A medida reforça o compromisso da gestão com a inclusão, a mobilidade urbana e a qualidade de vida dos cidadãos

A iniciativa da SEMUTRAN demonstra que inclusão não é apenas uma política pública, mas um compromisso social
A Prefeitura de Caicó, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes Urbanos (SEMUTRAN), implantou novas faixas de estacionamento exclusivo para idosos e pessoas com deficiência na Rua Renato Dantas, nas proximidades do polo de farmácias do município. A medida reforça o compromisso da gestão com a inclusão, a mobilidade urbana e a qualidade de vida dos cidadãos.
Além de facilitar o acesso à área central
especialmente a um setor onde há grande fluxo de pessoas em busca de medicamentos e serviços de saúde a iniciativa representa um avanço significativo na promoção da autonomia de grupos que tradicionalmente enfrentam maiores desafios no trânsito.
Segundo especialistas em mobilidade, vagas bem localizadas e devidamente sinalizadas garantem mais segurança, reduzem deslocamentos longos e ajudam a evitar situações de risco, como travessias perigosas ou permanência prolongada em pé. Para idosos e pessoas com deficiência, isso significa maior conforto e dignidade no uso dos espaços públicos.
A sociedade como um todo também se beneficia. A criação de ambientes acessíveis contribui para uma cidade mais humana, organizada e equilibrada. Quando a mobilidade é pensada para quem mais precisa, melhora-se a circulação urbana, reduz-se o estresse no trânsito e promove-se uma cultura de respeito e empatia. Além disso, tais ações reforçam a importância da responsabilidade coletiva, estimulando condutores a respeitarem as vagas destinadas a esses grupos.
A iniciativa da SEMUTRAN demonstra que inclusão não é apenas uma política pública, mas um compromisso social. Com passos como esse, Caicó avança rumo a uma cidade onde todos possam exercer plenamente seu direito de ir e vir com segurança e dignidade.