Agora moderno e acessível, o Mercado oferece condições adequadas de trabalho, com estrutura organizada, higiênica e segura
Outro ponto de destaque é o investimento em energia renovável: o Mercado da Carne já recebeu a instalação de placas solares fotovoltaicas
Nove meses após sua entrega à população, o Mercado da Carne de Caicó já se consolidou como um dos principais equipamentos de fomento à economia e valorização da tradição local. O espaço, que substituiu o antigo Açougue Público Augusto Frade, foi viabilizado através de emenda federal e contrapartida da Prefeitura, transformou a rotina dos comerciantes e consumidores, trazendo mais dignidade, renda e fortalecendo a identidade cultural da cidade. Agora moderno e acessível, o Mercado oferece condições adequadas de trabalho, com estrutura organizada, higiênica e segura, o que elevou a confiança da população e trouxe de volta o hábito de frequentar o espaço como referência para a compra de carnes e produtos de origem animal.
O impacto mais visível é o aquecimento do comércio. Desde a revitalização, houve aumento no fluxo de clientes, maior circulação de recursos e fortalecimento da atividade econômica no entorno. O espaço também se consolidou como um cartão-postal de Caicó, atraindo visitantes que buscam conhecer e levar para casa a tradicional carne de sol e outros produtos locais. Comerciantes relatam que o novo formato trouxe maior visibilidade, ampliou vendas e ajudou a criar um ambiente mais competitivo e justo, que beneficia diretamente quem vive do trabalho diário no Mercado.
O presidente da Associação da Carne de Sol de Caicó, Rilvanio Alves Nogueira (Careca) ressaltou que o novo espaço tem sido fundamental para dar mais destaque e valor à tradição gastronômica da cidade. "Com o Mercado revitalizado, a carne de sol ganhou vitrine, atraindo não só os consumidores locais, mas também turistas que reconhecem no produto um patrimônio da nossa região. Esse fomento fortalece a atividade de todos os que vivem desse trabalho e amplia as oportunidades de negócios", afirmou.
Outro ponto de destaque é o investimento em energia renovável: o Mercado da Carne já recebeu a instalação de placas solares fotovoltaicas, que aguardam ligação da companhia energética para entrar em funcionamento. A medida deve reduzir custos de manutenção e reforçar o compromisso do município com práticas sustentáveis.
Mais do que modernização, o Mercado da Carne reafirma a identidade de Caicó. Ele resgata a memória de um espaço histórico e ao mesmo tempo projeta a cidade para o futuro, unindo tradição gastronômica, turismo e desenvolvimento econômico. "O Mercado da Carne não é apenas um espaço de vendas. Ele é um ponto de encontro da nossa cultura, da nossa história e, hoje, é também motor da economia local", destacou o prefeito Dr. Tadeu.