NOTÍCIAS

04-DEZ-2025

Secretaria de Assistência Social da prefeitura de Caicó participa da conclusão do Projeto Conectados

O projeto tem duração de seis meses e visa profissionalizar crianças e adolescentes.

Por Paulo Pereira 04/12/2025 #assistênciasocial

Na quarta-feira (03), o primeiro ciclo foi concluído com a entrega de diplomas em solenidade realizada no CERES – Campus da UFRN

O Curso de Informática do Projeto Conectados segue em pleno desenvolvimento na sede do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), em Caicó. Na quarta-feira (03), o primeiro ciclo foi concluído com a entrega de diplomas em solenidade realizada no CERES - Campus da UFRN.

O Departamento de Computação e Tecnologia do CERES recebeu os participantes do projeto, que oferece formação em informática básica para adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A visita marcou o encerramento da primeira etapa do curso.

Desenvolvido pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) e contemplado pelo Tribunal de Justiça do RN, o projeto tem duração de seis meses e visa profissionalizar crianças e adolescentes. As aulas são ministradas por Fábio Araújo, aluno de Sistemas de Informação da UFRN, em parceria com os CRAS da zona Oeste e Zona Norte. Nesta primeira fase, 20 jovens participaram, distribuídos em quatro turmas.

O conteúdo abordou o uso básico do computador, editores de texto, navegação na internet, além de ferramentas do pacote Office, como Word e Excel. A preparação de currículos integra a etapa final da formação.

Para Fábio Araújo, o ciclo foi um marco importante: "Deu para perceber o quanto eles se desenvolveram e aprenderam." O professor Artur Souza, do Departamento de Computação e Tecnologia, destacou o compromisso social da universidade: "A UFRN fica muito feliz em contribuir para que esses jovens construam uma vida melhor."

A secretária municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social, Maria Cleide, participou da cerimônia e agradeceu às instituições envolvidas. Ela também ressaltou o apoio das famílias, destacando que o incentivo dos pais foi essencial para a conclusão do curso.

Segundo a secretária, o projeto reforça o compromisso do município em promover inclusão digital e ampliar oportunidades de aprendizagem para crianças e adolescentes atendidos pelos serviços socioassistenciais.

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
logo
Selo Nacional compromisso com a Alfabetização Prata 2024