A secretária municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Janaína Uchôa, destacou que o Município de Caicó está colocando em ação o Plano de Contingência Emergencial Intersetorial para os moradores em situação de rua.
Estão envolvidos no plano, a Secretaria de Estado, a Secretaria Municipal de Assistência Social, a Secretaria Municipal de Saúde, a Secretaria Municipal de Educação, CREAS, Proteção Social Básica e Cáritas Diocesana.
A finalidade é atender a população em situação de rua diante do contexto da pandemia do Coronavírus.
"Estamos na Busca Ativa e detectamos apenas 05 moradores em situação de rua. O espaço para o alojamento da população em situação de rua está sendo organizado. Na parte de alimentação, eles já estão sendo assistidos no café e almoço", disse a secretária Janaína Uchôa.
Nessa parceria entre as entidades que integram o Plano de Contingência, a Secretaria de Assistência Social ficou responsável pela Busca Ativa aos usuários, Acompanhamento Sóciofamiliar; Encaminhamento a Rede Sócio e intersetorial; Material de Limpeza; e o Alojamento. Já a SETHAS - Secretaria Estadual de Trabalho, Habitação e Assistência Social, RN, ficou responsável pelas refeições no Restaurante Popular (Café e Almoço) segunda a sexta.
A secretaria Municipal de Educação cedeu dois profissionais de ASG para as atividades do referido plano, além de contribuir também com o material de limpeza. Ainda na parceria, a secretaria municipal de Saúde realizará ações preventivas para o Coronavirus COVID 19 e encaminhamentos necessários; cederá quatro profissionais vigilantes; Disponibilidade de refeições (jantar de segunda a sexta, e café, almoço e jantar aos finais de semana). A Cáritas Diocesana dará apoio na realização da Busca Ativa e articulação intersetorial.
Com todos esses parceiros, a prefeitura de Caicó está realizando ações concretas nesse trabalho social importante para essas pessoas que estão em condições de vulnerabilidade social", disse o prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata).