O Centro Administrativo de Caicó sediou o Seminário Municipal de Leitura e Escrita na Educação Infantil, uma ação vinculada ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada
O evento contou com a presença do secretário municipal de Educação, professor Sérgio André, do coordenador pedagógico Onofre Laurindo, além dos educadores
Na quinta-feira (04), às 19 horas, o Centro Administrativo de Caicó sediou o Seminário Municipal de Leitura e Escrita na Educação Infantil, uma ação vinculada ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada
iniciativa do governo brasileiro que tem como objetivo garantir a alfabetização de todas as crianças até o final do 2º ano do ensino fundamental. O LEEI (Leitura e Escrita na Educação Infantil) integra esse compromisso, com foco na formação continuada dos profissionais da educação infantil, visando ao desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita desde os primeiros anos escolares.
O evento contou com a presença do secretário municipal de Educação, professor Sérgio André, do coordenador pedagógico Onofre Laurindo, além dos educadores participantes do curso do LEEI.
A supervisora pedagógica e formadora do LEEI, Juliane Alves, destacou que o seminário teve como objetivo contemplar o curso de Leitura e Escrita na Educação Infantil, iniciado em junho do ano passado. "Ao longo de 2024, realizamos encontros formativos que abordaram diversas práticas significativas de leitura e escrita, sempre considerando a função social da linguagem e mostrando que é possível fazer uma educação infantil de qualidade, com práticas que envolvem o cotidiano das crianças", afirmou Juliane Alves.
Ela acrescentou que o seminário foi um momento memorável, em que os professores puderam compartilhar as experiências vivenciadas ao longo do curso. "Os relatos dos professores evidenciaram que as crianças gostam de se sentir protagonistas e apreciam o ato de produzir, respeitando suas formas de expressão. Observamos hoje diversas vivências que nasceram do interesse e da curiosidade infantil, o que nos encanta. A escrita espontânea, as práticas do dia a dia e as experiências que fazem parte da realidade das crianças tornam a educação infantil uma etapa particularmente envolvente", enfatizou Juliane Alves.