O município de Caicó vivenciou um momento histórico nesta quarta-feira (23). A governadora Fátima Bezerra esteve na cidade para anunciar oficialmente a implantação do Hospital Universitário do Seridó, que será construído em Caicó.
A iniciativa reforça o papel de Caicó como polo de saúde e educação no interior do Rio Grande do Norte, consolidando-se como referência não apenas para o Seridó, mas para todo o estado.
A solenidade aconteceu às 16h, na Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), localizada no bairro Penedo. Estiveram presentes o secretário estadual de Saúde, Alexandre Motta; o diretor da Escola Multicampi, George Dantas; o prefeito de Caicó, Dr. Tadeu; além de prefeitos de outros municípios do Seridó, vereadores, secretários municipais, deputados estaduais e federais, além de representantes da sociedade civil organizada.
"A cerimônia de anúncio da construção do HU do Seridó representa não apenas um avanço significativo na saúde pública, mas simboliza a união entre a Escola Multicampi de Ciências Médicas, a sociedade civil organizada, os estudantes, professores e a força política do nosso estado. Quando essa força é usada para o bem, os frutos vêm
e é isso que estamos testemunhando hoje", destacou o prefeito Dr. Tadeu.
O prefeito ainda reforçou o compromisso da gestão municipal, especialmente nesta fase inicial do projeto, de colaborar com a UFRN e o Governo do Estado na viabilização de um terreno adequado para a construção do novo hospital.
Em seu discurso, a governadora Fátima Bezerra explicou que, inicialmente, o plano era federalizar o Hospital Telecila Freitas. No entanto, após reuniões com a UFRN, a Secretaria Estadual de Saúde (SESAP), o Ministério da Educação (MEC) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), foi decidido que o mais adequado seria a construção de uma nova unidade hospitalar.
"Caicó e o Seridó vão ganhar um Hospital Universitário. Este será o quarto HU do nosso estado, e com isso damos um passo gigantesco na regionalização da saúde e na interiorização do ensino médico de qualidade", afirmou a governadora.
Segundo Fátima Bezerra, o local mais cotado para receber a obra é onde hoje está situado o Parque de Exposições de Caicó, por ser uma área bem localizada e com potencial para atender às demandas do projeto.