os prefeitos, estudam a possibilidade de entregar o aterro sanitário de resíduos sólidos do Seridó à iniciativa privada.