Policlínica vai funcionar a partir do dia 20 de outubro
A inauguração da Policlínica Regional de Caicó (RN), está confirmada para acontecer no dia 20 de outubro, uma sexta-feira. A data foi anunciada pelo secretário de saúde, Gedson Santos, no último PodCast Caicó em Dia.
A Secretária de Saúde do Estado, Lyane Ramalho, esteve na semana passada em Caicó, tratando sobre a abertura do equipamento. Ela disse que existe a possibilidade da vinda da Ministra da Saúde, Nísia Trindade, para participar do evento de inauguração.
A Policlínica é regional, sediada em Caicó, mas, vai atender os 12 municípios consorciados.
"Para ter acesso ao atendimento na Policlínica, o paciente vai antes, ter que passar pela atenção básica. Por exemplo, uma pessoa que esteja com a diabetes ou hipertensão descompensadas, e o médico da UBS já tentou várias formas de contornar o problema e não conseguiu. O profissional vai entender que o paciente precisa de um cardiologista, de um nutricionista, angiologista, ou seja, de um médico especializado e nós vamos conseguir reunir na Policlínica, esses especialistas para fazer o tratamento completo do paciente, que foi classificado como sendo de médio e alto-risco", disse Gedson Santos, secretário de Saúde de Caicó.
A unidade vai dispor de equipe multidisciplinar, formada por nutricionista, fisioterapeuta, entre outras especialidades, para atender aos pacientes de forma global.
O prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, é o presidente do consórcio multifinalitário e interfederativo formado por prefeituras da região.
Quando ainda estava no mandato de deputado estadual, Vivaldo Costa destinou emenda parlamentar que foi utilizada nas melhorias que possibilitaram evitar os alagamentos do prédio no período de chuva. Os arredores foram calçados. Portas e janelas novas foram colocadas, pois tinham sido roubadas. Equipamentos como ar-condicionado, pias, sanitários e luminárias, foram repostos. O prédio também recebeu pintura nova.
A Policlínica terá o custeio feito pelo consórcio e pela Sesap, sendo 60% de contrapartida das Prefeituras e 40% do Governo do Estado.