Reunião contou a participação de diversas instituições
A Secretaria Municipal de Saúde de Caicó realizou na manhã desta segunda-feira (10), no auditório da Prefeitura, reunião para anunciar as ações a serem desenvolvidas em parceria com a Rede de Proteção da Criança e do Adolescente, durante a Festa de Sant'Ana 2023.
O secretário Gedson Santos, coordenou o encontro que teve a participação da Secretária de Turismo, Mara Costa e seu adjunto George Victor, de representantes da Secretaria de Assistência Social, da Paróquia de Sant'Ana, do comandante do Corpo de Bombeiros de Caicó, Major Lima Verde, de representante do 6º BPM, da PRF, das Aldeias Infantis SOS, entre outros grupos.
A Secretaria de Saúde, terá três pontos de atendimento durante os 10 dias de festa de Sant'Ana, sendo dois volantes compostos 1 ambulância, um condutor, um técnico de enfermagem e materiais de primeiros socorros.
Uma das equipes, estará ao lado da Biblioteca Pública Olegário Vale, que dará assistência às pessoas que chegam pela Avenida Seridó e pela Rua Felipe Guerra. A outra ficará ao lado da Paróquia de Sant'Ana, que dará assistência a quem estiver nas novenas e no Pavilhão Cultural ou no Coreto. A terceira equipe, que será maior, ficará no Complexo Turístico Ilha de Sant'Ana. Essa equipe terá médico, enfermeiro, brigadista e condutores de ambulância. No local, será montada uma estrutura de sala vermelha, para atendimento de pacientes em situação mais grave, além de uma ambulância nos quatro dias de shows. Ainda estará a postos, uma USA, com equipamentos de semi-uti.
Ainda estarão atuando, duas equipes multisetoriais compostas por pedagogos, assistentes sociais, psicólogos e conselheiros tutelares. Uma dessas equipes vai atuar na Casa da Cidadania, antiga Prefeitura, e a outra, na Ilha de Sant'Ana, junto com a equipe de saúde.
O Secretário Gedson Santos, destacou ainda em sua fala que equipes farão o acolhimento social de crianças que porventura tenham sido encontradas em situação de vulnerabilidade ou portando algum tipo de droga ilícita.
"Inicialmente, essa criança será estabilizada na parte de saúde, se for o caso. O outro passo é localizar os pais ou responsáveis. Nós chamamos a atenção dos pais para que levem uma identificação dos filhos, ou preste cada vez mais atenção neles, pois é um período de grande aglomeração de pessoas. O segundo ponto, em caso de criança e adolescente, que esteja em situação vulnerável ou com droga, envolvido em algum conflito, se os pais ou os responsáveis não forem encontrados, eles serão direcionados para o acolhimento extraordinário na Aldeias Infantis SOS".