Nova UBS foi entregue a comunidade rural Manhoso
A comunidade rural de Manhoso, em Caicó (RN), recebeu, na manhã desta sexta-feira (08), uma Unidade Básica de Saúde (UBS) reformada. A inauguração foi feita pelo prefeito Dr. Tadeu e o secretário de Saúde, Gedson Santos.
A nova UBS, foi instalada no prédio de uma escola que estava desativada. Ela foi reformada e adaptada com recursos próprios da Prefeitura.
A UBS Joaquim Gregório Filho, oferece consultórios médico, odontológico e de enfermagem, todos informatizados, permitindo que os pacientes tenham acesso a prontuários eletrônicos e marcação de consultas e exames sem precisar se deslocar até a cidade.
A demanda da comunidade Manhoso por melhorias no atendimento de saúde chegou ao Ministério Público, com o promotor Dr. Vicente Elísio atuando como mediador no processo para a concretização das reformas, não só da UBS em questão, mas também nas demais unidades de saúde da zona rural.
Em discurso durante a inauguração, o prefeito Dr. Tadeu relembrou o estado precário do antigo posto de saúde da localidade, construído sem alicerce e com rachaduras nas paredes, o que dificultava o atendimento local, que passou a acontecer por meio de uma unidade móvel. "Para economizar recursos, decidimos reformar e adequar o prédio da escola, que estava desativado, ao invés de construir uma nova unidade", explicou o prefeito.
A UBS de Manhoso é a quarta a ser reformada na zona rural do município, seguindo as melhorias realizadas nas unidades de Sabugi, Laginhas e Pau D'Arco.
Além dos consultórios médico, de enfermagem e odontológico, a gestão pretende levar especialistas para atender as demandas da zona rural, ampliando ainda mais o acesso à saúde de qualidade para a população de Manhoso e comunidades vizinhas.
O Secretário Gedson Santos, destacou que a entrega da UBS Joaquim Gregório Filho, no Manhoso, mostra a zelo que a gestão do Dr. Tadeu tem com a saúde e com o dinheiro público. "Em relação ao prédio da unidade, o imóvel antigo, construído em gestões pretéritas, não tinha alicerce e as paredes estavam com rachaduras imensas. O Corpo de Bombeiros veio e interditou. Precisou chegar o prefeito com compromisso, que é o Dr. Tadeu, para poder fazer uma unidade digna e com a estrutura necessária para o povo desta comunidade. Este prédio da antiga escola foi reformado e adaptado para dar dignidade aos pacientes. A unidade traz alívio para os moradores locais que reivindicavam melhorias no atendimento de saúde.", disse.