A cidade de Caicó sediou nesta quinta-feira, 21 de agosto, no auditório da 10ª Direc, a Conferência Municipal de Saúde, evento que tem como tema central "SUS com voz e vez: A participação social como eixo do planejamento em saúde no município de Caicó".
A iniciativa é organizada do Conselho Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Caicó.
O encontro tem como principal objetivo promover o diálogo entre gestão pública, profissionais da área, usuários e prestadores de serviço do Sistema Único de Saúde (SUS), fortalecendo a participação social no processo de formulação das políticas públicas de saúde do município.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Gedson Santos, a conferência representa um momento crucial para ouvir diferentes segmentos da sociedade e estabelecer as diretrizes que irão compor o Plano Plurianual (PPA) de Caicó, que está em fase de elaboração para o ciclo de 2026 a 2029.
"A gente faz o evento fazendo questão da presença e convidando representantes de cada instituição que compõe a saúde para que eles tenham um espaço de vez e voz, e dizer onde a secretaria acertou, onde pode melhorar e onde a gente pode avançar para construir um SUS cada vez mais fortalecido na cidade", destacou o secretário.
O Plano Plurianual elaborado a partir dessas discussões será a base para o planejamento e execução das ações da Secretaria Municipal de Saúde
e também das demais áreas da administração municipal nos próximos quatro anos. A conferência reforça o papel do controle social e a importância da escuta ativa para garantir um SUS mais eficiente, acessível e democrático em Caicó.