Reunião na SEMTHAS
A Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS) de Caicó (RN) realizou nesta semana uma reunião liderada pela secretária Maria Cleide, para definir o Plano de Proteção e Promoção Social, que será implementado durante o Carnaval 2025. A iniciativa busca garantir a segurança e o bem-estar da população, com foco especial nos grupos mais vulneráveis, durante um dos maiores eventos culturais do município.
O plano contempla ações educativas, preventivas e de sensibilização, abordando temas fundamentais como:
- Prevenção ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes;
- Combate ao uso de álcool e outras drogas por menores;
- Erradicação do trabalho infantil;
- Enfrentamento à violência contra mulheres, idosos e pessoas com deficiência;
- Sensibilização contra a mendicância infantil;
- Promoção do respeito à diversidade LGBTQI+.
As ações serão desenvolvidas pela equipe técnica da Secretaria que atuará em pontos estratégicos da cidade, como o Corredor da Folia e blocos de rua. Serão feitas abordagens educativas e plantões sociais, garantindo suporte imediato à situações de vulnerabilidade, sem esquecer do trabalho realizado nos moteis, pousadas, bares, restaurantes e sedes de blocos.
Além do trabalho da equipe da SEMTHAS, outras secretarias municipais também realizarão reuniões para integrar as ações e garantir um trabalho coletivo e eficiente. O objetivo é alinhar esforços entre as áreas da saúde, segurança, educação e cultura.
A secretária de Assistência Social, Maria Cleide, disse que o planejamento integrado é importante para assegurar que o Carnaval seja inclusivo e seguro: "O Carnaval de Caicó é uma festa para todos, e nossa missão é garantir que os direitos das pessoas, especialmente dos mais vulneráveis, sejam respeitados. Com ações preventivas e educativas, e um trabalho coletivo entre as secretarias, queremos não apenas proteger, mas também conscientizar a população sobre temas essenciais para o bem-estar coletivo".