O Centro Clínico Dr. Gerson Feitosa foi palco de uma importante roda de conversa sobre a saúde mental da população LGBTQIA+
O local oferece um espaço seguro e acolhedor para pessoas LGBTQIA+, com atendimento realizado por uma equipe multiprofissional
Na quarta-feira (24), o Centro Clínico Dr. Gerson Feitosa foi palco de uma importante roda de conversa sobre a saúde mental da população LGBTQIA+. O evento contou com a participação de Hyllka Lucena, coordenadora dos Direitos da Mulher da SEMTHAS de Caicó; da psicóloga e professora Dra. Dilma Felizardo, que atua no Consultório LGBTQIA+; e de Lucca Belial, atendido pelo serviço.
Durante sua fala, Hyllka Lucena destacou a relevância do apoio institucional à causa LGBTQIA+, especialmente no fortalecimento das ações intersetoriais entre as secretarias municipais.
"É muito importante esse apoio para que possamos ampliar o trabalho do Consultório LGBTQIA+, que já vem atuando de forma integrada. Hoje vimos também a necessidade de envolver a educação nesse processo. Acredito que o pontapé inicial já foi dado, e estamos dando continuidade. Inclusive, em parceria com as secretarias de Saúde, Assistência e Educação, já temos um projeto para ser executado em outubro, sempre às quartas-feiras, coincidindo com os dias de atendimento do consultório", destacou a coordenadora.
A historiadora Edkalb Mariz, professora da EETIJA, também participou da roda de conversa. Ela ressaltou a importância do espaço de acolhimento oferecido pelo Centro Clínico para a população LGBTQIA+. "É um lugar que acolhe, que abraça, um espaço de luta, resistência e diversidade", afirmou.
O diretor do Centro Clínico Dr. Gerson Feitosa, Luciano Almeida, reforçou que o local oferece um espaço seguro e acolhedor para pessoas LGBTQIA+, com atendimento realizado por uma equipe multiprofissional. O Centro Clínico é uma unidade de média complexidade que oferece serviços ambulatoriais em diversas especialidades, como nutrição, psicologia, ginecologia e endocrinologia.
A psicóloga Dilma Felizardo ressaltou que a discussão sobre saúde mental da população LGBTQIA+ é fundamental, especialmente diante das constantes situações de preconceito e discriminação ainda vivenciadas por esse grupo. "O Consultório LGBTQIA+ é um serviço da Secretaria Municipal de Saúde que funciona todas as quartas-feiras, das 14h às 18h. Nosso objetivo é garantir um atendimento humanizado e sensível às especificidades dessa população", concluiu.
"Eu queria deixar registrado aqui a importância de nós, pessoas LGBT, estarmos presentes nesse espaço, de fazermos uso desse atendimento e dos serviços que são oferecidos aqui, pois é uma forma de trazer dignidade e bem-estar para a nossa vida", disse Lucca Belial.