Carnaval de Caicó vive momento novo a cada ano
Há muito tempo se dizia que faltava planejamento para o grandioso carnaval de rua de Caicó. Desde que assumiu a prefeitura da cidade, o prefeito Dr. Tadeu tem reunido os entes que fazem a festa momesca para dar um novo, e moderno, direcionamento ao evento.
Em 2021 e 2022, a pandemia não permitiu a realização do carnaval, mas desde 2023, a festa foi retomada com um novo formato: "Caicó tinha o desejo de consolidar o carnaval de rua no formato que está posto agora: valorizando os artistas locais, regionais e nacionais de forma planejada, organizada e gratuita", afirma o prefeito Dr. Tadeu.
Os recursos para viabilizar o carnaval, vem de fontes diversas: "de emendas dos vereadores, advindos de recursos do município, e que dão suporte fundamental para as despesas dos blocos de rua", explica o prefeito, acrescentando que neste 2024, ainda tem R$ 200 mil de emendas do ex-deputado Vivaldo Costa: "Blocos do Magão, Treme-Treme, Canguru e Furiosa recebem, cada um, R$ 50 mil desta emenda deixadas aprovadas no orçamento pelo deputado Vivaldo".
Para o pagamento de Raí Saia Rodada, que sai no Frevo do Meio Dia, o município de Caicó contou com a governadora Fátima Bezerra: "ela está apoiando os blocos de rua através da Lei Câmara Cascudo. E estão para serem concretizados os apoios dos deputados Francisco do PT e Adjuto Dias", informa Dr. Tadeu.
O comércio, indústria e serviços de Caicó tem reconhecidos pelo prefeito de Caicó um papel fundamental para o sucesso do carnaval: "o suporte dado pelos empreendedores caicoenses é de suma importância para que o carnaval aconteça com sucesso".
A organização que compete à prefeitura, conta com atuação de todo o secretariado e servidores: "além dos nossos secretários de Turismo Mara Costa e George Victor, todos os demais secretários e colaboradores trabalham sem trégua para organizar a cidade e a nossa expectativa é botar em prática mais uma vez o que o caicoense faz com maestria que é receber bem, hospedar bem, com a melhor estrutura, a cidade mais uma vez decorada pelos arquitetos Emanoel e Eduardo, sinalizada, organizada para acolher os foliões caicoenses e milhares que vem se juntar a nós", finaliza o prefeito Dr. Tadeu.
Breve história do Carnaval de Caicó
O carnaval de Caicó se constrói desde o final do século IX, com o mela-mela'. Os blocos do Lixo, no final dos anos 30, e início dos anos 40, passando pelos bailes carnavalescos dos anos 50, os famosos blocos, como Irmãos Metralhas, Bafo da Onça, Garotos da Rural, entre outros. Sem esquecer nomes importantes nesta construção do carnaval, como Wady Rocha, com os carnavais da antiga Palhoça, e João Bosco, que criou o tradicional Baile Preto e Branco no Coríntians, além das saudosas escolas de samba que reinaram nas ruas.
Os anos 80 e 90, marcaram a ida definitiva do carnaval de Caicó para as ruas, com o Ala Ursa do Poço de Sant'Ana
- conhecido como o Bloco do Magão - que deu proporções gigantescas à folia democrática.
Os anos 2000, trouxeram o Treme-Treme, O Canguru, Camburão da Alegria, A Furiosa, Troça da Serpente, Flor de Mandacaru, Psifolia, Bloquinho Pula Pula, entre tantos outros.