Secretária-Adjunta da Educação, Maria de Lourdes e Valmer Medeiros, vice-presidente do SindServ
Os professores da Rede Municipal de Ensino de Caicó participaram de uma Assembleia Geral nesta quinta-feira(16), promovida pelo SINDSERV, e aprovaaram, por unanimidade, a proposta apresentada pela Gestão Municipal para o pagamento do Piso Salarial do Magistério de 2025 e do passivo referente ao piso de 2022.
A iniciativa foi amplamente celebrada como uma conquista significativa para a categoria, reforçando a política de valorização do magistério no município.
O vice-presidente do SindServ, Valmer Medeiros, esteve nesta sexta-feira (17), protocolado o ofício junto a Secretaria de Educação com a secretária adjunta Lourdes com a proposta aceita pela categoria.
A proposta aprovada pelos professores contempla:
Reajuste do Piso Salarial de 2025:
- 6,27% de reajuste integral com início em março de 2025;
- Pagamento retroativo de janeiro no mês de abril de 2025;
- Pagamento retroativo de fevereiro no mês de maio de 2025.
O passivo de 10% referente ao Piso Salarial de 2022 será parcelado entre abril e dezembro de 2025:
- Abril: 1%;
- Maio: 1%;
- Junho: 1,5%;
- Julho: 1,5%;
- Agosto: 1%;
- Setembro: 1%;
- Outubro: 1%;
- Novembro: 1%;
- Dezembro: 1%.
Esses valores serão calculados sobre o salário atualizado de 2025, garantindo que os professores sejam devidamente valorizados.
A proposta também assegura que o reajuste e o pagamento do passivo serão incorporados ao Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), reafirmando o compromisso da administração municipal com os direitos dos profissionais da educação.
O presidente do SINDSERV, Alberanir Araújo, destacou a importância da aprovação: "Essa conquista reafirma o valor da mobilização e do diálogo com a gestão municipal. A valorização do magistério é essencial para garantir uma educação de qualidade para Caicó e o fortalecimento da carreira docente.", disse.
A aprovação unânime reflete a união da categoria e o compromisso coletivo junto ao Município em avançar na luta pelos direitos dos trabalhadores da educação.