A campanha acontece em pleno mês da tradicional Festa de Sant'Ana
A programação inclui uma série de atividades na próxima sexta-feira, 11 de julho, em diferentes pontos da cidade
A Secretaria Municipal de Saúde de Caicó junto com a Liga Contra o Câncer e a Escola Multicampi de Ciências Médicas da UFRN (EMCM/UFRN), promove uma importante mobilização em alusão ao Julho Verde, mês dedicado à conscientização e combate ao câncer de cabeça e pescoço.
A campanha, que acontece em pleno mês da tradicional Festa de Sant'Ana, tem como objetivo transformar esse período festivo em uma oportunidade para ampliar o cuidado com a saúde da população, especialmente no que diz respeito à prevenção e diagnóstico precoce dessa doença.
"Sabemos que a prevenção deve acontecer todos os dias, com ações contínuas de promoção à saúde. No entanto, o Julho Verde surge como uma oportunidade de intensificar os esforços e ampliar o acesso à informação e aos serviços especializados", destacou o secretário Gedson Santoa
A programação inclui uma série de atividades na próxima sexta-feira, 11 de julho, em diferentes pontos da cidade com rastreamento de lesões suspeitas de câncer de boca
- Acontecerá na Unidade Central de Saúde Silvino Dantas, localizada na Avenida Coronel Martiniano, próximo ao Banco do Nordeste. O atendimento é gratuito e voltado à população fumante, etilistas, agricultores, idosos, com lesões em cavidade oral ou que nunca foram ao dentista.
Dentro da programação haverá consultas agendadas com especialistas em cabeça e pescoço
- Serão realizadas na sede da Liga Contra o Câncer, em Caicó, com foco em pacientes encaminhados com indicação para avaliação em cabeça e pescoço.
Também serão realizadas capacitação para profissionais da saúde
- No auditório da Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM/UFRN), será promovido um momento formativo para atualização dos protocolos de diagnóstico e tratamento dos cânceres de cabeça e pescoço, fortalecendo a rede de atenção à saúde no município.
A iniciativa reforça o compromisso das instituições envolvidas com a saúde preventiva e com o fortalecimento da rede de cuidados em oncologia no interior do Rio Grande do Norte.