Aconteceu na noite de sábado (08), no auditório do Centro de Ensino Superior do Seridó/Campus da UFRN, o Concerto da Orquestra Sinfônica Meninas de Caicó, que faz parte do Projeto Aldo Parisot, realizado conjuntamente pela UFRN, FUNARTE, através do projeto SINOS, IFRN, SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES
- SEMECE/CAICÓ e Escritório BTW Madruga.
Em Caicó, o Projeto Parisot, está levando o ensino de violino, viola e violoncelo para meninas de 10 a 15 anos da Rede Municipal de Educação.
Aldo Parisot, foi um violoncelista potiguar que por mais de 60 anos foi catedrático da Yale University, solista de grandes orquestras internacionais e parceiro musical de Heitor Villa-Lobos.
Participaram do evento, o reitor da UFRN, Professor JOSÉ DANIEL DINIZ MELO, o vice-prefeito Municipal, Toinho Santiago, que representou o prefeito Dr. Tadeu, Secretário Municipal de Educação, Sérgio André de Araújo, a Diretora do CERES, Professora Sandra Kely, Advogado Antenor Madruga, da Fundação Brazilian Shift e a Professora Ana Beatriz Presgrave.
Inicialmente, aconteceu a apresentação da Camerata da Orquestra da cidade de Luís Gomes. Eles interagiram com o público na plateia.
Também se apresentou no evento, o Quinteto Tabilo. O grupo homenageou o renomado violinista Yerko Tabilo, célebre primeiro violino do Quinteto da Paraíba, que em muitas oportunidades foi de forma voluntária à Luís Gomes, participar na formação de jovens instrumentistas de cordas. Os integrantes realizam curso de graduação na Escola de Música da UFRN e tem um repertório que valoriza a produção musical do Nordeste e do Rio Grande do Norte.
A cantora finlandesa, Tuuli Wallenius, cantou músicas acompanhada pelas orquestras no palco do auditório.
O reitor da UFRN, Daniel Diniz de Melo, falou de esperança ao ver as apresentações das crianças que estão há apenas 90 dias aprendendo música.
"Esse projeto representa, sobretudo, esperança. É um projeto que envolve meninas da rede pública de educação aqui de Caicó. Foi uma noite emocionante. A gente viu isso no rosto de cada pessoa, inclusive das meninas do projeto. Para a UFRN, é motivo de muita alegria. É um sentimento de que a instituição está cumprindo com o seu papel, com a sua missão. Nossa missão aqui em Caicó, é muito importante", disse o reitor Daniel Diniz de Melo.
A diretora do Ceres/UFRN em Caicó, Sandra Kelly, disse que "o momento foi especial. Uma noite de muita luz e beleza, graças a essas meninas maravilhosas do projeto, mostrando que a música pode transformar a vida das pessoas e a universidade fazendo a sua parte".
O Secretário de Educação de Caicó, Sérgio André de Araújo, contou que "a Prefeitura, através da Secretaria de Educação, compreendeu a importância desse projeto, então, nos tornamos parceiros. As meninas estão apenas com 90 dias de projeto. Nossa perspectiva é expandir e dar mais condições ao projeto. No projeto, as meninas têm aulas, 3 vezes por semana. O público atendido é de 10 a 15 anos. As escolas atendidas são as de anos fundamentais, ou seja, que tem do 6º ao 9º ano. A Secretaria viabilizou ônibus para transportar as meninas".