Encontro aconteceu no anfiteatro do CERES/UFRN
Nesta sexta-feira (10), mulheres e homens assistidos pelos programas CREAS e CRAS de Caicó participaram de uma atividade especial: um momento de cinema com a exibição de curtas-metragens produzidos pela Trapiá Filmes. A exibição aconteceu no anfiteatro do Centro de Ensino Superior do Seridó
- UFRN.
Entre os filmes exibidos, destaque para as produções locais que retratam aspectos culturais e históricos da região, como o aguardado Mariana e Ludovina.
Mariana e Ludovina traz à tona a força das mulheres sertanejas que não pouparam esforços para cuidar de si e de seus filhos, mesmo em momentos de extrema vulnerabilidade provocados pelas recorrentes secas do Nordeste.
O evento também contou com a presença do professor Lourival Andrade, que explicou os diferentes tipos de produção cinematográfica, como curta, média e longa-metragem. Durante sua fala, destacou a relevância dos roteiros apresentados, que deram visibilidade a narrativas marcantes, incluindo histórias sobre a presença e resistência do povo negro em Caicó.
O coordenador do CREAS, o assistente social Marcelo Leal, destacou a importância dessa experiência cultural para os participantes: "Proporcionar momentos como esse é fundamental, pois o acesso à arte e à cultura promove reflexão, bem-estar e fortalecimento dos laços comunitários. Além disso, os filmes apresentados carregam mensagens que dialogam diretamente com a realidade dos nossos usuários, valorizando suas histórias e suas lutas", disse.
Essa experiência foi muito significativa para os participantes, não apenas como lazer, mas como um espaço de aprendizado e fortalecimento pessoal. A atividade reforçou o compromisso do CREAS e CRAS em oferecer ações que ampliem horizontes e valorizem a cultura, mostrando que o cinema é uma poderosa ferramenta de inclusão e transformação social.