Placa foi descerrada na frente da Policlínica
A Policlínica Regional do Seridó, abre suas portas definitivamente nesta segunda-feira (23), no Bairro Salviano Santos, zona norte de Caicó (RN).
Inicialmente, será feito o trabalho de recepção e de repasse de informações aos profissionais que trabalharão na referida unidade e será iniciada a busca de pacientes no sistema SUS APS, que já passaram por estratificação nas Unidades Básicas de Saúde, tanto de Caicó, como dos municípios consorciados. Na terça-feira, dia 24, serão iniciados os atendimentos.
A diretora do Consórcio Interfederativo de Saúde do Seridó, Janine Teixeira, disse que inicialmente, serão identificados os pacientes que têm maiores comorbidades, como os diabéticos graves, hipertensos, entre outros, para os atendimentos. Ela lembrou que a Policlínica não é uma porta de urgência. "Todos os atendimentos da referida unidade, serão regulados junto aos municípios consorciados. Os pacientes terão seus agendamentos prontos e devem ocorrer os processos de referência e contrarreferência. A Policlínica terá um perfil de integração ensino/serviço. Ela vai integrar uma unidade de saúde com uma unidade escola com profissionais formados e residentes do curso de medicina da EMCM/UFRN", relatou.
A Prefeitura Municipal de Caicó (RN), foi fundamental para abertura da Policlínica Regional do Seridó, inaugurada nesta sexta-feira (20). O prédio foi construído com a finalidade inicial de uma Unidade de Pronto Atendimento - UPA, mas, passou vários anos fechado. Foi somente na gestão do Dr. Tadeu, que foram viabilizados recursos de emenda do então deputado estadual Vivaldo Costa, para reestruturação da unidade que vai ofertar diversos exames e consultas especializadas, abrangendo uma área com mais de 190 mil habitantes.
A gestão será conjunta entre a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e os 12 municípios através do consórcio, tendo como presidente, o prefeito Dr. Tadeu.
A perspectiva é de que a policlínica ofereça cerca de três mil consultas por mês, nas especialidades de psiquiatria, oftalmologia/retinologia, cardiologia, neurologista, neuropediatria, endocrinologia, reumatologia, cirurgião vascular e angiologista. Também serão disponibilizados exames de apoio diagnóstico, como ecocardiograma, teste ergométrico, holter, MAPA, ultrassonografia com doppler venoso, espirometria, exames de análises clínicas para apoio diagnóstico, além de atendimentos de fisioterapia, nutrição, psicologia e enfermagem.