O Bloquinho da Assistência Social participou, nesta quarta-feira (11), da abertura oficial do Carnaval de Caicó
O Bloquinho da Assistência levou às ruas uma mensagem de proteção, inclusão e enfrentamento à violência.
O Bloquinho da Assistência Social participou, nesta quarta-feira (11), da abertura oficial do Carnaval de Caicó. Ao lado do Bloco Camburão da Alegria e ao som da orquestra de frevo do Magão, a equipe levou às ruas uma mensagem de proteção, inclusão e enfrentamento à violência.
Durante a mobilização, profissionais da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS) reforçaram a importância da rede de apoio disponível durante os dias de festa.
A assistente social Priscila Brandão destacou que a iniciativa fortalece o papel da política de Assistência Social no circuito de proteção aos foliões. "O Bloquinho é um momento de reforçar nossa atuação na proteção, prevenção e cuidado, não apenas com os caicoenses, mas também com visitantes de toda a região", afirmou Priscila Brandão.
As equipes também orientaram a população sobre os canais de denúncia, como o Disque 100 e o Disque 180, que podem ser acionados tanto por vítimas quanto por testemunhas de qualquer tipo de violência.
A partir da quinta-feira até a terça-feira de Carnaval, a SEMTHAS manterá plantões em dois pontos estratégicos: na UBS Silvino Dantas e na Escola Senador Guerra. As equipes serão compostas por assistentes sociais, psicólogos e pedagogos, em parceria com a Secretaria de Educação, além de profissionais de saúde.
O objetivo é garantir atendimento qualificado e encaminhamento adequado para qualquer situação que demande apoio durante o período festivo.
A secretária municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Maria Cleide, ressaltou a importância da presença da Assistência Social no Carnaval de Caicó. "O Carnaval é um momento de alegria e celebração, mas também exige responsabilidade e cuidado. A presença da Assistência Social nas ruas reforça nosso compromisso com a proteção das pessoas, especialmente crianças, adolescentes, mulheres e grupos mais vulneráveis. Queremos que todos aproveitem a festa com segurança, sabendo que existe uma rede preparada para acolher e agir sempre que necessário", salientou Maria Cleide.
O Carnaval de Caicó tem o apoio do Governo Federal, Ministério do Turismo, Governo do Estado, Secretaria Estadual de Cultura do Rio Grande do Norte (SECULT-RN), Fundação José Augusto, Lei Câmara Cascudo e Prefeitura Municipal de Caicó.