O Agosto Dourado é um mês alusivo à amamentação, ao aconselhamento às mulheres no processo de amamentar, bem como sobre a doação de leite
A palestra alusiva ao Agosto Dourado destacou o tema da amamentação
O Hospital do Seridó realizou, na quarta-feira (27), uma palestra alusiva ao Agosto Dourado, com destaque para o tema da amamentação. O evento foi realizado no campus da UERN Caicó, às 14h, em parceria com os estudantes da residência materno-infantil da Escola Multicampi de Ciências Médicas da UFRN e também com a UERN. De acordo com a diretora do Hospital do Seridó, Itayane Dantas, o Agosto Dourado é um mês alusivo à amamentação, ao aconselhamento às mulheres no processo de amamentar, bem como sobre a doação de leite.
"Hoje estamos aqui numa articulação entre ensino e serviço, com o objetivo de divulgar melhor o funcionamento do banco de leite, trazer relatos de mulheres que estão em processo de doação, além daquelas que vivenciaram a amamentação, como mães que voltaram ao trabalho, mães de trigêmeos que enfrentaram o desafio de amamentar, e outras que tiveram intercorrências durante a amamentação e alcançaram êxito nesse processo", destacou Itayane Dantas, diretora do Hospital do Seridó.
Durante o mês de agosto, o Hospital do Seridó promoveu diversas atividades voltadas ao aconselhamento, dentro da própria unidade hospitalar, como rodas de espera para gestantes e uma espécie de gincana, na qual os servidores precisavam arrecadar frascos de vidro
fundamentais para o processo de doação de leite. Itayane explicou que as doadoras precisam desses frascos com tampa plástica rosqueada para que seja possível captar o leite e fazer a doação ao banco.
Em relação ao Banco de Leite do Hospital do Seridó, a coordenadora Diane Dantas enfatizou que o serviço tem prestado um atendimento de excelência à comunidade, com o apoio da gestão municipal e parcerias consolidadas. Diane confirmou que, há um ano, foi firmada uma parceria com o Corpo de Bombeiros, que tem possibilitado a coleta de leite também em municípios vizinhos a Caicó
o que praticamente dobrou a produção. "A gente está coletando uma média de 13 a 14 litros de leite por mês, que é ofertado aos bebês internados no Hospital do Seridó e que, por algum motivo, não conseguem mamar das próprias mães seja por produção insuficiente de leite ou por alguma condição de saúde. Hoje temos leite suficiente para garantir esse serviço", ressaltou Diane.
O Banco de Leite é composto por Diane Dantas (coordenadora e enfermeira), uma técnica de enfermagem, um biomédico e uma nutricionista. "A equipe realiza atendimentos nas enfermarias, às mães e bebês, oferece suporte via WhatsApp por meio de um número exclusivo do Banco de Leite, além de atender à demanda externa", afirmou Diane Dantas.
O leite materno oferece inúmeros benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê. Para as mulheres, contribui na prevenção de alguns tipos de câncer, como o de mama e o de ovário, além de doenças ósseas e distúrbios metabólicos. Para os bebês, está comprovado cientificamente que aqueles alimentados com leite materno são mais inteligentes, saudáveis e menos propensos a internações. Os benefícios, portanto, se estendem não só à mãe e ao bebê, mas a todo o sistema de saúde.