Mês de junho é de conscientização e luta
O Conselho Municipal de Direitos do Idoso, em parceria com a Patrulha Maria da Penha e a SEMTHAS da Prefeitura de Caicó, estão realizando campanha alusiva ao Junho Violeta, mês de conscientização sobre a violência contra pessoas idosas.
O Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência Contra Pessoa Idosa, que é neste sábado, dia 15 de junho, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2011, e desde então, nesta data, são realizadas diversas mobilizações a nível mundial.
Sendo assim, o junho violeta tornou-se o mês voltado ao combate às violações contra idosos.
No município de Caicó, os casos são alarmantes, tendo o Conselho do Idoso recebido mais de 30 denúncias no primeiro semestre de 2024. Destaca-se que além do CMDI, existem outros serviços de atendimento para essa demanda, como o Disque 100.
Entre as violências praticadas contra pessoa idosa, destaca-se:
- Negligência e Autonegligência
- Violência Financeira e Patrimonial
- Violência Psicológica
- Violência Física
- Abandono
- Violência Institucional
- Violência Sexual
Durante este mês, o Conselho de Direitos do Idoso, juntamente com a Patrulha Maria da Penha, SEMTHAS, Secretaria Municipal de Saúde, 1ª Promotoria de Justiça (MPRN), Escola Multicampi de Ciências Médicas (UFRN), Residência Multiprofissional, entre outras instituições, estarão trabalhando em conjunto, realizando diversas atividades educativas com o intuito de alertar e conscientizar a população acerca do tema.