A 6ª CONADIPI é um evento de grande relevância para o debate sobre o envelhecimento no Brasil

A conferência é resultado de um processo democrático que envolveu etapas municipais, estaduais e livres ao longo do ano
A coordenadora do Departamento da Pessoa Idosa da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS) de Caicó, Janaína Bezerra, participará da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (6ª CONADIPI), que acontecerá no período de 16 a 19 de dezembro de 2025, em Brasília-DF.
A 6ª CONADIPI é um evento de grande relevância para o debate sobre o envelhecimento no Brasil e tem como tema "Envelhecimento Multicultural e Democracia: urgência por Equidade, Direitos e Participação". A conferência tem como objetivo construir diretrizes para a defesa, promoção e proteção dos direitos das pessoas idosas, considerando a diversidade das múltiplas velhices existentes no país.
Durante o encontro, serão discutidos cinco eixos temáticos centrais: financiamento de políticas públicas; saúde e cuidado integral; combate à violência e ao abandono; participação social e protagonismo da pessoa idosa; e fortalecimento dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa.
A conferência é resultado de um processo democrático que envolveu etapas municipais, estaduais e livres ao longo do ano, garantindo a ampla participação da sociedade civil e a construção coletiva de propostas. A 6ª CONADIPI se consolida como um espaço fundamental para enfrentar os desafios do envelhecimento no Brasil, fortalecer a cidadania da população idosa e promover a equidade e a participação social em todas as idades.
"Participar da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa é reafirmar o compromisso do município de Caicó com a construção de políticas públicas mais justas e inclusivas para a nossa população idosa. Este é um espaço de escuta, diálogo e fortalecimento da democracia, onde podemos defender direitos, valorizar as diferentes formas de envelhecer e garantir mais dignidade, cuidado e protagonismo para as pessoas idosas", disse Janaína Bezerra.