Aconteceu na manhã desta terça-feira (11), a reinauguração da Escola Frei Damião, no bairro de mesmo nome, na zona oeste de Caicó (RN).
Na reforma foram criados novos espaços para as crianças como caixa de areia com brinquedos, cozinha ampla e ventilada, salas de aula totalmente climatizadas, complexo de caixas de água e um laboratório de informática.
Sobre o laboratório, o secretário de Educação, Sérgio André de Araújo, disse que os computadores estavam encaixotados há 12 anos e nunca foram ligados por causa da falta de um espaço adequado.
"A gestão do Dr. Tadeu, assim que assumiu, se comprometeu em lutar para reformar a escola e entregar o laboratório funcionando e, agora, estamos fazendo isso, inclusive, o laboratório é híbrido com prateleiras com livros físicos. Faço um apelo às famílias do Bairro Frei Damião, de que não precisam mais sair do bairro para matricular seus filhos em outra escola até o 5º ano, pois aqui, vocês tem a melhor da cidade".
A partir de agora, a escola, também, está apta a desenvolver o ensino em tempo integral. De acordo com o Secretário, Sérgio André, a nova modalidade vai ser implementada já em 2023.
A escola atende crianças desde os 6 meses de vida e podem ficar até estudando até o 5º ano.
O refeitório recebeu o nome da ex-funcionária da escola, Alice Cardoso da Silva, que morreu no período da pandemia. Ele sofreu um aneurisma cerebral e teve outras complicações na saúde, não por causa da Covid-19.
"A gente tem se esforçado para termos políticas públicas estruturantes aqui no Bairro Frei Damião. Já conseguimos ativar a UBS e pegamos a escola numa situação muito difícil. Com os parcos recursos que a secretaria de educação tem, conseguimos economizar e fizemos a reforma. Eu tenho a felicidade em dizer que essa escola começou a ser idealizada quando Vivaldo Costa era prefeito de Caicó, em 1998, no projeto "De pé no chão, também se aprende a ler" e hoje como gestor retorno aqui para entregar a reforma, a recuperação da escola. Eu tive a minha vida transformada pela educação, e digo a essas crianças, que a vida delas também pode ser mudada", disse o prefeito Dr. Tadeu.