O encontro reuniu gestores, profissionais de Educação, Saúde, Assistência Social, representantes da sociedade civil e do NUCA
Os adolescentes protagonizaram diversos momentos culturais
Na quinta-feira (16), a Prefeitura de Caicó, por meio da Comissão Intersetorial do Selo UNICEF, realizou o Fórum Comunitário do Selo UNICEF
- edição 2025-2028, no auditório da 10ª DIREC, das 13h às 17h. O encontro reuniu gestores, profissionais de Educação, Saúde, Assistência Social, representantes da sociedade civil e do NUCA - Núcleo de Cidadania dos Adolescentes para dialogar e construir coletivamente políticas públicas para infância e adolescência.
A secretária municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Maria Cleide, abriu o evento agradecendo a equipe envolvida e ressaltando a importância de alcançar as metas do Selo UNICEF para o município. Iago Vinícius Bezerra de Oliveira, articulador municipal do Selo UNICEF, destacou o fórum como um compromisso conjunto da gestão e da comunidade para garantir os direitos das crianças e adolescentes, além de fortalecer a parceria entre poder público, sociedade civil e juventude.
Joseane Santos, chefe de Gabinete do vice-prefeito Toinho Santiago, representou o prefeito Dr. Tadeu e afirmou que a gestão está à disposição para ouvir as reivindicações dos adolescentes no processo de construção das políticas públicas.
A secretária adjunta da Saúde, Alice Fernandes, convidou os jovens a participarem ativamente para que suas necessidades e desejos sejam incorporados nas políticas de saúde e demais áreas públicas. Sheila Alves, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, ressaltou que o Selo UNICEF fortalece a fiscalização e a implementação dessas políticas voltadas para crianças e adolescentes.
Ana Maria Assis, professora representando a Secretaria de Educação, encorajou os jovens a expressarem suas ideias, garantindo que a Secretaria trabalhará para atender suas demandas, valorizando o protagonismo juvenil.
O articulador da Rede de Proteção à Criança e à Adolescência, Júnior Santiago, enfatizou a importância do momento para discutir resultados e estruturar políticas públicas eficazes localmente. Neyjanir Araújo, pedagogo e mobilizador do NUCA, celebrou o início das atividades do núcleo e convocou os adolescentes a transformarem a realidade da cidade. O Fórum reafirmou o compromisso de Caicó em ouvir e integrar os adolescentes nas decisões que impactam seu futuro, promovendo políticas públicas mais justas e eficazes.
Os adolescentes protagonizaram diversos momentos culturais. Felipe e Anne, alunos da escola EEPEK, recepcionaram os participantes tocando violão e flauta. Após a formação da mesa, houve a apresentação teatral "Tango no Presídio", realizada pelos adolescentes da ETIJA. O 1º Fórum Comunitário foi encerrado com a apresentação do grupo Oásis, da EECCAM.
O evento contou com a participação de várias autoridades, que observaram a participação ativa dos adolescentes, assim como dos professores, que orientaram os debates nos diferentes eixos. Os adolescentes foram divididos em seis eixos sistêmicos: Eixo 1
- Saúde e Nutrição, com Sheila, Maria Clara e Vanessa; Eixo 2 - Educação, com Stefany, Helissa e Aldenoura; Eixo 3 - Proteção Contra as Violências, com Raiane, Anna Jailma e Leila; Eixo 4 - Água, Saneamento, Higiene e Resistência Climática, com Orquídea, Silvania e Nara; Eixo 5 - Proteção Social, com Silvaneide, Hanielle e Márcia Anita; e Eixo 6 - Equidade Étnico-Racial nas Políticas Públicas Municipais, com Ana Assis, Joseane, Luciene e Isabel Ester.
Durante os trabalhos dos eixos, os adolescentes expuseram suas opiniões sobre os temas envolvidos e apresentaram propostas para a construção do Plano de Participação Cidadã de Adolescentes (PPCA) do município.