A Prefeitura de Caicó, através do Grupo de Trabalho sobre a Causa Animal em Caicó realizou sua segunda reunião, na Secretaria Municipal de Saúde nesta sexta-feira (23), reunindo representantes de diversas pastas da administração municipal e protetoras da causa animal.
O encontro contou com a participação das secretarias de Saúde (Gedson Santos e Maria Alice), Procuradoria Dr. João Braz, Comunicação (Wllana Dantas), Educação (Sérgio André), Gabinete do Vice-Prefeito (Xandão) e Meio Ambiente (Nildson e Orquídea), além das protetoras Esmeraldina e Gracinha, da Ampara.
Durante a reunião, cada pasta apresentou suas contribuições para fortalecer as ações em defesa dos animais. O secretário de Educação, Sérgio André, ressaltou a importância do trabalho de conscientização nas escolas, destacando que a formação de uma cultura de respeito aos animais deve começar com as crianças, abordando temas como o combate aos maus-tratos, a não ao abandono e o estímulo à adoção responsável.
O secretário de Meio Ambiente, Nildson Dantas, anunciou que, durante a Semana do Meio Ambiente, que acontecerá de 02 a 05 de junho, será entregue à Câmara Municipal o Plano Municipal de Meio Ambiente para apreciação, um importante passo para o fortalecimento das políticas públicas ambientais, que incluem a proteção dos animais.
Na área da saúde, o secretário Gedson Santos informou sobre o avanço do programa de castrações, com a previsão de 600 procedimentos realizados diretamente pelo município e a possibilidade de outros 400 através de uma parceria que será realizada com a UFCG. Ele também comunicou que a Secretaria de Finanças prevê a quitação das emendas parlamentares pendentes até o final de junho, orientando as ONGs a elaborarem seus planos para o exercício de 2025.
Outra novidade foi o anúncio da contratação de mais um médico veterinário para reforçar o atendimento e acompanhamento das castrações no município.
Ainda durante a reunião, foi discutida a realização de eventos de adoção de animais e a proposta de convidar a Câmara Municipal para integrar o grupo de trabalho, indicando um representante titular e um suplente para acompanhar as discussões e contribuir com as ações em defesa da causa animal. Para formalizar essa convocação, será enviado um ofício à Casa Legislativa solicitando oficialmente a designação da representação parlamentar no grupo.
Convites também serão enviados à UERN e à UFRN, com o objetivo de ampliar a participação acadêmica no debate, principalmente no que diz respeito à viabilidade da instalação de um curso de Medicina Veterinária em Caicó, uma demanda importante para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à proteção dos animais.
As protetoras Esmeraldina e Gracinha destacaram a necessidade de discutir a criação de uma clínica veterinária ou de estabelecer parcerias para o acolhimento de animais de rua que estejam com comorbidades, além da realização de audiências públicas na Câmara para aprofundar o debate sobre a causa animal.
A próxima reunião do grupo ficou marcada para o dia 13 de junho, às 9h, na Secretaria Municipal de Saúde.